Novembro Azul e o câncer de próstata: cuidado em todos os meses
Tempo de leitura Postado em 18 de fevereiro de 2022Atualizado em 17 de novembro de 2022
Infelizmente, muitos só recorrem ao médico quanto estão efetivamente doentes. O cuidado preventivo muitas vezes não faz parte do seu dia a dia, e é por isso que o Novembro Azul é dedicado a eles.
Para se ter ideia, dados do INCA afirmam que o câncer de próstata atinge em torno de 65 mil brasileiros por ano. A taxa de óbito chega a 13,6 para cada 100 mil homens.
Os dados são alarmantes, mas ainda mais alarmante é o fato de que as perdas poderiam ser minimizadas se exames e acompanhamentos médicos fossem feitos regularmente.
Neste sentido, com a intenção de chamar a atenção e conscientizar sobre o câncer de próstata, assim como a necessidade de se cuidar e ter ajuda, nasceu o Novembro Azul.
A primeira campanha aconteceu em 2003, lá na Austrália, e desde então tem ganhado cada vez mais força pelo globo, tal como acontece com o Outubro Rosa.
A campanha de conscientização percorre todo mês de novembro, alertando homens de todas as idades sobre os sintomas, as chances de cura e a desmistificação da doença.
Como parte da campanha do Novembro Azul, vamos falar bastante sobre o assunto, cobrindo sintomas, cuidados e como fazer para conseguir ajuda.
Fique conosco para ter bastante informação. Lembre-se de compartilhar o link com seus amigos e familiares – sejam homens ou mulheres – para que mais pessoas participem.
O que é o câncer de próstata?
A próstata é o órgão que trabalha para produzir os nutrientes e fluidos que formam o esperma. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto.
O câncer de próstata acaba se situando em uma área aleatória da glândula, e vai ocupando os lobos direito e esquerdo do órgão à medida que vai crescendo.
Assim, como outros tipos de câncer, o mesmo se desenvolve a partir da multiplicação desordenada de células, frequentemente causadas por mutações no código genético.
É, no entanto, muito importante lembrar que o câncer não é uma doença viral de qualquer tipo. Logo, não é transmitido por via oral, sexual, e menos ainda se trata de uma doença contagiosa.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Estima-se que um a cada seis homens desenvolverá a doença em algum momento da vida.
Mas vale lembrar que, devido aos métodos de diagnóstico precoce, como o toque retal, ultrassonografia e checagem de PSA, o resultado positivo não significa que será fatal.
A partir dos 40 anos, é de suma importância que os homens comecem a realizar exames todos os anos, pois o câncer de próstata nasce e se instala de forma silenciosa.
Inclusive, dados mostram que os sinais começam a ficar em evidência quando o tumor já está em fase avançada, dificultando o tratamento e diminuindo as chances de cura.
Na chamada fase avançada, os principais sintomas são:
dor óssea;
dores ao urinar;
vontade de urinar com frequência;
presença de sangue na urina e/ou sêmen.
Quando o homem deve procurar um médico?
A resposta correta é sempre. Como todo ser humano vivo, ir ao médico, realizar exames com frequência e buscar ajuda ao notar qualquer irregularidade no corpo, é primordial.
No entanto, quando fala-se de próstata, ainda há muitos mitos, e até mesmo vergonha pode passar pela cabeça de alguns. Mas isso é coisa do século passado. Se cuidar está muito mais na moda.
Os profissionais da medicina são treinados para não julgar, não praticar qualquer tipo de bullying e estão abertos para orientar e conversar sobre todos os assuntos.
Vale abrir um parêntese sobre este assunto: qualquer conduta fora disso, demonstra falta de ética profissional. Neste caso, procure o Conselho Regional de Medicina.
Ainda sobre a pergunta inicial, no entanto, homens que se enquadram em pelo menos um dos fatores abaixo, devem dobrar os cuidados com a própria saúde. São eles:
histórico de câncer na família;
homens negros tendem a sofrer mais com a incidência desse tipo de câncer;
obesidade.
Quais exames são realizados?
O exame mais popular e eficaz para a detecção de alterações no corpo que podem tratar de um câncer de próstata é o exame do toque retal.
Infelizmente, por razões que estão impressos nas estruturas da sociedade – especialmente a masculina – o exame do toque está envolto em centenas de falsas certezas.
Como dito anteriormente, o exame é rápido, não há qualquer conotação sexual envolvida e todos os homens devem realizá-lo. Quem não faz, coloca a si em risco por banalidade.
Em conjunto com o toque, existe a ultrassonografia e também o exame de sangue. O médico pode ainda solicitar outros exames complementares, mas isso dependerá da linha de investigação de cada Urologista.
Em caso positivo, como é o tratamento?
Isso dependerá do estágio do tumor, da idade do paciente e do quadro geral de saúde em que o mesmo se encontra. Mas nem todos os cenários requerem tratamento imediato.
No geral, o procedimento para o tratamento do câncer de próstata envolve cirurgia, radioterapia e/ou terapia hormonal.
Vale a pena conversar com seu médico e pedir todas as informações para encontrar a melhor decisão para você.
Existe prevenção para o câncer de próstata?
É de amplo conhecimento que manter uma vida saudável é o melhor caminho para evitar o câncer de próstata, assim como diversas outras doenças.
Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável, ficar de olho no peso, não fumar e maneirar na bebida são os passos mais comuns para uma vida plena.
Vale a pena procurar um nutricionista para que o mesmo indique uma alimentação balanceada e que contemple alimentos que evitem o desenvolvimento do câncer.
Também é primordial que, pelo menos uma vez ao ano, você realize um check-up. Um Clínico Geral pode pedir uma bateria de exames e encaminhá-lo para outros colegas.
Falar sobre o câncer de próstata não precisa ser um assunto assustador, principalmente se você procura se cuidar da melhor forma possível. É por isso que existe o Novembro Azul.
Deixe velhos estigmas para lá e lembre-se que há muitas pessoas ao seu redor que te querem por aqui, saudável e por muito mais tempo. Cuide-se!