Os 07 tipos de piso mais indicados para apartamento
Tempo de leitura Postado em 14 de julho de 2023Atualizado em 30 de julho de 2024
Definir o revestimento ideal para seu apartamento vai além de simplesmente encontrar o que melhor se encaixa no seu projeto de decoração. O tipo de piso escolhido também influencia diretamente na funcionalidade, conforto e facilidade de higienização do espaço. Com a ampla gama de opções disponíveis no mercado hoje, variando em materiais e preços, é comum surgirem dúvidas, especialmente para quem acabou de adquirir um novo imóvel.
Neste conteúdo do Blog Canopus, vamos explorar os melhores tipos de pisos para apartamentos, incluindo suas características, vantagens e desvantagens. Também traremos dicas práticas para que você faça uma escolha que combina estilo, funcionalidade e custo-benefício.
Como escolher os melhores tipos de piso para seu apartamento?
Cada área do apartamento tem necessidades diferentes. Para salas de estar e quartos, conforto e estética são prioridade, enquanto na cozinha e banheiros, resistência à umidade é essencial.
Para tomar boas decisões na hora de escolher os tipos de piso para seu apartamento, você precisa considerar algumas características. Analisando cada uma delas a partir destas informações, você conseguirá chegar ao que te atende melhor e vai combinar com sua decoração.
1. Instalação por conta própria ou profissional?
Se você faz parte do time “faça você mesmo”, esta informação é fundamental . Alguns pisos, como o vinílico, podem ser instalados por conta própria com apoio de poucas ferramentas e materiais. Já os revestimentos mais elaborados, como o porcelanato, exigem a contratação de um profissional.
Avalie qual sua disponibilidade de tempo, conhecimento e orçamento para definir o melhor piso.
2. Qual a necessidade de cada cômodo?
Mais do que agradável esteticamente, um revestimento precisa oferecer conforto e, principalmente, segurança aos moradores. Antes de tudo, avalie quem irá compartilhar o apartamento com você. Idosos e crianças pequenas, por exemplo, podem correr mais riscos de queda, por isso, ambientes que costumam molhar - como banheiros e lavanderias - devem receber pisos antiderrapantes.
Além disso, avalie a questão de conforto. Cidades como São Paulo costumam ser mais frias no inverno, dessa forma, instalar um piso porcelanato nos quartos pode acabar atrapalhando o equilíbrio térmico do ambiente.
3. O que combina com seu estilo de decoração?
Seu novo piso precisa combinar com toda a decoração e com seu estilo pessoal. Por isso, ele é um elemento fundamental em seu projeto. O porcelanato, por exemplo, fica perfeito em ambientes mais modernos. Já a madeira combina com aquele toque rústico.
Veja algumas combinações rápidas. Mas, na dúvida, solicite apoio de um arquiteto ou designer de interiores que poderá indicar a melhor opção.
Estilo moderno
Pisos que combinam: porcelanato com acabamento polido e piso de cimento queimado.
Estilo clássico
Pisos que combinam: revestimentos com característica de madeira em tons médios e escuros.
Estilo rústico
Pisos que combinam: laminado ou vinílico que imita madeira de demolição, além do tradicional piso de madeira autêntico.
Estilo escandinavo
Pisos que combinam: madeira clara, como carvalho, e pisos laminados em tons neutros ficam ótimos.
Estilo industrial
Pisos que combinam: revestimentos que simulam o concreto são bem-vindos, como o cimento queimado.
4. Você tem tempo para manutenção ou quer algo prático?
Quando falamos de manutenção, nos referimos não só aos cuidados diários, mas a possíveis manutenções e trocas que você fará no futuro. Portanto, o ideal é optar por um que seja fácil de limpar e de trocar, caso ele sofra algum dano ou você queira mudar a decoração no futuro.
5. Como é o tráfego de cada ambiente?
Avaliar o tráfego de cada ambiente do seu apartamento é essencial para escolher o piso mais adequado. Áreas de alto tráfego, como a sala de estar, corredores e entrada, precisam de pisos que sejam duráveis e resistentes a riscos e desgastes.
Escolher o material certo para esses espaços não só prolonga a vida útil do piso, mas também mantém a aparência do ambiente sempre renovada.
7 tipos de piso para seu apartamento
Apartamentos pequenos precisam de soluções que criem a sensação de amplitude e fluidez. Por isso, trouxemos sete tipos de pisos que funcionam em qualquer estilo de apartamento, mas dão muito certo em espaços menores.
1. Piso laminado
O piso laminado é feito em HDF, um painel de madeira de alta densidade, e é conhecido por sua capacidade de imitar a aparência da madeira real, oferecendo uma alternativa mais acessível e prática.
É uma das escolhas mais populares para apartamentos, devido à combinação de estética atrativa, durabilidade e facilidade na manutenção.
Instalação - para alcançar um acabamento perfeito, o contrapiso tem que estar perfeitamente alinhado. Portanto, a aplicação deve ser feita por profissionais qualificados.
2. Piso vinílico em manta
2. Piso vinílico em manta
Pisos vinílicos combinam com apartamentos de qualquer tamanho. Eles são ótimos para quem quer um piso com visual amadeirado e que seja fácil de aplicar. Ele é feito de PVC, um material que é resistente à água, é hipoalergênico e também oferece conforto térmico.
Com exceção do box, ele pode ser aplicado em qualquer cômodo. No entanto, é mais indicado para locais com tráfego mais leve.
Instalação - este modelo vem em mantas que podem cobrir todo um ambiente. Para instalar, você só vai precisar de uma cola própria e estilete.
3. Piso vinílico duplo click
O piso vinílico duplo click é considerado um dos melhores tipos de piso para revestir e decorar todo o apartamento (exceto o box). Assim como o vinílico em manta, é resistente à água, hipoalergênico e oferece conforto térmico.
Além disso, é antiderrapante, resistente à chamas e oferece conforto acústico, ou seja, ajuda a reduzir ruídos.
Instalação: este piso é super fácil de aplicar, pois a instalação é feita por encaixe. Você não precisa de cola, apenas um estilete de qualidade, régua e martelo de borracha.
5. Cerâmica comum
As cerâmicas são a melhor opção para revestir ambientes úmidos, como banheiro e cozinha, ou que recebem a água das chuvas, como as varandas. Para estes espaços, escolha entre os vários tipos de piso antiderrapantes para ganhar mais segurança.
Você encontrará no mercado opções belíssimas e de fácil manutenção. O mesmo acontece com os porcelanatos, que você pode aplicar em quartos, salas e ambientes sociais.
4. Cerâmica comum
O piso de cerâmica é feito a partir de argila e outros materiais naturais, que são moldados e depois cozidos em altas temperaturas.
Para quem busca preço acessível, facilidade na manutenção e resistência à umidade, certamente a cerâmica é uma excelente aposta para ambientes como cozinha, banheiros, lavanderia e varandas. Mas, lembre-se de optar por pisos antiderrapantes para ganhar mais segurança.
Legenda: Inspiração de cozinha com piso de cerâmica. Crédito: Pinterest.
Instalação - assim como os laminados, você precisará de ajuda profissional.
5. Porcelanato
Outra opção cada vez mais popular é o porcelanato, que traz um toque de sofisticação aos ambientes. O material é extremamente versátil, podendo ser instalado em praticamente qualquer ambiente, desde salas de estar até banheiros e cozinhas.
Este revestimento possui diferentes acabamentos. O porcelanato polido, por exemplo, possui uma superfície lisa e brilhante. Já o acetinado é menos brilhante, mas também liso e suave. Já o rústico possui uma textura mais áspera e antiderrapante, ideal para áreas externas ou ambientes que requerem maior aderência.
Legenda: Inspiração de cozinha e sala de jantar com porcelanato polido. Crédito: Pinterest.
Instalação - a instalação do piso porcelanato deve ser feita por um profissional especializado.
6. Cimento queimado
Entre os tipos de pisos que oferecem um estilo mais moderno, o cimento queimado é uma opção bastante popular. Ele é feito a partir da aplicação de uma argamassa específica direto no chão original do apartamento.
O acabamento também varia, podendo ser liso, texturizado ou pigmentado com outras tonalidades, além do cinza que remete ao cimento original. Sua aparência minimalista e a ausência de rejuntes criam um efeito visual limpo e contínuo, ideal para ambientes clean.
Instalação - a instalação do cimento queimado deve ser feita por uma empresa ou profissional especializado.
7. Madeira
Apesar de ser um dos mais caros do mercado, este tipo de piso é um dos mais bonitos e sofisticados do mercado. Produzidos em madeira de lei, eles são resistentes, duráveis e trazem conforto e beleza para qualquer ambiente.
Instalação - também deve ser instalado por uma empresa especializada. Fique atento também à origem da madeira.
Conheça os empreendimentos da Construtora Canopus!
Gostou das nossas dicas de hoje? Então, você vai gostar de conhecer os empreendimentos da Canopus. Eles estão disponíveis em algumas das principais capitais e unem estilo, elegância, praticidade e segurança em infraestruturas impecáveis!
Desde materiais e acabamentos com o padrão de qualidade da construtora, até o lazer completo e outros espaços de uso comum, tudo foi projetado para proporcionar mais conforto e qualidade de vida.
Conheça tudo que a Canopus preparou para você. Acesse nosso site e escolha o que mais combina com seu estilo. Fale com nossos especialistas para agendar sua visita.