Tiny House: conheça o movimento que está ganhando adeptos
Tempo de leitura Postado em 18 de fevereiro de 2022Atualizado em 18 de janeiro de 2023
O que faz uma casa ser um lar? O que é realmente necessário na sua vida? Algumas dessas perguntas, um tanto quanto filosóficas, começam a construir nossa conversa sobre o Movimento Tiny House.
O minimalismo ou o conceito de menos é mais vem ganhando força de alguns anos para cá. Acontece que muitos começaram a questionar o real sentido de gastar com grandes espaços que nem sempre são utilizados, e nos afastar daquilo que é importante de verdade.
Sem dizer que grandes espaços pedem por preenchimento, que, por sua vez, pedem por um consumo que nem sempre é realmente consciente (a maioria não é). Tal consumo impacta diretamente nos recursos da natureza e em toda maneira que enxergamos a vida.
Mas como surgiu o Tiny House?
Antes de se basear em uma filosofia e estilo de vida, o movimento Tiny House começou como uma alternativa à crise econômica que atingiu os Estados Unidos em 2008.
Neste período, muitas pessoas acabaram perdendo suas casas, e o país, já habituado ao motor home, entendeu que poderia solucionar o problema de forma criativa.
As Tiny Houses não pagam impostos, o que já foi um alívio para o bolso dos americanos. E, a rigor, nem mesmo a posse de um terreno é necessária.
Logo, viver com o mínimo necessário e aproveitar os recursos que a própria natureza fornece passou a ser um conceito que chamou a atenção do Canadá e da Austrália.
E no Brasil, o Movimento Tiny House existe?
A ideia também tem sido bem recebida por aqui, no entanto, anda a passos mais curtos. Até mais ou menos 2018, quase nenhum construtor dominava ou conhecia o conceito.
Mas, desde então, mais e mais adeptos do Movimento Tiny House surgiram, mudando o cenário e atendendo a essa nova demanda de parte da sociedade.
O que são as Tiny Houses?
Bom, a tradução (casas bem pequenas) já entrega boa parte do conceito, mas nós vamos além: são casas totalmente funcionais, que não desperdiçam espaço e entregam o mesmo conforto experimentado em uma casa comum.
O visual lembra muito as casas construídas em contêineres, bem moduladas, sem curvas ou designs robustos. Mas, claro, isso não significa que sejam sem graça. Pelo contrário: tanto a parte externa quanto interna podem receber toda a criatividade possível.
Elas podem ser construídas sob rodas, garantindo mobilidade aos proprietários, podem ter janelas e sistema de ar condicionado. Por sinal, as Tiny Houses são minimalistas no tamanho, mas gigantes em tecnologia e comodidades.
Se você quer ter uma ideia do quanto, entender como uma Tiny House é feita, e como famílias inteiras podem viver em uma, recomendamos a série Movimento Tiny House, na Netflix, que acompanha a construção a partir das necessidades dos futuros moradores.
Como o movimento inspirou a gente?
Como falamos logo no início, o Movimento Tiny House não está ligado somente a uma necessidade, mas também às escolhas de uma vida mais saudável.
Pois sim, o espaço em que vivemos e o quanto esse espaço demanda da nossa vida e do nosso trabalho, pode ser estafante para muitas pessoas.
Viver de maneira mais simples, dentro de um espaço que seja suficiente, tem o poder de causar no nosso interior uma verdadeira mudança de hábitos.
Além de repensar o consumo desenfreado, a tendência é que você comece a buscar desde medidas sustentáveis até uma alimentação saudável, e uma forma melhor de viver a vida.
E nós pensamos: por que não trazer um pouco desse conceito para grandes centros urbanos? É só alinhar o máximo da sustentabilidade com a vida na cidade.
Você conhece a Today Smart Life? Vem cá que vamos te contar!
Nós entendemos que, dentro de uma grande cidade, para ser sustentável e prático, você precisa estar em uma localização privilegiada, ter preço acessível e contar com qualidade.
Ora, a localização não precisa ser necessariamente luxuosa para ser privilegiada. Mas buscamos estar em bairros conectados, vivos e que contem com grande infraestrutura de transporte, comércio e serviços.
Ter preço acessível é fundamental. Do contrário, o empreendimento torna-se interessante apenas para uma pequena parcela da população, o que não é sustentável.
E, claro, qualidade! Quando o edifício é construído com qualidade, você sabe que ele foi totalmente pensado para seu conforto, no seu dia a dia e para durar muito.
Queremos que você utilize seu tempo para aquilo que importa: sua família, seus amigos, seu estudo, seu trabalho. Queremos que você otimize seu tempo e seu dinheiro. Queremos você em um Today.
Quais são os diferenciais da Today Smart Life?
Nossa linha busca entender profundamente o que é qualidade de vida, e entrega todo esse conceito em forma de apartamento – seja para você viver ou investir.
Nas áreas comuns, você encontra elevadores com eficiência energética que geram economia. Nada de desperdiçar recursos por nada!
E sabe a água da chuva? Os prédios possuem um sistema de coleta para ser reutilizado para limpar as áreas do condomínio e até mesmo nas descargas.
Com os sensores de presença em todos os edifícios da Today, garantimos que a conta de luz será consideravelmente mais baixa se compararmos a quem deixa o tempo todo acesa.
As torneiras com temporizador incentivam o uso consciente da água, e o bicicletário é aquele estímulo que faltava para você colaborar com a natureza e com sua saúde.
Vale dizer que os edifícios da linha Today possuem infraestrutura completa para que você não precise investir de forma externa e possa encontrar nele tudo que precisa.
Aqui, você encontra salão de festas, churrasqueiras, lounge, lavanderia, coworking, mini market, espaço fitness, brinquedoteca, playground, piscina e muito mais!
Se você gostou da nossa linha e busca por apartamentos que entendam seu estilo de vida, é só clicar aqui para conhecer as opções que a Linha Today tem a oferecer a você.
E não se esqueça de seguir a gente no Instagram, pois sempre tem conteúdos diferentes e interessantes para você, que gosta de novidades.