Rotina sustentável: saiba como impactar sua vida e o planeta

test

Quando pensamos no meio ambiente, é comum associá-lo a locais mais distantes, próximos à natureza. No entanto, é importante lembrar que o meio ambiente inclui também o local onde vivemos. Ao adotarmos uma rotina sustentável, impactamos positivamente este ambiente e contribuímos para a sustentabilidade do planeta. 

 

Neste artigo, apresentaremos hábitos simples que podem mudar a forma como consumimos, vivemos e nos conectamos com tudo ao nosso redor. Através deles, você poderá viver de forma mais consciente, saudável e sustentável.

Por que adotar uma rotina sustentável?

Porque as práticas sustentáveis trazem benefícios não apenas para o planeta, mas para você e também para toda a sociedade. Sendo assim, aqui estão três motivos pelos quais você deve integrar a sustentabilidade em sua vida diária:
 

1. Garantir recursos para o futuro

Adotando uma rotina sustentável, você trabalha ativamente para que as gerações futuras tenham acesso aos mesmos recursos que você tem hoje.

2. Fazer economia

Ao reduzir o consumo de recursos como água, energia elétrica e combustíveis, suas contas com estes gastos serão menores. 

3. Mais qualidade de vida

Você pode trocar o carro particular pelo transporte público, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada a pé. Pode substituir alimentos processados e enlatados por refeições mais saudáveis e alimentos orgânicos.

Essas e outras ações sustentáveis podem resultar em economia no supermercado e na farmácia, além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida.

Como criar uma rotina sustentável?

Para criar uma rotina sustentável e mantê-la, é preciso passar por três processos: conscientização, tomada de decisão e adoção de novos hábitos. 

 

A consciência sobre a importância da sustentabilidade já existe, mas, para muitos,  ainda falta decidir por uma rotina sustentável ou tomar medidas neste sentido.

No entanto, não é tão difícil ou complicado quanto parece, e nós podemos ajudar. Confira estas 10 dicas e adicione mais sustentabilidade ao seu dia a dia:
 

1. Aproveite a luz natural

Além de saudável, a prática de deixar o sol entrar em casa todos os dias reduz o consumo de eletricidade. Durante o dia, só acenda as luzes em caso de necessidade.

2. Feche a torneira

Feche a torneira quando não estiver usando! Isso vale para o banho, ao escovar os dentes ou lavar a louça. 

Além disso, você pode optar por instalar torneiras com temporizadores e vasos sanitários com sistema dual flux. Essas pequenas mudanças fazem toda a diferença em uma rotina sustentável.

3. Só use a máquina de lavar na capacidade máxima

Procure juntar um pouco de roupa antes de colocá-las na máquina de lavar. Com esse hábito, você diminui o consumo de água, energia elétrica e tempo cuidando desta tarefa.

4. Use somente lâmpadas de LED

As lâmpadas de Led consomem menos energia e duram mais que as lâmpadas convencionais. Elas têm menos mercúrio, substâncias tóxicas, filamentos metálicos e, além disso, podem ser recicladas. 

Outra solução interessante é usar energias renováveis, como por exemplo, a energia solar fotovoltaica. 

5. Não jogue óleo na pia 

Ao jogar o óleo na pia, ele acaba chegando nos esgotos e, consequentemente, nos rios e mares. Por isso, separe o óleo usado em garrafas e entregue para empresas de reciclagem, que muitas vezes oferecem serviços de coleta.

6. Prefira shampoo e condicionador em barra

Embora haja poucas marcas no mercado, aquelas que existem têm apresentado resultados animadores. Ao escolher essas marcas, você contribui para reduzir a produção e o uso de embalagens plásticas.

Os 4Rs da sustentabilidade e o consumo consciente

Os 4Rs da sustentabilidade exemplificam o que é o consumo consciente e podem ser úteis para aqueles que desejam adotar uma rotina sustentável. Veja:

R1 - Reduza o consumo e produção de lixo

Uma demanda desnecessária pode gerar um consumo excessivo. Por isso, é importante analisar bem o consumo e reduzi-lo quando possível. Na alimentação, use a regra "descascar mais e abrir menos".  Tudo isso pode proporcionar uma vida mais saudável e reduzir a produção de lixo.

R2. Se não for possível reduzir, reutilize

É recomendável escolher embalagens que possam ser reutilizadas em casa, como produtos que vêm em copos e garrafas reutilizáveis. Ao fazer compras, utilize sacolas retornáveis (feitas de material reciclável) e reduza a quantidade de plástico que acaba na lixeira.

R3. Recicle

Caso não seja possível reduzir ou reutilizar, a opção é reciclar. Separe o lixo por categoria e leve-o até os postos de coleta disponíveis em seu bairro ou região. Essa é uma ação simples e gratuita que apresenta ótimos resultados.

R4. Repense

Se não for possível reduzir, reutilizar ou reciclar, repense o uso desses produtos. É importante lembrar que eles podem causar impactos irreversíveis e negativos para o planeta.

Conheça como a Construtora Canopus contribui para a sustentabilidade

Para garantir a gestão e o cumprimento de boas práticas na construção civil, a Canopus estabeleceu uma parceria com a Musa, uma empresa especializada em assegurar que todos os resíduos tenham destinação adequada dentro de uma cadeia produtiva de reuso.


Através da Musa, os resíduos são encaminhados para receptores parceiros, responsáveis por realizar a triagem e o beneficiamento adequado de cada tipo de descarte.
 

Em seguida, os resíduos são vendidos para empresas de produtos e serviços, nos quais passam a ter acesso a programas de logística reversa e certificações. Todo o processo é altamente eficiente, permitindo alcançar taxas de reutilização de até 100% dos resíduos sólidos recicláveis.

 

Mas a sustentabilidade na construção civil vai além dos canteiros de obras, estendendo-se também aos empreendimentos prontos. Veja mais no tópico a seguir!

Como a Linha Today contribui para uma rotina sustentável? 

Os apartamentos da Linha Today contam com várias soluções sustentáveis. Entre elas estão as lâmpadas de led, os sensores de presença, as torneiras com temporizador e vasos sanitários com sistema dual flux. Eles possuem também elevadores com eficiência energética e, em alguns casos, sistemas para coleta de água de chuva. 

 

Além disso, as regiões contam com uma ampla oferta de serviços de saúde, educação, comércio variado, serviços de conveniência, cultura, lazer e entretenimento. Portanto, dá para fazer tudo a pé ou de bike, sem precisar sair do bairro, se você preferir.

 

Mas o que você mais vai gostar  na Linha Today, é a oferta de mobilidade. Afinal, os apartamentos estão perto de estações de metrô e linhas de ônibus. Com isso, dá pra substituir o transporte privado pelo público e ter uma rotina sustentável e econômica.

Venha conhecer o seu Today

Quer morar bem e ter uma rotina sustentável? Então, venha conhecer o seu Today. Fale com nossos especialistas e agende sua visita.















 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen