Como separar o lixo corretamente no apartamento?

test

Ter práticas sustentáveis morando em uma grande capital, como São Paulo ou Rio de Janeiro, é desafiador. Longas distâncias e o transporte público lotado acabam incentivando o uso de veículos próprios. A correria do dia a dia aumenta a demanda por comidas prontas e, consequentemente, mais embalagens e plásticos são desperdiçados. A vida em edifícios dificulta a criação de hortas particulares e da compostagem. Mas, mesmo diante de tantos obstáculos, ter uma rotina mais consciente é possível sim e começa nas pequenas atitudes, como a separação de lixo dentro do seu próprio apartamento.

 

Ao longo deste artigo, explicaremos quais são os cuidados na hora de separar o lixo do seu apartamento. Aprenda como lidar com diferentes tipos de resíduos como vidros, papelão, plásticos, restos de comida e outros materiais.

Cuidados na hora de separar o lixo corretamente no apartamento

Separar o lixo corretamente começa com a conscientização sobre os diferentes tipos de resíduos e como destiná-los corretamente. Atualmente, grande parte dos condomínios já disponibiliza recipientes específicos para reciclável e orgânico, mas é importante que dentro da sua casa já haja essa separação. 

 

A primeira coisa a fazer é disponibilizar uma lixeira própria - seja na cozinha ou na lavanderia - para cada tipo de lixo: uma para materiais recicláveis e outra para orgânicos e resíduos não recicláveis. Mantenha esses recipientes bem identificados, dessa forma, caso você receba convidados, eles também saberão onde descartar cada material.
 

Outro cuidado geral é limpar os materiais recicláveis antes de descartá-los. Resíduos de alimentos ou líquidos podem contaminar os materiais recicláveis, tornando-os inviáveis para o processo de reciclagem. Portanto, enxágue garrafas, latas e potes antes de colocá-los no lixo reciclável.

Separação de vidros

Os vidros devem ser separados e descartados de forma cuidadosa para evitar acidentes. Garrafas, frascos e potes de vidro são recicláveis, mas devem estar limpos e secos antes de serem descartados. Se possível, retire rótulos e tampas. Vidros quebrados devem ser embrulhados em papel grosso ou colocados em uma caixa para evitar cortes. 

 

Vale lembrar que itens como espelhos, vidros temperados (de janelas ou boxes) e lâmpadas fluorescentes não são recicláveis pelo sistema comum e devem ser descartados de acordo com orientações específicas do fabricante. Nas grandes capitais, inclusive, existem lojas de departamentos e entidades que fazem a coleta deste tipo de material.

Descarte de papéis e papelão

Papéis e papelões são materiais facilmente recicláveis, mas precisam estar secos e sem resíduos de alimentos. Caixas de papelão devem ser desmontadas para economizar espaço e facilitar o transporte. Papéis engordurados, como caixas de pizza sujas, não podem ser reciclados e devem ser descartados no lixo comum. 

 

Papéis comuns, como boletos de contas, também podem ser descartados se não estiverem sujos. Porém, certifique-se de rasgá-los bem para proteger suas informações pessoais.
 

O papel alumínio, muito usado na gastronomia, é reciclável, mas precisa estar totalmente limpo.

Como separar e descartar o plástico?

Garras, potes, embalagens e sacolas plásticas são materiais também facilmente recicláveis. Mas, antes de descartar, lave os recipientes para remover resíduos de alimentos ou líquidos. 

 

Ponto de atenção: alguns plásticos, como embalagens de produtos químicos não são recicláveis. Na dúvida, verifique sempre os símbolos de reciclagem nas embalagens para garantir que o material é reciclável.

Lixo orgânico: existe diferença entre eles?

Quando falamos em resíduos orgânicos, imaginamos restos de comida. Mas, você sabia que existe também uma categoria chamada de rejeitos? A categorização acontece da seguinte forma, segundo informações da Embrapa.

 

Orgânicos: engloba restos de alimentos, como cascas de frutas e restos de refeições, e resíduos de jardins.

Rejeitos: não são restos de alimentos, mas também não podem ser reciclados, como fraldas descartáveis e bituca de cigarro.

 

Dados do órgão mostram que, no Brasil, os resíduos orgânicos compõem 50% de todo o resíduo sólido gerado e os rejeitos formam 22% deste total. Ou seja, mais da metade de todo o lixo gerado pelos brasileiros não pode ser reciclado.

Isopor é reciclável?

O isopor, quando reciclável, tem três aplicações diferentes: pode ser usado na geração de energia elétrica térmica, pode ser transformado em novos objetos ou empregado na fabricação até mesmo de solventes. Mas, infelizmente, nem todas as cidades brasileiras fazem a coleta deste material devido ao alto custo na reciclagem. O ideal é pesquisar junto ao órgão responsável na sua cidade.

Lixo eletrônico também merece atenção

 

Lixo eletrônico, ou e-lixo, inclui qualquer dispositivo eletrônico que não é mais desejado ou funcional. Isso inclui:

  • Smartphones
  • Computadores e laptops
  • Tablets
  • TVs e monitores
  • Eletrodomésticos pequenos (como torradeiras e liquidificadores)
  • Baterias e pilhas
  • Carregadores e cabos
  • Rádios e dispositivos de áudio

 

Mas, por que eles não podem ser descartados junto com o lixo reciclável? Os dispositivos eletrônicos contêm metais pesados e substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem causar danos graves ao meio ambiente e à saúde humana se descartados de forma inadequada. Quando jogados no lixo comum, esses componentes podem contaminar o solo e a água, além de liberar substâncias tóxicas no ar quando incinerados.

 

Atualmente, existem pontos de coletas específicos, como lojas de eletrônicos, supermercados e universidades, que recebem estes objetos.


Separar o lixo corretamente é uma prática simples que pode ter um grande impacto na preservação do meio ambiente. Ao adotar esses cuidados no seu apartamento, você contribui para a eficiência do sistema de reciclagem e ajuda a reduzir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários. Além disso, essa prática consciente pode inspirar seus vizinhos e a comunidade a fazer o mesmo, criando um ambiente mais sustentável para todos.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen