Slow living: conheça esse estilo de vida

test

Nos dias atuais, a vida agitada, o ritmo acelerado e as pressões sociais e profissionais foram normalizados, gerando consequências ao bem-estar humano: estresse, ansiedade e aquela sensação constante de sobrecarga se tornaram sentimentos comuns e facilmente compartilhados entre amigos em uma roda de conversa. Porém, existem pessoas que estão indo contra esse fluxo e criando formas de viver que buscam manter um equilíbrio na rotina, entre eles, o chamado movimento slow living.

 

Em tradução livre, poderíamos chamá-lo de "vivendo devagar" ou "vida lenta". Este estilo de vida incentiva as pessoas a fazerem uma pausa, refletirem sobre suas escolhas e viverem de forma mais intencional. Ao adotar o slow living, o objetivo é encontrar equilíbrio, melhorar o bem-estar e se reconectar com o que realmente importa.

Quais são os princípios do slow living?

Desacelerar é o primeiro princípio do movimento slow living. Mas, isso não significa fazer menos coisas, e sim fazê-las com mais atenção e qualidade. Reduzir o ritmo possibilita estar presentes naquele momento, desfrutando e apreciando as pequenas coisas da vida.

 

Além disso, outros aspectos são englobados neste estilo de vida mais lento, como:
 

Consciência e intenção - faça escolhas que estejam alinhadas com os seus valores e objetivos pessoais. Seja na alimentação, no trabalho ou nos relacionamentos, o foco está em viver de acordo com o que realmente importa para você.

 

Simplicidade - assim como no estilo de vida minimalista, a simplicidade é ponto central no slow living. Isso significa reduzir a desordem física em casa, simplificar os compromissos diários e minimizar distrações digitais. Ao simplificar, as pessoas conseguem focar no essencial e eliminar o que é supérfluo.
 

Conexão com a natureza - a natureza é paciente e se inspirar e se conectar a ela faz toda a diferença. Passe o tempo ao ar livre, frequente os parques próximos da sua casa, faça uma pequena horta vertical em seu apartamento ou simplesmente aprecie o pôr do sol mais vezes.
 

Menos é mais - em vez de buscar a quantidade, o slow living valoriza a qualidade. Isso se aplica a bens materiais, relacionamentos e experiências. Investir em itens duradouros, cultivar amizades profundas e criar memórias significativas são formas de priorizar a qualidade.

Como aplicar o slow living no seu dia a dia?

Não se preocupe em fazer uma revolução imediata na sua rotina. Você pode adaptar alguns princípios do slow living aos poucos no seu dia a dia e no da sua família. 

 

Pequenas mudanças já ajudarão a proporcionar inúmeros benefícios diretos, como a melhora nos relacionamentos interpessoais e até mesmo impacto na sua saúde em geral, afinal, altos níveis de estresse são frequentemente associados a doenças cardíacas e mentais.

 

Experimente seguir algumas dicas que separamos:

 

  • Inclua períodos de descanso e atividades prazerosas no seu cronograma diário. Uma pausa para caminhar pelo bairro ou brincar com seu pet no pet place do condomínio, é sempre bem-vinda.
  • Evite sobrecarregar sua agenda com compromissos desnecessários. Isso inclui excesso de reuniões no trabalho ou deslocamentos desnecessários pela cidade.
  • Pratique a meditação. Ao parar alguns minutos do seu dia, ela ajuda a melhorar a concentração e promover bem-estar.
  • Faça escolhas alimentares mais conscientes, priorizando a qualidade sobre a quantidade. Tire um dia da semana para ir à feira, conhecer produtores locais e escolher o seu próprio alimento.
  • Gosta de cozinhar? Reserve tempo para preparar e desfrutar das refeições sem pressa, saboreando cada mordida e apreciando o processo de cozinhar e comer.
  • Desconecte-se! Estabeleça limites para o uso de dispositivos eletrônicos e redes sociais. Reserve momentos para se desconectar e se reconectar com o mundo físico ao seu redor. 
  • Dedique um tempo para pessoas que se importam com você. Chame seus amigos para uma tarde de beach tennis ou para compartilhar hobbies em comum. Priorizar o tempo de qualidade pode fortalecer vínculos e proporcionar um maior senso de satisfação.

 

Today Smart Life: um impulso ao slow living

Encontrar o lugar perfeito para morar é essencial para quem busca adotar o estilo de vida slow living. A linha Today Smart Life vem ao encontro deste conceito por meio de empreendimentos inteligentes, que equilibram conforto, tecnologia e comodidades nos melhores bairros de São Paulo.

 

Os apartamentos da linha Today Smart Life são compactos, com metragens que variam de 29 a 63 m². O tamanho reduzido ajuda a economizar na hora de mobiliar o apartamento, possibilitando que os moradores optem por melhores acabamentos e matéria-prima. Além disso, a limpeza não tomará várias horas do dia.
 

Outro grande destaque é a localização privilegiada, sempre perto de estações de metrô. No entorno dos empreendimentos Today Smart Life há uma variedade de comércios, serviços, faculdades, colégios, restaurantes e outros estabelecimentos essenciais para o dia a dia, o que dispensa a necessidade de se locomover grandes distâncias dentro de São Paulo.
 

As áreas de lazer dos condomínios Today também combinam com o estilo de vida slow living. São várias opções, como piscinas para aproveitar após um longo dia de trabalho, praças exclusivas para ler um livro e academias internas para praticar exercícios físicos em qualquer estação do ano.
 

Legenda: Perspectiva artística da piscina do Today Tatuapé em São Paulo.


Venha hoje mesmo conhecer esta linha de empreendimentos que une localização estratégica, qualidade construtiva e muito lazer! Clique aqui para conversar com um especialista.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen