Iluminação natural em apartamentos: como aproveitar ao máximo

test

A iluminação natural é um dos elementos mais importantes em um imóvel, principalmente nos tempos atuais, onde a rotina diária pede soluções mais sustentáveis, versáteis e econômicas.


 

Neste artigo vamos apresentar informações valiosas sobre a importância deste recurso e dicas de como aproveitá-lo melhor em seu apartamento. Continue conosco e aproveite cada gotinha de luz natural que você tem à sua disposição!


 

Qual é a importância da iluminação natural?

Além de ajudar a criar ambientes mais agradáveis, acolhedores e cheios de estilo, a iluminação natural traz benefícios para diversas áreas da sua vida. Veja alguns exemplos.

Traz benefícios para nossa saúde 

O nosso corpo precisa das variações naturais da luz natural para regular a produção de hormônios e substâncias que fazem nosso corpo funcionar corretamente. A melatonina que regula nosso sono, por exemplo, é estimulada por uma luz mais calma e quente. Quando damos preferência às luzes artificiais, interferimos nestes processos.


 

“Abrir as cortinas e deixar o sol entrar” é, portanto, um hábito saudável, que regula nosso ciclo biológico, traz a sensação de bem-estar e ajuda nosso cérebro e nosso corpo a ficarem mais ativos. Além disso, o sol é um estimulante natural para produção de vitamina D, que é essencial para nossa imunidade.

É uma opção mais sustentável

Calcula-se que o uso adequado da luz natural ajuda a reduzir o consumo de energia em até 40% e o uso de alguns recursos. Além disso, ela ajuda a controlar a temperatura ambiente, o que diminui a necessidade de aquecedor ou ar-condicionado.

É uma aliada natural da decoração

A iluminação natural destaca os elementos da decoração sem que você precise fazer grandes intervenções. Além disso, ela proporciona a sensação de amplitude, especialmente quando é usada em conjunto com móveis, cores e acabamentos claros. 

Diferenças entre iluminação artificial e natural 

A principal diferença entre iluminação natural e a artificial, é que enquanto a primeira vem diretamente da luz solar, a segunda é fornecida a partir de dispositivos criados para isso, como as lâmpadas.

Da mesma forma, enquanto a iluminação natural faz bem para o nosso corpo,   a artificial pode afetar nosso ritmo circadianoAlém disso, a natural é mais eficiente do ponto de vista energético, enquanto a artificial demanda outros tipos de fontes de energia para funcionar.

8 dicas para aproveitar a iluminação natural do seu apartamento

Como você viu, usar a luz natural traz uma série de vantagens e benefícios. Para aproveitá-la ao máximo, siga estas dicas.

1. Escolha bem as cores 

Evite cores escuras, pois elas absorvem mais os raios solares e criam ambientes mais quentes e escuros. 

 

Portanto, dê preferência para as cores claras. Elas podem estar nas paredes, pisos e mobiliário  para refletir melhor a luz natural, aumentar a luminosidade do ambiente e criar a sensação de amplitude, principalmente em  apartamentos pequenos.


Imagem do living decorado no Constelação Residence 

2. Dê atenção especial a cortinas e persianas

Utilize cortinas ou persianas leves e translúcidas que permitam a entrada da luz natural e não a bloqueiam totalmente. Isso te ajudará a controlar a quantidade de luz do ambiente e garantir sua privacidade.

3. Propague a luz por meio de espelhos

Os espelhos têm o poder de refletir a luz natural fazendo com que ela se espalhe por todos os cantos. Sendo assim, coloque espelhos em locais estratégicos para potencializar a iluminação natural e iluminar locais e áreas mais escuras de seu apartamento.

4. Opte por móveis baixos

Opte por mesas de centro, armários e sofás baixos que não bloqueiam a passagem da luz. Dessa forma, você permite que ela dê destaque a estes objetos enquanto flui livremente pelos cômodos. 

5. Invista no conceito aberto

Além de integrar os ambientes, o conceito aberto permite que a iluminação natural flua por todo o ambiente. Sem paredes e divisórias, ela é distribuída naturalmente e de forma mais eficiente por todo o apartamento.  

6. Use portas vazadas e janelas de vidro

Se possível, utilize portas de correr ou divisórias vazadas e de vidro para separar ambientes, pois elas permitem que a luz natural passe livremente de um cômodo para outro.  


Além disso, mantenha as janelas sempre limpas, pois o acúmulo de sujeira e pó pode bloquear a entrada da luz. Parece que não faz diferença, mas o acúmulo de resíduos cria uma película que tende a ficar mais densa com o tempo.
 

E lembre-se que quanto maiores forem as portas e janelas, maior será a quantidade de luz natural passando por elas.

7. Decore com plantas

Aproveitar ao máximo a iluminação natural significa usufruir de todos os benefícios que ela oferece. Sendo assim, o que acha de colocar plantas perto de janelas e em varandas?
 

Além de trazer mais vida e beleza para os ambientes, elas usam a luz do sol para purificar o ar que você respira. 

8. Aproveite a iluminação natural dos espaços externos

Se o seu apartamento tiver varanda, sacada ou terraço, aproveite para criar um cantinho ao ar livre com plantas, vasos e móveis confortáveis. Assim, você poderá desfrutar da luz natural e do contato com a natureza para manter sua saúde física e mental em dia.

Dica bônus: Escolha apartamentos que proporcionem a entrada de luz natural

Agora que você compreendeu a importância da iluminação natural em uma residência, avalie bem a quantidade e a qualidade da luz natural disponível no imóvel que você pretende adquirir. 

 

Considere o tamanho das portas, janelas, se há varandas e sacadas e se a integração dos ambientes permite que ela flua naturalmente. 

Conheça a Canopus!

Se você valoriza vantagens da iluminação natural e busca por empreendimentos que contem com este benefício poderoso e valioso, vai encontrar na construtora Canopus diversas opções.


Desde os apartamentos compactos e studios até os empreendimentos maiores, todos possuem uma ótima iluminação natural. Aliados a ela, eles contam com soluções e materiais que vão trazer mais sustentabilidade, economia e qualidade de vida para você e sua família.

 

Na Canopus, você encontra apartamentos com o padrão de qualidade da construtora, nas melhores localizações de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Para conhecer todos eles e ficar por dentro de seus diferenciais, vantagens e benefícios, acesse nosso site. Certamente, há um Canopus esperando por você.





 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen