Quem tem um imóvel ou tem a perspectiva de ter um, sabe o que valoriza um imóvel: o estado geral de conservação de um imóvel, se foi construído recentemente, se tem uma boa infraestrutura de serviços e comércios próximas, se está situado em bairros nobres da cidade, enfim, uma série de fatores.
Ao adquirir um apartamento com alguma dessas características, você já sabe que ele possivelmente estará em constante valorização.
No entanto, existem ainda outros fatores que influenciam tanto na queda quanto na ascensão dos preços no mercado imobiliário, e eles vão desde taxas até as características do bairro/cidade.
Neste post você conhecerá o que valoriza um imóvel e poderá fazer bons negócios no futuro, confira:
O que valoriza um imóvel quando falamos em taxas?
Se você perguntar para qualquer cidadão médio “o que valoriza um imóvel?” certamente ele irá responder algo como “impostos, taxas”, “localidade”, “conservação” e possivelmente citar algum diferencial do bairro.
Se pensarmos exclusivamente nas taxas e índices, cuja influência costuma ser muito forte na elevação de preços, podemos citar como principais:
- IGP-M: Índice Geral de Preços de Mercado, calculado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que a cada dez dias divulga também o mesmo índice com periodicidade decendial;
- IPCA: índice utilizado para observar as tendências da inflação (alta de preços, consequentemente), muito utilizado para investimento financeiro.
Veja também: Imóveis como investimento financeiro
Ranking do que valoriza um imóvel
Além das taxas, existe também o ranking do que valoriza um imóvel, que são os pontos que geram interesse em compradores e inquilinos. Basicamente, é como a lei da oferta e demanda.
Se você busca um apartamento cobiçado, terá que desembolsar um alto valor por ele, se outras pessoas também o desejarem, o preço tende a subir naturalmente. Afinal, o proprietário não irá perder a oportunidade de fechar um bom negócio. Isso é básico.
Sendo assim, quais fatores valorizam um imóvel na prática? Confira abaixo!
1 - Localização
Um dos aspectos mais importantes da avaliação de um imóvel é a sua localização. Bairros distantes, por exemplo, valem menos do que aqueles mais desejados, com infraestrutura completa de comércios e serviços no entorno.
Regiões centrais e de fácil acesso naturalmente serão mais procuradas e, por conta disso, valorizadas.
Quando falamos nessa valorização, pontos que contribuem para ela são:
- metrô/transporte público próximo ao empreendimento;
- mercados;
- shoppings;
- parques;
- praças;
- bares;
- restaurantes;
- escolas e hospitais.
2 - Condomínio
O que um condomínio tem a oferecer? Jardim, piscina, academia e outras áreas de lazer são cruciais para a valorização de um imóvel.
Ainda mais porque hoje as pessoas buscam ter espaços de lazer em seus condomínios.
Eles querem ter áreas onde possam relaxar ao ar livre, com seus filhos e animais de estimação seguros, e talvez até mesmo cultivar um jardim. Isto significa que uma área gourmet, área para animais de estimação, piscina ou uma vista agradável pode fazer uma grande diferença quando alguém está decidindo se vai comprar um imóvel.
3 - Mobilidade urbana
Aqui nós temos um ponto muito importante! Especialmente se considerarmos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Cidades grandes com as citadas costumam ter uma rotina agitada, com muita movimentação, o que gera trânsito e um longo tempo nos percursos.
Quer a prova? Hoje, quem mora em São Paulo e leva menos de uma hora para chegar ao trabalho pode se considerar residente de uma localização privilegiada.
Então, empreendimentos que estão bem localizados no mapa e possuem transporte público próximo ou acesso facilitado a rodovias e pontos de acessos da cidade tendem a ser bem valorizados.
4 - Segurança
A segurança residencial e patrimonial vem sendo uma preocupação constante e com as novas tecnologias de automação e segurança residencial, condomínios com portaria 24 horas estão sendo mais procurados que nunca.
Bairros seguros, com baixo índice de incidentes como furtos e afins são excelentes investimentos, visto que não param de valorizar e a procura é alta. Essa é uma boa dica para quem tem perfil de investidor.
Veja também: Você tem um perfil investidor? Saiba aqui!
5 - Metragem
Outro ponto importante sobre o que valoriza um imóvel é a sua metragem e divisão dos cômodos. Obviamente, quanto maior o empreendimento, mais caro ele será.
Além disso, a forma com que ele é construído também faz diferença. Apartamentos do tipo studio, por exemplo, têm uma proposta mais low cost, de fato, já que é voltado para estudantes ou solteiros.
Importante: Sempre vale a pena lembrar que adquirir um imóvel é um investimento sólido e confiável, mesmo nos momentos mais instáveis. Um imóvel próprio é um bem durável e um investimento seguro: a garantia de que você poderá morar ou até mesmo alugar para gerar uma renda.
Saiba mais: Cinco vantagens de comprar um apartamento na planta
Conheça a Linha Today Canopus para investidores
Agora que você já sabe o que valoriza um imóvel, dê o primeiro passo rumo a um investimento seguro e confiável: a Linha Today Canopus tem tudo que você precisa.
A Canopus tem mais de 50 anos de tradição, trazendo empreendimentos nas cidades mais importantes do país para investidores que procuram ótimas oportunidades de negócio.
Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro são capitais cosmopolitas e polos financeiros expressivos que, ano a ano, recebem novos moradores de todo o país.
Aproveite agora essa oportunidade! Conheça a Linha Today Canopus em São Paulo e faça investimento seguro e com muito potencial.
Canopus. Compromisso em cada detalhe.