Limpeza de tapetes: dicas de cuidados e conservação
Tempo de leitura Postado em 27 de março de 2025
Sejam de algodão, peludo ou até mesmo couro, os tapetes são peças fundamentais em um apartamento. Além de darem um toque especial na decoração, ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante em períodos com temperaturas baixas.
Mas, assim como outras peças que são utilizadas diariamente na sua casa, eles também merecem uma atenção especial quando o assunto é limpeza. Caso a higienização não seja frequente, eles podem acumular ácaros e outros microorganismos que causam problemas respiratórios.
A seguir, você aprende como o cuidado com seus tapetes deve ser feito periodicamente.
Antes de tudo, avalie o material do tapete
Nem todos os tapetes podem ser higienizados com água e sabão ou centrifugados. O ideal é verificar sempre na etiqueta a orientação de lavagem. Mas, de forma geral, se o objeto for leve e maleável, é possível colocá-lo diretamente na máquina de lavar. Já materiais como tapetes felpudos ou os famosos tapetes persas, por exemplo, precisam ser higienizados no método a seco ou sem adicionar muita água.
O aspirador de pó é seu grande aliado
Antes de adicionar qualquer produto de limpeza nos seus tapetes, faça a remoção da poeira e excesso de sujeira com ajuda de um aspirador de pó. Se você não tiver em seu apartamento, tudo bem. Pode fazer uma pré-lavagem com ajuda de uma vassoura mais rígida ou até mesmo uma esponja seca.
Como fazer a limpeza de tapete peludo em casa?
As versões peludas (ou felpudas) estão em alta na decoração, mas também são desafiadoras no momento da higienização já que não podem ficar molhadas por muito tempo. Neste caso, você usará 3 ingredientes: detergente neutro, água e seu amaciante de roupas preferido.
Basta misturá-los em um balde e usar a solução para umedecer a superfície do tapete. Utilize uma escova ou esponja para este processo. Em seguida, passe um pano úmido e deixe secar em um local arejado.
Passo a passo para higienizar tapetes de borracha e vinil
Este tipo de tapete costuma ser usado para ambientes molhados, como banheiros e cozinhas, ou em capachos na entrada. Por causa desta característica, você pode usar água corrente e detergente neutro para lavá-los, inclusive no tanque da sua lavanderia. Para esfregar, use uma esponja ou escova com cerdas macias. Lembre-se de nunca colocá-lo na máquina de lavar já que é mais rígido. O processo de secagem pode ser feito com um pano seco e, em seguida, colocado em um ambiente arejado.
Como fazer a limpeza a seco de tapetes?
A lavagem a seco é usada naqueles materiais que não podem, de jeito nenhum, serem molhados, ou em épocas que o apartamento está muito úmido e a secagem natural fica comprometida.
Nesta técnica, você precisará de bicarbonato de sódio e um aspirador de pó. Primeiramente, adicione o bicarbonato sobre todo o tapete e deixe agindo por algumas horas, dependendo do nível de sujeira. Em seguida, use o aspirador para remover todo o resquício do produto.
Uma dica é misturar ervas secas aromáticas, como canela ou lavanda, junto ao bicarbonato para deixar um aroma agradável ao ambiente.
Como usar o vinagre na limpeza de tapetes?
Todo mundo tem uma mistura preferida para limpar a casa. Na higienização de tapetes que podem ser molhados, uma das mais recomendadas é com o uso de vinagre branco.
Em um balde, coloque água morna, detergente neutro e três xícaras de vinagre. Misture bem e espalhe sobre todo o objeto. Em seguida, esfregue suavemente com uma escova macia ou esponja. Utilize um pano para remover o excesso de água e deixe secar naturalmente.
O vinagre, inclusive, pode ser aplicado para remover manchas difíceis. Deixe agir por, no mínimo, 10 minutos e, se necessário, repita o processo.
Gostou deste conteúdo? Confira outros artigos que selecionamos para você envolvendo a organização do seu apartamento.