Ar-condicionado em apartamento: modelos, gasto energético e muito mais
Tempo de leitura Postado em 21 de dezembro de 2023
O verão chegou! Uma residência aconchegante vai além da decoração e disposição dos móveis. O conforto térmico tem um papel importante para garantir o bem-estar dos moradores. E tudo começa com a instalação de um sistema de ar condicionado em apartamento.
Seja para amenizar o calor intenso do verão ou criar um ambiente mais controlado em meio ao inverno, as técnicas corretas de instalação e uso são fundamentais. A seguir, vamos aprofundar as dicas essenciais que não só garantem a eficiência do aparelho, mas também ajudam a economizar energia elétrica.
Quais os principais tipos de ar-condicionado?
Existem vários sistemas de ar condicionado projetados para atender às necessidades específicas de diferentes ambientes. Antes de adquirir o equipamento, identifique qual modelo o seu apartamento permite.
Ar-condicionado portátil
Apesar de não ter a mesma potência dos outros modelos, é excelente para imóveis que não permitem a instalação de um equipamento mais robusto. Normalmente, sua estrutura consiste em um condensador, compressor e evaporador. O equipamento costuma ter rodas para facilitar movimentá-lo pela casa.
Existem ainda os modelos mais acessíveis, chamados de climatizadores portáteis. Alguns equipamentos, inclusive, possibilitam colocar gelo para fortalecer o resfriamento do ambiente.
Ar-condicionado split
O ar-condicionado split consiste em duas unidades: uma interna, para controle do ambiente, e outra externa com o sistema de refrigeração. Conectadas por tubos, elas transferem calor para fora. É um equipamento mais silencioso e oferece a distribuição uniforme do ar.
Você encontra em três modelos:
Hi-wall - Montados na parede, proporcionam boa distribuição do ar. Costuma ser o modelo mais popular para apartamentos e casas.
Piso-teto - Versáteis, podem ser instalados tanto no chão quanto no teto.
Multi split - Conectam várias unidades internas a uma unidade externa, permitindo controle em diferentes áreas do ambiente.
Ar-condicionado de janela
Para instalar este tipo de equipamento, é preciso que o imóvel tenha uma abertura na parede. O funcionamento é da seguinte forma: o ar-condicionado de janela usa um gás refrigerante para tirar o calor do ar dentro do ambiente. Esse gás é comprimido até aquecê-lo e depois resfria, transformando-o novamente em líquido. O líquido frio circula pelas bobinas, onde o ar quente do ambiente passa, sendo resfriado e devolvido mais fresco ao ambiente.
Cuidados para escolher e usar ar-condicionado no apartamento
Agora que você já conhece os modelos, é momento de avaliar junto ao seu condomínio qual equipamento é permitido. Se o apartamento já possui uma entrada na parede, o ar-condicionado de janela será uma boa opção - apesar de mais barulhento que as outras versões. Caso contrário, consulte o síndico e verifique se o prédio permite a instalação do ar-condicionado split.
Outros fatores a serem avaliados:
Capacidade de refrigeração - Calcule a capacidade necessária do ar-condicionado em BTUs (unidade de medida de energia térmica). Avalie o tamanho do ambiente, a quantidade de janelas, a altura do teto e a incidência solar.
Local de instalação - Escolha o local ideal para instalar as unidades interna e externa, levando em consideração acesso elétrico, espaço para a fixação da unidade externa, possibilidade de drenagem adequada e uma boa circulação de ar.
Condições Elétricas - Verifique se a instalação elétrica suporta a carga adicional do ar-condicionado. Se necessário, consulte um eletricista especializado para realizar ajustes ou instalar uma tomada dedicada.
E o principal: procure uma empresa especializada. Ao menos que você tenha amplos conhecimentos em instalações elétricas, um profissional qualificado garantirá que o sistema seja montado corretamente e seguindo as normas de segurança.
O ar-condicionado gasta muita energia elétrica?
Se você está preocupado com o aumento da sua conta de luz, atenção! O ar-condicionado é um dos equipamentos que mais gasta energia elétrica. Um estudo da EPE, a Empresa de Pesquisa Energética, estima que o ar-condicionado corresponde a 17,1% do consumo elétrico residencial brasileiro.
Mas isso não significa que você nunca poderá ligá-lo. A maneira como o equipamento é usado no dia a dia impacta muito no cálculo final. Veja algumas dicas:
Mantenha portas e janelas fechadas - Evite a entrada de ar externo mantendo portas e janelas bem fechadas enquanto o ar-condicionado estiver ligado, impedindo a perda de ar frio e otimizando o desempenho do aparelho.
Faça a manutenção constantemente - Limpe e troque os filtros conforme as recomendações do fabricante para garantir a eficiência do ar-condicionado. Manter as bobinas limpas também ajuda a reduzir o esforço do aparelho e o consumo de energia.
Opte por modelos mais eficientes - Ao comprar um aparelho, procure por aquelas unidades com classificação de eficiência energética mais alta.
Invista em um apartamento que tenha infraestrutura para ar-condicionado
Existem diversos empreendimentos residenciais, tanto antigos quanto novos, que não permitem a instalação de nenhum tipo de ar-condicionado. Por isso, ao procurar um imóvel para morar, é ideal que você avalie com antecedência as regras do condomínio em relação a isso.
Os apartamentos da Canopus já são pensados para oferecer conforto aos moradores e é por isso que todos os empreendimentos possuem infraestrutura para instalação de ar-condicionado, inclusive apartamentos compactos, como da Linha Today Smart Life.
A Linha Today Smart Life está presente em São Paulo com apartamentos novos, com preços acessíveis, qualidade construtiva e localização privilegiada nos melhores bairros da capital paulista.
Legenda: Ar-condicionado instalado no teto do decorado Today Tatuapé.
Todas as unidades possuem infraestrutura para instalação de ar-condicionado tipo split, conhecidos por serem mais silenciosos e econômicos do que outros modelos. Na busca por um novo apartamento, escolha uma construtora que se preocupe com a qualidade de vida dos moradores. Escolha um Canopus!