Como se organizar para comprar um apartamento em 2024?
Tempo de leitura Postado em 23 de dezembro de 2023
Sair do aluguel ou trocar de imóvel por uma versão mais moderna. Seja qual for seu objetivo no próximo ano, você precisará de muito planejamento prévio e análises para começar a se organizar para comprar um apartamento em 2024.
2024 promete ser o ano da retomada da Construção Civil no Brasil. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projetou crescimento de 1,3% para o próximo ano. Porém, com possíveis quedas de juros, o cenário pode ser ainda mais otimista.
Os dados animam quem pretende conquistar o sonho da casa própria ou fazer a troca de imóvel, saindo muitas vezes de um prédio antigo para um empreendimento mais moderno e com opções de lazer.
Como comprar um apartamento? 5 passos iniciais
Mas, para colocar este plano em prática, os futuros compradores precisam avaliar diversas questões pessoais, como valor disponível para investir, região de preferência e itens obrigatórios na nova casa.
Outra dica valiosa é pesquisar o mercado imobiliário, acompanhando tendências, variações de preço e oportunidades que possam surgir ao longo do tempo. Esses passos iniciais são fundamentais para criar uma estratégia sólida e organizada na jornada rumo à compra do apartamento dos sonhos em 2024.
Definir o valor máximo do imóvel desejado e a quantia disponível
O ponto de partida na busca por um apartamento é definir o quanto você pode pagar. Responda às seguintes perguntas:
Você pagará o imóvel à vista? Se sim, qual o valor disponível?
Se você não possui o valor disponível integralmente, pretende financiar junto ao banco ou poderá solicitar a alguma pessoa próxima, como pais e avós?
Em caso de financiamento, qual valor você tem para a entrada e quanto precisará financiar?
Nem sempre é possível adquirir um imóvel sem envolver financiamento. Neste caso, certifique-se de que a parcela não comprometa mais do que 30% da renda mensal líquida. Lembre-se também de elencar os custos com documentação e cartório.
Atualmente, grande parte das instituições financeiras possuem sites específicos para fazer este tipo de simulação. Na maioria dos casos, você precisará informar poucos dados para começar, como nome completo, CPF, renda familiar bruta e data de nascimento. Em poucos segundos, já é possível ter noção da sua capacidade de empréstimo e o valor exigido para a entrada.
Organizar as finanças para gastos extras
Manter um fundo de emergência é fundamental. Além do valor do imóvel, reserve uma quantia adicional para despesas iniciais como taxas de registro, custos de cartório e perícia do apartamento - no caso de financiamento.
No caso da compra de um apartamento totalmente novo, serão necessários também investimentos com os móveis planejados, eletrodomésticos e até mesmo com a empresa que fará a sua mudança. Considere ainda os custos mensais do novo imóvel, como condomínio, impostos, taxas de manutenção e seguro residencial.
Definir a região de preferência para o seu novo imóvel
Algumas pessoas querem estar próximas ao local de trabalho. Outras já dão prioridade para proximidade com parques e praças. Outros moradores priorizam a vida noturna. Este é o momento de escolher os bairros que mais se adaptam ao estilo de vida.
Porém, independentemente do seu perfil, dê preferência aos empreendimentos que proporcionam mobilidade, como proximidade de grandes avenidas e presença de transporte público. Além de valorizar o imóvel, garantirá mais liberdade para você no dia a dia.
Ao elencar os bairros da sua preferência, pesquise sobre cada um deles, considerando segurança, infraestrutura, oferta cultural, parques, áreas verdes e facilidade de acesso a atividades do seu interesse. Analise também a valorização imobiliária da região ao longo do tempo. Investir em um local que tende a se valorizar pode ser vantajoso a longo prazo.
E antes de decidir, siga essa dica: visite as regiões de interesse para ter uma experiência real do local. Explore as redondezas, converse com moradores e conheça a atmosfera do bairro antes de tomar uma decisão final.
Definir itens obrigatórios no apartamento e condomínio
Definir os itens obrigatórios ao comprar um apartamento é fundamental para alinhar as expectativas, garantir a satisfação e a funcionalidade do novo lar. Essa definição é pessoal e pode variar de acordo com as necessidades, estilo de vida e prioridades de cada comprador.
Enquanto algumas pessoas exigem um condomínio com piscina, outras já preferem áreas nas quais possam convidar amigos e familiares, como um espaço gourmet ou churrasqueira.
Faça um checklist para facilitar a pesquisa:
Quantos quartos você precisa?
Qual a metragem mínima ideal?
Garagem é indispensável?
Quantos banheiros você precisa?
Infraestrutura para ar-condicionado é obrigatória? E quais outros diferenciais você busca?
Com varanda gourmet ou sem?
Em relação ao condomínio, você busca algo mais compacto ou quer uma área de lazer completa?
Legenda: Apartamento decorado no Today Tatuapé, lançamento da Canopus.
A partir desta lista, avalie o que realmente você não abre mão e o que estaria disposto a negociar na busca por um apartamento em 2024.
Pesquisar uma construtora de qualidade
Encontrar uma construtora de qualidade exige uma pesquisa criteriosa. Comece verificando a reputação e histórico da empresa, buscando informações sobre sua atuação no mercado, projetos anteriores e a opinião de clientes passados. Visitar empreendimentos já entregues é outra forma de avaliar a qualidade da construção, desde os acabamentos até a infraestrutura oferecida.
Não se esqueça de consultar órgãos reguladores e associações do setor imobiliário para verificar se a construtora possui boa reputação e está em conformidade com as normas vigentes.
Facilitamos a sua pesquisa: conheça a Linha Today Smart Life da Canopus
Se você está em São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, não precisa nem gastar várias horas pesquisando sobre construtoras de qualidade. Você já tem uma opção com qualidade comprovada em mais de 50 anos de mercado: a Canopus.
Nossos empreendimentos estão localizados em bairros estratégicos, que reúnem comércios variados, parques, transporte público e opções de lazer para todas as idades.
No quesito localização privilegiada, a Linha Today Smart Life é uma excelente opção para os moradores de São Paulo. Os empreendimentos residenciais contam com apartamentos compactos e preços acessíveis nas melhores regiões da capital paulista, do Butantã à Vila Mariana.
Legenda: Detalhes da sala de jantar do Today Tatuapé, empreendimento residencial com a qualidade Canopus.
Converse com nossos consultores e encontre hoje mesmo o apartamento que realmente cabe no seu bolso, e o melhor: com infraestrutura de alta qualidade e área de lazer completa.