4 situações que dificultam o financiamento imobiliário

test

Comprar um apartamento com ajuda do financiamento imobiliário é uma das formas mais comuns para conquistar a casa própria. Somente no primeiro semestre de 2024, quase R$ 150 bilhões em crédito imobiliário foram concedidos aos brasileiros, número 30% maior em relação ao mesmo período de 2023.
 

Se você está planejando adquirir um imóvel por meio desta modalidade, precisa seguir algumas dicas para evitar situações que dificultam o acesso ao crédito, como manter o nome limpo e ter um bom relacionamento com as instituições bancárias. 

 

Todas essas recomendações serão aprofundadas no artigo a seguir!

 

Nome com restrição e baixo score

 

Antes de tudo, você precisa entender o objetivo dos bureaus de crédito. Empresas como o Serasa coletam, organizam e analisam informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas para criar um histórico de crédito.

 

Entre esses dados estão registros de pagamentos de contas, como a fatura de uma luz ou cartão de crédito, que resultam em uma pontuação chamada de "score de crédito". Essa informação é usada por instituições financeiras para avaliar se concedem ou não o crédito ao comprador.
 

Quanto melhor o seu score, os bancos entendem que maiores serão as chances de você pagar financiamentos e empréstimos dentro do prazo. Ou seja, suas chances de conseguir a aprovação da entidade escolhida aumentam consideravelmente.

 

É por isso que ter o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, se tornou um dos maiores impeditivos na hora de conseguir a aprovação de um financiamento. As instituições financeiras avaliam o histórico do comprador e, ao identificarem registros de inadimplência, podem considerar o cliente um alto risco. 

 


 

Dica prática: faça uma conta gratuitamente no Cadastro Positivo ou Consumidor Positivo. São portais confiáveis nos quais você poderá acompanhar seu score de crédito e verificar comportamento de pagamentos, identificando inclusive irregularidades, como dívidas feitas em seu CPF sem conhecimento.

 

Renda insuficiente ou sem comprovação

 

Seu nome está limpo? O próximo passo é reunir todos os documentos necessários para você comprovar a renda mensal conforme o valor desejado no financiamento.

 

A regra geral é que o valor mensal das parcelas não ultrapasse 30% da renda bruta familiar. Por isso, quanto maior o valor do imóvel que se deseja financiar, maior deverá ser a renda comprovada.

 

Quem trocou de emprego recentemente e profissionais autônomos podem encontrar dificuldades nesta etapa porque muitas vezes não possuem documentos como holerites ou declaração de imposto de renda. Por isso, sempre que possível, conte com um despachante e/ou contador especializado para apoiar nesta etapa tão essencial.

 

Lembre-se também de que grande parte dos bancos brasileiros permite a composição de renda com outras pessoas, geralmente familiares ou parceiros. Dessa forma, é possível alcançar o valor necessário para financiar o imóvel desejado, desde que a soma das rendas atenda aos critérios da instituição financeira.

 

Falta de relacionamento com o banco desejado

 

Ter um relacionamento com uma instituição financeira nada mais é do que utilizar seus serviços bancários, como ter um cartão de crédito, contratar serviços como seguro de vida e fazer movimentações frequentes utilizando uma conta corrente.

 

Se você planeja comprar seu novo apartamento através de um banco específico, mas não tem nenhuma dessas coisas, é melhor começar a mudar o seu comportamento. 
 

Quando um cliente possui histórico financeiro limitado ou não utiliza outros produtos e serviços da instituição, o banco tem menos informações sobre seu comportamento financeiro. Isso pode levar a uma análise mais rigorosa ou até mesmo à aplicação de taxas de juros mais altas, já que o banco assume um risco maior por não conhecer o cliente.

 

A solução é identificar qual entidade você quer iniciar um relacionamento bancário e procurar o gerente da unidade desejada para entender todas as necessidades e até mesmo fazer uma rápida simulação do seu financiamento.

 

Não considerar os custos adicionais envolvidos na compra de um apartamento

 

Um erro comum é focar apenas no valor do imóvel e esquecer os custos adicionais do financiamento, como:

 

Entrada - grande parte dos bancos financia de 70% a 80% de um imóvel, ou seja, o restante deverá ser pago pelo comprador.

 

Avaliação do imóvel - antes de aprovar o financiamento, o banco realiza uma avaliação do imóvel para determinar seu valor de mercado. Esse serviço é cobrado do comprador e pode variar dependendo da instituição financeira.

 

Taxas de cartório - a escritura do imóvel e o registro em cartório são obrigatórios para formalizar a compra do seu novo apartamento. Os valores são calculados com base no valor do imóvel.
 

ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) - trata-se de um imposto municipal que incide sobre a transferência da propriedade. Seu valor varia entre 2% e 3% do valor do imóvel.
 

Seguro habitacional - cobre riscos como danos ao imóvel e morte ou invalidez do comprador. Ele é obrigatório e é embutido nas parcelas do financiamento.

 

Prepare-se para esses valores extras guardando uma reserva financeira antes mesmo de entrar com o pedido de financiamento. Você pode conferir exatamente quais serão os valores citados anteriormente com um corretor imobiliário ou despachante da sua confiança.

 

Procurando uma construtora de confiança? Conte com a Canopus

 

O principal erro que você não pode cometer é deixar de pesquisar sobre a construtora por trás do apartamento desejado. É por isso que escolher um Canopus é garantia de adquirir um imóvel com qualidade construtiva e compromisso nos prazos e detalhes. 

 

Estamos presentes em três capitais brasileiras (Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro) com empreendimentos residenciais variados, de apartamentos compactos repleto de facilidades no condomínio a coberturas duplex com vista para o Cristo Redentor. Clique aqui para conhecer nosso portfólio completo.





 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça nossos empreendimentos

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Lojas e Stands de Vendas

 

Telefones dos Escritórios

 

Escritório Belo Horizonte
R. Maria Luiza Santigo, 200
Ed. Century Tower - 23° andar 
Santa Lúcia

Escritório São Paulo
Rua Fidêncio Ramos, 302
Torre B, 6° andar, Conj. 64
Vila Olímpia

Escritório Rio de Janeiro
Av. das Américas, 3.500 - Le Monde Office  

Ed. Hong Kong 2000 - Bl 6, Grupo 501

Barra da Tijuca

Mapa do site