Decoração minimalista: tudo o que você precisa saber
Tempo de leitura Postado em 06 de outubro de 2022Atualizado em 17 de julho de 2024
A decoração minimalista está em alta e pode ser aplicada nos mais diversos tipos e tamanhos de imóveis. No entanto, ela é especialmente indicada para espaços compactos, como os apartamentos dos tipos studio e single.
É nesses ambientes que a decoração cumpre um de seus papéis mais importantes: torná-los mais confortáveis, amplos e funcionais. Se este é seu estilo de decoração preferido, confira algumas dicas e orientações para viver com muito charme e elegância.
Características da decoração minimalista
O minimalismo, assim como outros estilos de decoração, não está relacionado apenas ao uso de determinados objetos, luzes e cores, mas, principalmente, à expressão do estilo de vida de uma pessoa.
Uma das características marcantes da decoração minimalista é tornar os espaços mais amplos e proporcionar uma circulação mais fluida em cada ambiente. Para garantir isso, ela se baseia em um conceito clean e, por isso, procura trazer mais funcionalidade por meio do uso correto de cada móvel e objeto.
Para tirar o melhor proveito deste estilo de decoração, confira as dicas que trouxemos para você.
Como promover decoração minimalista em ambientes
Escolhendo os móveis
Cada tipo de decoração possui um valor estético único e os móveis são os elementos de decoração que mais contribuem para a criação desta identidade visual. Ao escolher móveis minimalistas, se baseie, primeiramente, no conceito do “menos é mais”.
Os móveis deste estilo de decoração costumam ter linhas retas, superfícies lisas e cores neutras, frias e claras, como o branco e o azul. Boa parte deles têm os pés elevados, puxadores ocultos e pés palito com inspiração no estilo retrô.
No minimalismo, são usados móveis com tampos de vidro e com rodízios de acrílico para facilitar a movimentação do mobiliário, garantindo mais praticidade ao dia a dia. Um benefício adicional deste tipo de item é a facilidade de limpeza e manutenção.
Decorado do Today Vila Mariana.
Utilizando elementos de decoração
Eles são muito bem-vindos em uma decoração minimalista, mas quando integrados a espaços com metragem menor, demandam uma atenção especial. Veja a seguir dicas para usar corretamente cada elemento.
Cortinas
Em apartamentos tipo studio e compactos, as cortinas são fundamentais, pois eles, de forma geral, possuem janelas amplas ou portas de vidro, que ligam o ambiente interno a uma varanda externa. Na decoração minimalista, as cortinas podem ser usadas para trazer mais privacidade ao ambiente, mas, principalmente, para controlar a passagem da luz natural.
Nesses casos, faça bom uso deste recurso optando por cortinas leves, fluidas e de cores claras para deixar passar a luz natural e use soluções adicionais que a bloqueiem em caso de necessidade. Exemplos disso são as persianas rolô, painel e, em alguns casos, os blackouts.
Decorado do Today Moema.
Nichos
Diferente de armários e prateleiras, os nichos são suspensos e não ocupam muito espaço. Por isso, eles trazem mais leveza e aumentam a sensação de amplitude. Além de compor a decoração, eles são bastante funcionais, pois permitem que você organize livros, plantas e objetos pessoais com muito charme e estilo.
Por exigirem um investimento menor que os móveis tradicionais, eles são uma ótima opção para quem precisa fazer economia na hora de decorar.
Decorado do Today Vila Mariana.
Vasos
Alguns são verdadeiras obras de arte, enquanto outros possuem um estilo mais básico. Os mais comuns são os transparentes e com design reto e, de forma geral, possuem linhas simples e cores claras.
No entanto, há quem opte por um vaso de cor sólida ou rústico, que pode ser o destaque do ambiente e dar um toque de simplicidade. O importante é que, dos mais simples aos mais sofisticados, eles devem trazer a sensação de leveza e suavidade comuns ao minimalismo, principalmente em imóveis mais compactos.
Quadros
Além de decorar, quadros e posters têm a função de personalizar ambientes e refletir o estilo das pessoas que moram naquele local. Para acertar na escolha dos quadros em uma decoração minimalista, confira estas duas dicas importantes.
A quantidade de quadros deve ser proporcional à área disponível. Em caso de dúvidas sempre use a mesma regra usada para os móveis: “mais é menos”. Por isso, se você dispõem de pouco espaço, alinhe dois quadros em uma parede e coloque-os na vertical se ela for muito estreita;
As cores e estilo dos quadros devem "conversar'' com sua decoração minimalista para criar uma boa composição estética e a sensação de fluidez. De preferência, use no máximo duas ou três cores e opte por temas como plantas, pássaros, palavras, frases e letras impressas para dar aquele charme especial ao local.
Decorado do Today Perdizes. Cores e texturas
O branco total é a cor básica do minimalismo e, a partir dele, é possível usar outras cores e brincar com materiais e texturas. No conceito minimalista, usa-se o cinza, o bege, o marrom e até o preto para criar contrastes elegantes e sofisticados.
Por isso, use diferentes materiais para extrair do branco todo o potencial que ele tem de destacar os demais objetos e itens que compõem a decoração. Você pode usar 2 ou 3 cores aplicadas em tapetes e almofadas e também em pisos, paredes e cortinas com texturas para harmonizá-los a outras peças do ambiente.
Entre os elementos com texturas mais usados na decoração minimalista estão o tijolo, a madeira, o metal, as pedras, os vidros, tapetes e tecidos. Para usá-los corretamente, pense na proposta de uso de cada cômodo e provoque as sensações que você deseja em cada um deles.
Iluminação
A iluminação caminha de mãos dadas com o uso das cores. Assim, a luz natural, as luminárias, lustres e outros pontos de luz espalhados pela casa, podem ser usados para ressaltar detalhes da decoração, as cores usadas e promover sensações como conforto, aconchego, leveza, frescor e amplitude.
Decorado do Today Centro.
Na decoração minimalista, a iluminação pode, e deve, ser usada como um “objeto” adicional de decoração. Um exemplo disso, são os spots ou outro tipo de iluminação direta, que, quando colocadas sobre um móvel, como um aparador, podem ajudar a dividir os espaços em um apartamento studio ou single, sem prejudicar um
conceito aberto.
Conheça um apartamento decorado Canopus
Como você percebeu, apartamentos com decoração minimalista podem ser muito charmosos, estilosos e elegantes! Visite um apartamento decorado da Canopus, se inspire e viva um novo estilo de vida.