Tempo de leitura Postado em 18 de fevereiro de 2022Atualizado em 23 de maio de 2024
Apartamentos compactos viraram tendência no mercado imobiliário. A nova dinâmica de vida, o crescimento acelerado dos centros urbanos e mudanças nas prioridades do consumidor influenciaram esse mercado a projetar imóveis menores sem abrir mão do conforto e da funcionalidade.
A maior capital da América Latina, por exemplo, já registra uma alta demanda. Em 2022, as negociações envolvendo unidades compactas representaram 30% das vendas em São Paulo, segundo informações do Portal Terra.
Por que investir em apartamentos compactos?
A economia financeira é um dos principais diferenciais. Além do valor acessível, um apartamento compacto exige menos gastos com mobília e decoração, sendo muito mais fácil deixá-lo pronto para morar após ser entregue pela construtora.
Com a metragem reduzida, há também menos espaços para a limpeza e fazer a manutenção, deixando os moradores livres para outras tarefas do dia a dia, como desfrutar das opções de lazer nos condomínios. Os espaços menores incentivam ainda um estilo de vida minimalista e consciente, reduzindo o acúmulo desnecessário de objetos e promovendo o desapego.
Veja a seguir detalhes de todos estes e outros diferenciais para investir em um imóvel compacto.
1 – Comodidade
Esse tipo de imóvel é pensado, estrategicamente, nas pessoas que têm uma vida agitada e optam pela praticidade.
A comodidade é um dos benefícios principais de um apartamento compacto, afinal, não será preciso demandar tanto tempo para arrumá-lo diariamente. Normalmente, esses imóveis têm entre 20 e 35 m² e, com um bom planejamento de móveis, é possível transformar os ambientes deixando-os do seu gosto.
2 – Condomínios com mais facilidades e áreas de lazer
Em um apartamento compacto, os condomínios se tornam uma extensão do espaço privativo de cada morador. Empreendimentos mais novos, como a linha Today Smart Life da Canopus, oferecem diversas de opções de lazer e socialização, como piscina, churrasqueira, pet place, brinquedoteca e espaço fitness.
Além disso, existem ambientes para facilitar o dia a dia, como lavanderia e mini market, para que não seja necessário que as pessoas saiam do condomínio para resolver pequenas compras.
Perspectiva artística do apartamento de 2 dorms do Today Perdizes
3 – Revenda ou locação temporária
Principalmente em grandes cidades, os imóveis compactos são uma boa maneira de gerar renda extra por meio da locação temporária para turistas e profissionais que se deslocam a trabalho.
Além disso, como mencionamos no início do artigo, são apartamentos que estão cada vez mais populares e a revenda se torna facilitada se você tem perfil de investidor.
4 – Localização estratégica
Normalmente, os apartamentos compactos têm uma localização mais estratégica e privilegiada nos centros urbanos. O objetivo é facilitar a vida do seu morador.
Além de atrair perfis de consumidores que trabalham em regiões comerciais ou centrais, essa localização é cobiçada também por estudantes e profissionais que viajam regularmente.
Esse tipo de imóvel oferece também ao morador a facilidade de se locomover com a variedade de transportes públicos, além da diversidades de comércio no seu entorno.
Perspectiva artística do apartamento de 1 dormitório do Today Joaquim Távora
5 – Manutenções mais baratas
Um apartamento compacto proporciona gastos menores com IPTU e taxa de condomínio devido à sua metragem. Paralelamente, o tamanho reduzido também exige menos energia elétrica de um aparelho de ar-condicionado, por exemplo, além do investimento em móveis planejados ser consideravelmente menor do que imóveis acima de 100 m².
6 – Investimento rentável
Investimento é um assunto em alta e de interesse comum, porém nem todo mundo tem o tempo necessário e disposição para absorver as várias informações e as colocar em prática.
Por serem geralmente localizados em regiões privilegiadas, este tipo de empreendimento tende a valorizar ao longo do tempo. Se você busca investir em um bem durável e com maior segurança, os apartamentos compactos se mostram uma excelente opção.
Perspectiva artística do Studio do Today Butantã
7 – Compra facilitada
Além do valor da entrada e das parcelas mensais, em caso do financiamento habitacional, o comprador também precisa se ater a outros valores, como o ITBI, o registro no cartório, entre outros.
Apesar da burocracia, um apartamento compacto e as suas respectivas taxas são menores do que um imóvel maior.
8 – Possibilita uma vida mais prática e leve
Ao morar em um apartamento compacto, as pessoas se acostumam a ter somente o que é necessário para viver com conforto. Sem excesso de roupas ou de objetos que não veem a luz do dia há vários anos.
Além disso, a mobília precisa ser planejada para ser aconchegante ao mesmo tempo que tem funcionalidade. Dessa forma, utiliza-se cada centímetro do ambiente de forma inteligente.
Perspectiva artística do apartamento de 2 dorms do Today Butantã
Apartamentos compactos em São Paulo: conheça a linha Today Smart Life
O resumo de um apartamento compacto é a praticidade. Isso se encaixa no seu perfil? Se sim, a linha Today Smart Life da Canopus é ideal para você.
São diversos empreendimentos nos melhores bairros de São Paulo à sua disposição. As metragens variam de 25 a 63m², e possuem área completa de lazer, incluindo piscina, churrasqueira e salão de festas. O condomínio conta ainda com espaços essenciais para a rotina dos moradores, como lavanderia e mini market.
Venha se surpreender com a qualidade construtiva, design diferenciado e localização dos empreendimentos Today Smart Life.