Segundo o IBGE, o Brasil possui mais de 28 milhões de pessoas acima dos 60 anos e a tendência é que este número duplique nas próximas décadas. Diante dessa estatística, urge a necessidade de adaptar apartamento para idosos, uma vez que este público precisa de ambientes adequados.
Se você se encaixa neste grupo, fique atento às dicas e orientações que trouxemos neste artigo. Veja quais são os itens e soluções essenciais para garantir mais segurança, conforto e qualidade de vida.
O que adaptar em um apartamento para idosos?
Os pontos mais importantes a serem considerados na adaptação de um apartamento para idosos, são a segurança e o conforto. Além disso, ela deve atender às orientações médicas e o perfil do morador: idade, gosto pessoal, condições físicas e necessidades.
Para alguns, os apartamentos menores e de fácil manutenção são uma excelente alternativa, principalmente se estiverem bem localizados e oferecerem uma boa mobilidade.
Banheiro
Os banheiros estão no topo da lista quando o assunto é garantir mais segurança ao idoso. Neste ambiente é preciso instalar barras de segurança no chuveiro e ao lado da pia, e barras de apoio ao lado do vaso sanitário. Fique atento às orientações dos fabricantes.
Em um banheiro adaptado para idosos, o piso e os tapetes devem ser antiderrapantes para evitar quedas.
Dica: Para quem vai cuidar de idosos com dificuldades de locomoção, sugerimos cadeiras de banho para o box e cadeira higiênica.
Quarto
Um quarto adaptado para idosos deve levar em consideração duas informações, além do conforto e segurança: as orientações médicas e o gosto pessoal de quem vai usá-lo. Para evitar dores nas costas e quedas, um ortopedista pode, por exemplo, orientar sobre o tipo de colchão, a altura da cama, das cadeiras e das poltronas.
Há lojas especializadas que vendem ou fazem customização de móveis para colocá-los na altura que o idoso precisa, evitando que ele precise dar um impulso maior para se levantar.
Dicas!
- Armários: devem ter portas leves, gavetas com travas de segurança e cabideiros baixos.
- Coloque um interruptor próximo à cama para que o idoso possa acender e apagar as luzes sem precisar andar no escuro.
- Cores: as mais indicadas são o branco, bege, cinza e azul por serem relaxantes.
Como adaptar os demais cômodos
Além do banheiro e do quarto, os demais cômodos do apartamento para idosos precisam de adaptações. Confira!
Móveis
Assim como no quarto, os móveis devem ser adaptados para oferecer mais segurança e conforto. Por isso, dê preferência aos arredondados e aos sofás, cadeiras e poltronas mais altas e com espuma de densidade maior.
As bancadas devem estar em uma altura confortável. As prateleiras e armários devem estar fixados ao chão e ser acessados com facilidade, sem a necessidade de escadas ou elevação.
Escadas e áreas de circulação
Segundo o geriatra e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Flávio Chaimowicz, várias medidas podem reduzir o número de quedas entre os idosos.
Entre elas está a instalação de corrimãos em corredores e de fitas antiderrapantes em escadas. Estas devem ser preferencialmente retas, ter degraus largos e, dependendo do tipo, podem receber cadeiras elevatórias.
Nas áreas de circulação, evite colocar móveis que impeçam a movimentação, principalmente se o idoso for cadeirante. O mesmo vale para o uso do andador.
Pisos
O apartamento ideal para idosos deve ter pisos antiderrapantes, de fácil manutenção e sem tapetes (exceto no banheiro) para evitar quedas.
Eletroeletrônicos
Televisores e outros aparelhos devem ter fiações embutidas para evitar tropeços e acidentes.
Iluminação
Deve ser bem clara para deixar o ambiente nítido e permitir que o idoso se movimente com segurança. Os interruptores devem ficar próximos aos locais onde ele costuma ficar, como cama, sofá, e na entrada da casa. Outra solução interessante, são os sensores de iluminação.
Área de lazer
É fundamental que o idoso tenha à sua disposição um local para os banhos de sol, para interagir com outras pessoas e praticar atividades físicas de acordo com sua idade e condições físicas. Se for investir na compra de um apartamento, opte por um que ofereça essas opções.
Janelas
A casa adaptada para o idoso precisa de luz natural na medida certa para não causar danos à saúde ou aos móveis e objetos de decoração. Por isso, as cortinas e o insulfilme são indicados para controlar a passagem de luz e garantir mais conforto.
Automação residencial em um apartamento para idosos.
Segundo um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas — CNDL, pelo menos 97% dos idosos brasileiros utilizam a internet, principalmente para utilizar serviços básicos da rede.
Isso mostra que a terceira idade é conectada e gosta de conhecer e usar novas tecnologias. Assim, um idoso que não tem ajuda ou mora sozinho, pode aproveitar todas as vantagens de uma casa inteligente e automatizada.
Com as tecnologias disponíveis, ele pode controlar melhor o uso de medicamentos e dar comandos via smartphone ou controle remoto para ligar a máquina de lavar, os eletroeletrônicos, acionar lâmpadas, luminárias, portas, janelas, cortinas ou persianas.
Além disso, a automação residencial em um apartamento para idosos oferece mais segurança através de dispositivos contra incêndio, uso de fechaduras inteligentes e monitoramento residencial via circuito de câmeras de segurança.
A importância da mobilidade urbana e de estar perto de tudo
A mobilidade é fundamental para a manutenção da qualidade de vida do idoso e de um envelhecimento ativo. Além de trazer mais autonomia para os idosos e a participação ativa em diversas atividades cotidianas, ela facilita a vida destas pessoas e as coloca mais perto de tudo.
Portanto, o apartamento ideal para idosos deve ser bem localizado para garantir que ele tenha mobilidade facilitada ao acessar serviços como saúde, educação, comércio, gastronomia, lazer, entretenimento e outros pontos da cidade.
Alinhada a estas necessidades, a Canopus oferece a linha Today Smart Life, com apartamentos de 1 e 2 dormitórios nas melhores regiões de São Paulo. Além de ótimas opções de transporte público, como estações de metrô e linhas de ônibus, eles estão próximos a uma ótima infraestrutura de serviços essenciais, lazer e diversão.
Para saber mais, acesse nosso site e conheça nossos empreendimentos!