Se você é um proprietário de imóveis para locação que deseja maximizar o retorno de seu investimento, já deve saber que encontrar o equilíbrio para o preço de aluguel pode ser um desafio.
Sabendo que essa é uma dificuldade comum, decidimos criar este artigo. Ele pode te ajudar a calcular o valor ideal de cobrança levando em consideração os diversos fatores que podem influenciar essa decisão.
Principais fatores que compõem o cálculo de um aluguel
É preciso ter muito cuidado na hora de calcular o preço de aluguel. Afinal, preços altos demais podem espantar possíveis inquilinos e preços baixos demais podem comprometer o retorno do seu investimento da forma que você planejou.
Sendo assim, fique atento a estes fatores e faça um cálculo justo, honesto e bom para todos.
1. Localização
O mercado imobiliário é altamente influenciado pela localização dos imóveis. Por isso, os preços de aluguel podem variar substancialmente de uma região para outra. O ideal é que você faça uma pesquisa detalhada na área onde sua propriedade está para saber quanto pode cobrar pela locação dela.
2. Valor de mercado
O valor de mercado da propriedade interfere no preço de aluguel. Portanto, um dos primeiros passos para fazer este cálculo é avaliar o valor de mercado da propriedade.
Você pode fazer isso pesquisando propriedades semelhantes na mesma área. Portais imobiliários e um corretor de imóveis podem te ajudar muito nesta etapa.
3. Despesas associadas
Despesas associadas à propriedade, como pagamentos mensais de hipoteca, taxas de condomínio, impostos, seguros e custos de manutenção têm impacto direto na precificação. Por isso, você deve somá-las para ter uma base realista para o preço de aluguel.
4. Custos envolvidos na cobrança de aluguel
Os custos associados à cobrança de aluguel, como honorários de corretores e despesas legais em caso de litígios, impactam na rentabilidade do investimento . Portanto, eles também devem ser incluídos na análise de precificação.
5. Comodidades e benefícios oferecidos
Quanto mais comodidades, vantagens e benefícios seu imóvel oferecer, maior pode ser o preço de aluguel. Entre elas estão espaços de lazer e de trabalho, como salões de festas e coworkings.
Variações locais no preço do aluguel: qual caminho seguir?
Talvez você esteja se perguntando: “Mas em uma mesma localidade, há variações nos preços de aluguéis de imóveis semelhantes. O que fazer?
Neste caso você precisa aprofundar e ampliar sua pesquisa para determinar o preço mais competitivo em sua área. Assim, você conhecerá a concorrência, as taxas de aluguel médias na região e poderá definir um preço mais atraente para seus inquilinos.
Desafios na hora de decidir o valor do aluguel
A definição do preço de aluguel pode enfrentar uma série de desafios. Aqui estão os mais comuns.
Flutuações na economia e no mercado imobiliário
O mercado imobiliário pode ser volátil e sofrer com as flutuações da economia. As taxas de juros ou desemprego, por exemplo, podem afetar a demanda por aluguéis. Sendo assim, é comum que os preços sofram variações de um ano para outro. Acompanhar essas flutuações e fazer estes ajustes pode ser bastante desafiador.
Condição do imóvel e custos de manutenção
O estado de conservação do imóvel pode influenciar significativamente no valor do aluguel. Assim, manter o imóvel em boas condições é importante para justificar um aluguel mais alto.
O segredo aqui é investimento contínuo em melhorias. Por isso, você precisa considerar os custos associados às despesas de manutenção, pois eles podem afetar sua margem de lucro e impactar no valor cobrado.
Concorrência
A quantidade de imóveis disponíveis para locação na área pode afetar o preço que você pode cobrar. Se houver muitos imóveis semelhantes disponíveis, você pode precisar ajustar seu preço para ser mais competitivo.
Políticas locais e legislação
Em algumas áreas, existem regulamentações e leis que limitam a quantidade de aumento que um proprietário pode aplicar ao aluguel. Sendo assim, é fundamental que você esteja ciente dessas regras locais e mantenha a cobrança dentro destes limites.
Negociação com Inquilinos
A negociação com os potenciais inquilinos também pode ser desafiadora. Encontrar um equilíbrio entre maximizar o lucro e atrair inquilinos qualificados pode ser um grande desafio.
Para superá-los, você pode realizar pesquisas de mercado e procurar orientação de profissionais imobiliários.
Dicas para facilitar o cálculo do valor do imóvel para locação
Até aqui você viu os fatores e desafios para precificação do aluguel. Agora você vai conhecer dicas que vão facilitar não só a definição do aluguel, como podem ajudar na escolha do imóvel perfeito, ou seja, aquele que vai trazer a rentabilidade que você procura.
1. Valor do aluguel e prestação do apartamento
Se você pretende comprar um imóvel para locação, uma abordagem interessante para determinar o preço de aluguel é considerar se o valor do aluguel cobre o pagamento da parcela do seu próprio apartamento.
Isso pode ajudar a avaliar o custo-benefício de ser inquilino em comparação com ser proprietário. Além disso, fazer esta “troca” pode ser realmente um grande negócio.
Sendo assim, analise os imóveis, as condições de financiamento e compare o valor da parcela com o valor do aluguel que você pretende cobrar.
2. Entenda o que os moradores consideram ao analisar a precificação do aluguel
Para determinar o preço de aluguel, tente entender o que os moradores valorizam em uma propriedade. De forma geral, eles avaliam:
- A propriedade possui comodidades especiais, como área de lazer ou proximidade com transporte público?
- A região é segura e oferece conveniências, como mercados e escolas?
- O imóvel está em boas condições e bem mantido?
Compreender essas preferências pode ajudar você decidir por um imóvel com estas características e estabelecer um preço competitivo que atraia mais locatários.
Você conhece a Linha Today Smart Life?
Se você está entre os investidores que buscam no mercado imobiliário de São Paulo imóveis para locação, vai encontrar nos apartamentos compactos e studios da linha Today excelentes oportunidades de investimento.
Além de bem localização e integrados à uma infraestrutura de serviços urbanos completa, eles possuem preços bastante acessíveis, são uma tendência em amplo crescimento, com grandes chances de valorização.
Você encontrará neles ótimas oportunidades junto a um público que valoriza o dinamismo dos hipercentros, como jovens solteiros, estudantes, profissionais e pessoas em viagem, casais sem filhos e idosos que precisam de pouco espaço.
Quer conhecer todos eles? Clique aqui para acessar a página dos empreendimentos e conhecer todas suas características e diferenciais. Em caso de dúvidas, fale com nossos especialistas.