Cachorro em apartamento: como garantir o bem estar dos seus pets
Tempo de leitura Postado em 30 de junho de 2023
Quem gosta de pets sabe o quanto estes anjos são grandes parceiros e enchem nossos dias de alegria. Para muitos, eles são considerados verdadeiros membros da família. Por isso, quem cria cachorro em apartamento está sempre preocupado com os cuidados que precisa ter para que eles fiquem bem, saudáveis e felizes!
Sendo assim, resolvemos registrar aqui alguns cuidados essenciais que não podem faltar de jeito nenhum! Continue conosco e saiba o que fazer para garantir o máximo de bem-estar aos seus bichinhos.
10 dicas para cuidar de seu cachorro em apartamento
Ter cachorro em apartamento exige preparação e cuidados diários que fazem toda a diferença na vida deles. Siga estas dicas e ofereça tudo que ele precisa para viver bem.
1. Conheça as regras do condomínio.
Você precisa saber quais cuidados precisa ter para conduzir o seu peludo nos espaços de circulação e convivência. Alguns condomínios definem regras de convivência que orientam sobre quais locais ele pode visitar e qual deve ser sua conduta no dia a dia.
Um exemplo, é o uso da guia e também da focinheira quando se tratar de animais maiores.
Além de respeitá-las, algumas regras de etiqueta são muito bem-vindas, como por exemplo, recolher a sujeira, não entrar no elevador com uma pessoa que tem medo de animais e adestrá-lo para que ele não incomode ou ofereça riscos aos vizinhos.
Quando você se preocupa com o bem-estar dos outros e respeita seus limites, fica mais fácil conquistar a tolerância e paciência de quem tem medo ou não gosta de pets.
2. Cachorro em apartamento precisa de um cantinho só para ele!
Com a tendência dos apartamentos compactos, é normal que haja pouco espaço para criar cachorros nestes imóveis.
Mas eles não precisam de muita coisa. Um cantinho limpo para as refeições, água em abundância, uma caminha macia e confortável e muito carinho, são suficientes para eles.
3. Cuide para que ele não fique entediado.
Assim como nós, os cães também ficam entediados se passarem muito tempo apenas dormindo, principalmente quando ainda são bebezinhos. Por isso, não se esqueça de passar um tempo com ele, especialmente nos dias em que não dá pra sair.
E se ele passa muito tempo sozinho, uma boa solução é ter uma caixa cheia de brinquedos. Nela, você pode incluir aqueles modelos onde dá para esconder biscoitos e petiscos. Ele vai ficar horas se divertindo!
4. Ensine seu pet a usar o tapete higiênico!
Ensiná-lo a usar o tapete higiênico não é uma questão apenas de manter a casa limpa, pois há dias chuvosos em que é quase impossível levá-los para passear. E um cão pode adoecer se ficar muito tempo sem sair.
Além disso, quando ele não usa o tapete higiênico e não tem onde fazer suas necessidades no apartamento, isso acaba obrigando o dono a ter horários rigorosos para estar em casa. A longo prazo, isso pode comprometer sua vida social e profissional.
5. Cuide da higiene dele e da casa.
Além dos banhos e tosas regulares, cuide de todos os espaços e utensílios que ele usa, como comedouros, vasilhas de água, cobertores, brinquedos e a caminha. E não se esqueça de aspirar a casa sempre que perceber um acúmulo de pelos e higienizar o chão com desinfetante diariamente. Isso faz muito bem à saúde dele e à sua.
6. Adestre seu bichinho!
O adestramento pode solucionar muitos problemas de quem cria cachorro em apartamento. Ele pode ajudar seu cão a fazer as necessidades no local certo, socializar com pessoas e outros animais e a dormir melhor.
Além disso, ele aprende a se controlar e não latir quando alguém passa pela porta ou quando chega uma visita.
7. Proteja o seu cãozinho!
Você sabe que cachorros são como crianças. Por isso, coloque telas de proteção nas janelas, nas escadas dentro de coberturas e nas sacadas. Se o vão entre as grades for muito largo e seu pet muito pequeno, considere criar uma grade interna adicional para reforçar a segurança.
Providencie também aquelas portinhas que você pode instalar em escadas ou locais que possam impedir uma fuga.
8. Use a tecnologia para criar seu cachorro em apartamento.
A tecnologia tomou conta de tudo e isso é muito bom, principalmente quando seu cão precisa ficar sozinho e temos a oportunidade de acompanhá-lo mesmo à distância.
Você pode usar algumas tecnologias para falar com ele, principalmente quando está agitado e ansioso. Isso ajuda a acalmá-lo e evita que fique latindo e incomodando a vizinhança.
As soluções não só ajudam nestes momentos, como também oferecem equipamentos que facilitam sua vida e a de seu cão. Um exemplo são os comedouros automatizados que liberam a quantidade certa de água e ração em horários pré-definidos.
Pesquise! Há muita coisa boa disponível para tornar o dia dele mais interessante e confortável.
9. Não se esqueça dos passeios diários.
Ter cachorro em apartamento exige alguns cuidados diários que nem sempre dá para cumprir, como levá-lo para passear todos os dias. Cachorros precisam ver outros pets, pessoas e cheirar tudo que veem pela frente.
Esse é um dos momentos mais felizes do dia dele, por isso, se esforce! Sabemos que há dias em que isso é impossível, mas procure criar este hábito e leve-o para passear com regularidade.
10. Se possível, more em locais que tenham um pet place!
Imagine poder levar seu cãozinho para brincar e se socializar a qualquer hora do dia, todos os dias, e sem precisar sair do local onde vocês moram! Pois é isso que os pet places oferecem.
Sabendo que a rotina diária pode impedir a regularidade dos passeios, grandes construtoras oferecem empreendimentos com espaços exclusivos para que você possa cuidar de seu pet, com muita comodidade, praticidade e segurança.
Perspectiva artística do Pet Place do Today Pompeia
Linha Today: mais qualidade de vida, até para o seu cãozinho!
A Today Smart Life é uma linha de empreendimentos da Canopus, criada para atender pessoas que curtem um estilo de vida mais prático, dinâmico e cheio de facilidades. Ela oferece apartamentos compactos e studios nas melhores localizações de São Paulo e integrados a uma excelente infraestrutura de serviços e comércio.
Quem tem cachorro em apartamento vai se beneficiar das unidades que, além do lazer completo, contam com pet places equipados para garantir os exercícios e diversão de seu cãozinho.
Clique aqui para conhecer todos os empreendimentos, seus diferenciais e benefícios, e falar com nossos especialistas para agendar sua visita!