Estilo minimalista: viver com menos traz mais felicidade

test

Viver com menos - menos roupas, menos móveis, menos espaço na casa sem nenhuma finalidade - vai além do que apenas uma escolha estética. É um estilo de vida na busca por uma vida mais significativa, leve e feliz. Essa maneira de viver tem um nome: estilo minimalista. Ele é centrado no conceito de se desapegar do excesso e valorizar aquilo que é essencial. 

 

Ao optar por ter menos, seja na quantidade de pertences, compromissos ou até mesmo pensamentos desnecessários, as pessoas descobrem uma liberdade renovadora e focam no que realmente vai ficar na memória: conexões humanas genuínas e experiências de vida significativas, que podem durar algumas horas - como um passeio ao ar livre - até algumas semanas, como uma visita a outro continente.

Viver feliz com menos é possível, segundo Harvard

busca pela felicidade é uma missão nas sociedades ao longo dos milênios. E na cultura atual não é diferente. O "ser feliz" está, inclusive, sendo estudado por pesquisadores. O que traz satisfação para os seres humanos? O que faz um sorriso ser estampado no rosto?

Existe um estudo em Harvard sendo conduzido nos últimos 85 anos para entender as nuances da felicidade. Nos últimos anos, notou-se que investir em relacionamentos é capaz de gerar mais satisfação do que passar um dia inteiro comprando coisas no shopping. 

 

A pesquisa iniciou em 1938 com 700 adolescentes homens, englobando estudantes da própria universidade e jovens de baixa renda de Boston. Ao observar a vida deste público, o estudo concluiu que as pessoas com relações pessoais mais fortes tiveram uma vida mais longa e saudável. 

 

E até a condição financeira não afetou o quesito saúde. Mesmo que as pessoas tivessem um cargo alto em suas empresas, se não houvessem relacionamentos sólidos, a longevidade não era identificada.

 


Porém, apesar destas evidências, muitas pessoas ainda não fazem dos relacionamentos uma prioridade central em suas vidas. A reflexão sobre por que as pessoas frequentemente desviam o olhar do aspecto relacional, mesmo sabendo que é um fator determinante para a saúde e a felicidade, convida a repensar as prioridades humanas e a valorizar mais profundamente as conexões, que não apenas enriquecem a rotina, mas também fortalecem a resiliência emocional.

 

O que é o estilo de vida minimalista?

O minimalismo é um estilo de vida, uma mentalidade, uma filosofia que impactam também o mundo das artes e da decoração de interiores

 

Se você já se deparou com a sensação de sobrecarga em meio à agitação do dia a dia, o minimalismo pode ser a chave para trazer um pouco mais de clareza e tranquilidade à sua vida. Ele busca priorizar o que é verdadeiramente importante e eliminar o restante, seja no aspecto material, emocional ou mental.

 

Para aplicar o minimalismo no seu dia a dia, é preciso de uma reflexão interna. Isso pode significar desde a organização física do espaço, com a redução de pertences não essenciais, até uma revisão dos compromissos, relacionamentos e hábitos que não contribuem para uma vida mais plena. Praticar o minimalismo também implica cultivar a gratidão, buscar clareza mental e emocional, além de promover um consumo consciente, focado na qualidade e não na quantidade. 

 

Um exemplo simples de como aplicar o minimalismo nos dias atuais é adquirir roupas de brechós ao invés de optar por lojas de departamentos. Ao optar por peças de segunda mão, estamos estendendo a vida útil dos itens já existentes, contribuindo para reduzir o desperdício e minimizando o impacto ambiental causado pela produção de novas roupas.
 

Outras dicas para você incorporar este estilo de vida minimalista:

  • Avalie seus bens e separe o que é essencial do que não é. Doe ou venda aqueles itens que não agregam valor à sua vida.
  • Foque na qualidade, e não na quantidade.
  • Desconecte-se do excesso digital.
  • Pratique o desapego emocional.
  • Mantenha sua casa limpa e organizada.
  • Reduza o desperdício.
  • Valorize experiências, desde um jantar com amigos até a busca por um novo hobbie. 

Aprofunde seus conhecimentos sobre o minimalismo

A disseminação do minimalismo como um estilo de vida além da decoração foi acelerada nos últimos anos e já existem diversos, filmes, séries e livros sobre o assunto. A seguir, selecionamos as obras mais populares para você aproveitar seu tempo livre e aprofundar conhecimentos.

Minimalism: A Documentary About the Important Things

Com classificação 6,6 no IMDB, esta obra mostra a jornada de dois amigos que, cansados do excesso de consumismo, decidem mudar de vida e largam seus empregos para viver uma vida mais leve. O documentário mostra ao público diversos olhares do minimalismo através de entrevistas com arquitetos, jornalistas, cientistas e outros profissionais.

Disponível na Netflix.

 

Movimento Tiny House

O Movimento Tiny House se associa ao minimalismo pela busca por espaços mais compactos e que proporcionem a mesma qualidade de vida do que morar em amplos imóveis. Neste reality show, o apresentador John Weisbarth e o especialista Zack Giffin partem em busca de futuros donos de minicasas determinados a construir com inventividade e estilo.

Disponível na Netflix.

 

Desperdício Zero

Este livro se baseia na filosofia dos 5 Rs: refuse (recusar), reduce (reduzir), reuse (reutilizar), recicle (reciclar) e rot (decompor). A obra mostra como erradicar o lixo das nossas vidas e os benefícios de uma vida sem desperdícios.

À venda na Amazon.

Minimalismo na construção civil: viver bem em um apartamento compacto é possível?

Minimalismo e apartamentos compactos tem tudo a ver. Você não precisa de apartamentos com vários quartos para ser feliz. Muitas vezes, priorizar um empreendimento que tenha várias opções de lazer nas áreas comuns do condomínio, como uma piscina ou academia, trarão mais momentos de relaxamento no dia a dia e menos tempo perdido organizando a casa.


Legenda: Perspectiva do apartamento de 2 dormitórios do Today Saúde com decoração minimalista.

 

Para que um imóvel pequeno seja esteticamente agradável e cumpra sua função de aconchego é importante incorporar elementos como móveis multifuncionais para maximizar o uso de cada centímetro quadrado. Móveis planejados ou versáteis, como sofás-cama, mesas retráteis, prateleiras que se transformam em mesas de jantar e camas com gavetas embutidas, são exemplos de como o design pode se adaptar às necessidades de um espaço reduzido.
 

Além disso, a organização é fundamental. Estratégias como usar cores claras para ampliar visualmente o espaço, evitar a desordem, manter apenas o necessário e priorizar a funcionalidade sobre a estética excessiva são princípios chave do minimalismo aplicado a espaços pequenos.

Conheça a Linha Today Smart Life

Linha Today Smart Life é a linha de empreendimentos Canopus focada em apartamentos compactos, projetados nas melhores regiões da capital paulista. Nela, você encontra apartamentos desde studios até plantas com dois dormitórios.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen