Algumas práticas cotidianas que parecem ser inofensivas para o meio ambiente eventualmente são fontes de desperdício de recursos naturais. Você sabia que o simples ato de lavar roupas na máquina de lavar pode gastar até 200 litros de água por ciclo? Agora, imagine se for realizada mais de uma lavagem por dia. Tanto a despesa financeira quanto a utilização deste bem tão essencial serão altíssimos.
Mas, isso não significa que você só possa lavar roupas mensalmente, basta adequar as dicas a seguir à sua rotina.
Escolha a máquina correta conforme a sua realidade familiar
Se você mora sozinho ou com poucas pessoas, uma máquina mais compacta é a melhor opção. Segundo levantamento do G1, uma máquina de 6 a 8 kg e abertura frontal gasta de 61 a 83 litros por lavagem. Já um equipamento maior, como os modelos de 10 kg, pode gastar até 116 litros.
Além disso, fique atento aos módulos da máquina de lavar. Existem eletrodomésticos que possuem variados níveis de água, dessa forma, se você higienizar apenas roupas íntimas, por exemplo, não gastará tanto.
Outra dica importante é escolher versões com maior eficiência energética, o que reduz a demanda por energia elétrica durante os ciclos. Na dúvida, procure por equipamentos com o Selo Procel.
Sobre o Selo Procel - trata-se de uma certificação concedida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pela Eletrobras. O selo é atribuído a equipamentos e produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de suas categorias, como eletrodomésticos, lâmpadas e sistemas de ar-condicionado. Assim, o consumidor tem a garantia de que está adquirindo um bem durável que consome menos energia, contribuindo para a redução da conta de luz e para a preservação do meio ambiente.
O óbvio precisa ser dito: acumule grandes quantidades de roupas
Evite lavar poucas peças por vez. Espere acumular uma quantidade suficiente para encher a capacidade máxima da máquina, com isso, você reduz a quantidade de ciclos semanais necessários.
Para separar as roupas antes da higienização, atenção às cores e tecidos:
Separação por cor - roupas brancas, claras e escuras devem ser lavadas separadamente para evitar que peças mais escuras soltem tinta e manchem as mais claras. Além disso, verifique se as roupas coloridas são resistentes à lavagem para que também não haja risco de manchas.
Separação por tecido - aquelas peças mais delicadas, seda, renda ou tecidos sintéticos leves, devem ser lavadas separadamente no ciclo delicado da máquina ou até mesmo à mão.
Manutenção é essencial
Máquinas de lavar que estão com algum problema podem consumir mais água ou energia do que o necessário. Por isso, tenha atenção constante a barulhos estranhos e procure sempre higienizá-la. Caso o seu equipamento tenha a opção de secagem, verifique se não está levando um tempo a mais para encerrar o ciclo.
Escolha produtos concentrados
O excesso no consumo de plástico é um dos grandes vilões do meio ambiente e que tem impactado negativamente a vida marinha. Por isso, sempre que possível opte pelos produtos de limpeza concentrados, incluindo sabão líquido para roupas e amaciante.
Esses itens utilizam menor quantidade de plástico na sua composição e influenciam também na cadeia logística. Com embalagens menores, menos espaço é necessário para armazenagem e transporte, o que reduz a emissão de gases poluentes.
Aumente a eficiência da limpeza com uma pré-lavagem
Algumas peças estão muito sujas ou com manchas difíceis de tirar? Ao invés de repetir várias vezes o ciclo de lavagem, aplique produtos específicos nas áreas afetadas e deixe de molho por algumas horas, facilitando a remoção.
Reaproveite a água da lavagem
A água usada no ciclo de enxágue geralmente está menos suja e pode ser reutilizada para algumas tarefas domésticas, como limpar pisos ou na descarga no banheiro. Para adotar essa prática, você pode adaptar o sistema da máquina de lavar com mangueiras ou baldes que armazenem a água descartada.
Gostou dessas dicas? Confira outras recomendações para tornar o seu dia a dia mais sustentável mesmo vivendo em apartamento.
Sustentabilidade: dicas de reciclagem e muito mais
Como separar o lixo corretamente no apartamento?