Tempo de leitura Postado em 19 de março de 2024Atualizado em 25 de junho de 2024
Ao receber as chaves de um imóvel recém-adquirido, a emoção e a expectativa dominam o ambiente. Afinal, os moradores começarão uma nova etapa de vida, na qual terão um espaço para deixar do seu próprio jeito, receber pessoas especiais e poder finalmente chamá-lo de lar.
Porém, existe uma fase que vem antes mesmo da preocupação com a decoração e com o caminhão de mudança: a vistoria do apartamento novo. É importante que você equilibre os sentimentos que estão aflorados e incorpore o seu lado racional.
O que é a vistoria de entrada?
A vistoria de entrada, conhecida também como entrega técnica, é um processo fundamental no qual o comprador realiza uma inspeção minuciosa no imóvel recém-adquirido, seja ele um apartamento, casa ou escritório. O objetivo principal é identificar eventuais defeitos, falhas construtivas ou irregularidades que possam comprometer a qualidade e o funcionamento adequado da propriedade.
O procedimento vai muito além da simples observação visual. Imagine esse momento como um olhar crítico, uma análise que busca assegurar que cada canto do seu novo espaço atenda às suas expectativas e padrões de qualidade prometidos pela construtora.
Embora não seja uma obrigação legal no Brasil, a vistoria de entrada é recomendada e é prática comum no setor imobiliário, inclusive nas entregas da Canopus, o que demonstra comprometimento e transparência da empresa.
Tenha em mãos o memorial descritivo
Para que a vistoria de entrada seja efetiva, tenha em mãos o memorial descritivo do seu apartamento. Trata-se de um documento que contém informações detalhadas sobre as características técnicas, materiais utilizados, acabamentos e especificações do imóvel. Ele costuma ser entregue pelas construtoras no momento de fechamento do contrato de compra e venda.
Neste arquivo, você terá tudo detalhado, como:
Acabamentos - todos os materiais utilizados nos revestimentos de pisos, paredes, tetos, portas, janelas, entre outros, são descritos.
Instalações elétricas e hidráulicas - veja detalhes sobre os sistemas elétricos e hidráulicos do apartamento, incluindo tipos de fiações, pontos de energia, tubulações, entre outros. É bastante útil, inclusive, para você saber onde pode fazer furos e instalar móveis suspensos.
Pintura - traz a descrição das cores e tipos de tinta utilizados nas diferentes superfícies.
Layout e distribuição dos ambientes - reúne a planta baixa do apartamento, indicando a disposição dos cômodos, áreas comuns, e eventuais detalhes construtivos.
É aconselhável que os compradores leiam atentamente esse documento, esclareçam dúvidas e, se possível, contratem um profissional especializado, como engenheiro ou arquiteto, para acompanhar no recebimento do imóvel.
Mas, na prática: o que você pode vistoriar?
São dezenas de itens que precisam ser conferidos em uma vistoria de entrega de um novo apartamento. Na internet, inclusive, existem checklists completos para ajudar você nessa missão. Abaixo, mencionamos alguns exemplos do que você pode - e deve - averiguar.
Paredes e pintura
Verifique se há rachaduras, fissuras ou bolhas na pintura;
Observe se as paredes estão niveladas e se não há irregularidades visíveis.
Pisos e revestimentos
Examine os pisos em busca de irregularidades, manchas, arranhões ou peças soltas;
Verifique também se o rejunte não está solto;
Outra dica é conferir o nivelamento do piso. Leve consigo uma bola de gude - ou algum objeto semelhante - para ver se ele não irá para um lado específico;
Se o apartamento foi entregue com pedra na pia do banheiro, verifique se está bem instalado.
Esquadrias (janelas e portas)
Abra e feche todas as janelas e portas para garantir que estejam funcionando;
Certifique-se de que não há vazamentos de ar ao redor das esquadrias;
Teste também todas as chaves para ver se estão girando e trancando normalmente.
Instalações elétricas
Teste os interruptores, tomadas e pontos de luz;
Verifique se não há fios expostos ou mal instalados.
Instalações hidráulicas
Teste torneiras, chuveiros e descargas;
Procure por vazamentos de água em pias, banheiros e áreas úmidas;
Aqui também você pode fazer um teste de desnível, mas dessa vez para ver se o escoamento dos ralos está correto. Leve consigo um balde, encha de água e jogue em todos os ralos, inclusive da varanda, caso houver.
Como ter uma vistoria mais tranquila? Confiando na Canopus
Hoje, além de preço e localização, outro quesito que faz toda a diferença na hora de comprar apartamento é a qualidade construtiva. Afinal, nada mais desgastante do que receber um imóvel novo e não conseguir morar nele imediatamente por problemas elétricos ou hidráulicos.
É por isso que escolher a construtora do seu próximo lar é tão importante. A Canopus sabe disso e tem a qualidade das construções como um dos seus principais pilares, inclusive na Today Smart Life, uma linha de empreendimentos compactos em São Paulo, mas que não deixam a desejar quando o assunto é infraestrutura.
Todos os apartamentos, dos studios às plantas de 1 e 2 dormitórios, são entregues com diversos recursos que trazem mais aconchego e facilidade ao dia a dia, como:
Fechadura biométrica
Portas com borracha amortecedora
Infraestrutura para ar-condicionado
Metais Deca
Persiana de enrolar
Quarto do casal com largura para cama queen size
Soleiras e pingadeiras em granito
Vasos sanitários com sistema dual flux
E tudo isso consta no memorial descritivo, sabia?
Legenda: Perspectiva artística do studio no Today Butantã em São Paulo.
Venha hoje mesmo conhecer os empreendimentos disponíveis nos melhores bairros de São Paulo e planeje a mudança na forma como você vive. Clique aqui e agende uma conversa com nossos especialistas.
Postado em
Atualizado em
Tempo de leitura
Tags
Compre seu Canopus
Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco