Decoração vintage: charme e estilo que nunca saem de moda!
Tempo de leitura Postado em 19 de abril de 2023
Seja em um projeto completo ou em retoques aqui e ali usando objetos e móveis de outras épocas, a decoração vintage está sempre em alta. Como cada um de nós tem um estilo próprio e as peças usadas são, na maioria das vezes, exclusivas, o resultado é sempre original.
Se o estilo vintage te interessa ou se você não tem ideia de como aplicá-lo à decoração de sua casa, confira essas informações e dicas para criar ambientes personalizados, únicos e muito charmosos.
O que é decoração vintage?
O estilo vintage se caracteriza pelo resgate e uso de peças antigas, que podem ter sido restauradas, mas não perderam suas características e seu design original. Atualmente, ele é aplicado em roupas, calçados, objetos de decoração e mobiliário.
A decoração vintage segue este estilo, fazendo referências ao período que vai dos anos 1920 a 1980. Ela usa verdadeiras relíquias que foram passadas de pai para filho ou garimpadas em lojas especializadas, como os antiquários e brechós.
Onde e quando surgiu o estilo vintage de decoração?
O estilo de decoração vintage teve origem na II Guerra Mundial, quando a escassez pós-guerra fez com que as pessoas vivessem e decorassem suas casas com o que tinham em mãos.
Eles consertavam e reutilizavam a maioria dos artigos domésticos, principalmente móveis antigos. Valorizavam também a praticidade, as peças feitas à mão, como objetos de decoração artesanais, colchas de patchwork e itens feitos em croché.
Por isso, mais do que uma decoração, ele representava uma forma de viver. Atualmente, a decoração vintage é muito popular em todo o mundo e continua inspirando designers e decoradores.
Qual é a origem da palavra vintage?
A palavra vintage vem do inglês e está relacionada a boas colheitas de vinho. “Vint” significa safra de uvas e "age", idade. Ela está associada também ao vinho do porto, que quanto mais antigo, melhor é.
Portanto, vintage faz referência ao que tem qualidade, é clássico, nostálgico, duradouro e valoroso.
Decoração vintage e retrô são a mesma coisa?
Apesar de muitas pessoas pensarem que sim, a verdade é que são duas formas diferentes de usar referências do passado.
Como você viu, a decoração vintage usa móveis, objetos de decoração e artefatos originais. O retrô, por sua vez, é um estilo inspirado em peças antigas ou mais recentes, como dos anos 70 e 80.
No caso do retrô, os móveis, peças e acessórios geralmente são novos e criados com objetivo de imitar o estilo de decoração de uma época.
Para diferenciar um do outro, faça esta análise: se for original, é vintage, mas se for uma releitura, é retrô.
O que não pode faltar em uma decoração vintage?
Uma decoração vintage precisa ter elementos que representem a decoração de uma determinada época.
1. Mobiliário
Os móveis são os elementos mais marcantes em uma decoração vintage.
Enquanto nas décadas de 20 e 30 eles eram clássicos, luxuosos, escuros e detalhados, nas décadas de 40 a 60 eles eram mais leves, práticos e em cores claras.
Na contra-mão disso, os anos 70 trouxeram uma explosão de cores e móveis muito marcantes, como os móveis com pés de palito.
Por isso, use cadeiras e móveis de época que sejam bonitos e de boa qualidade. Eles trarão a caracterização e um charme inconfundível para sua decoração.
2. Objetos de coleção
Em todos os estilos de decoração, os objetos decorativos são fundamentais. No entanto, a decoração vintage pede grandes clássicos, que são os objetos de coleção.
Entre eles estão itens charmosos como os aparelhos de rádio antigos, as TVs de tubo, máquinas de escrever, vitrolas e telefones de disco.
Quando for escolher, lembre-se também dos discos de vinil, tapetes, cristais, relógios, porta-retratos, quadros, porcelanas e utensílios de cozinha.
Invista neles, pois eles têm o poder de deixar o ambiente ainda mais interessante e caracterizado.
3. Espelhos
Existem lindas peças com moldura dourada, de ferro, de madeira, quadrado, retangulares, em forma de mosaico e muitos outros modelos e estilos. Dependendo da época que você escolher, quanto mais oxidado e manchado for um espelho, mais bonito será o resultado.
4. Papéis de parede
Estampas florais, com listras ou geométricas, por exemplo, foram muito usadas nos anos 50 e 60. Por outro lado, os arabescos e estampas românticas representam os períodos anteriores.
Não abra mão dos papéis de parede, pois eles reforçam o estilo de época e personalizam ainda mais o seu ambiente.
5. Iluminação
A luz dá destaque a móveis, quadros, objetos, divide ambientes e os deixa mais elegantes. Usada da forma certa, ela pode trazer a sensação de aconchego e bem comuns a uma decoração vintage.
Por isso, use as luminárias certas para destacar os itens da decoração e criar os ambientes que você quer. Entre elas estão abajures, candelabros, lustres pendentes, luminárias de piso e tudo o que for preciso para deixar o ambiente mais elegante e acolhedor.
6. Cores
De forma geral, os tons pastéis e neutros, como o bege, cinza, rosa queimado, salmão, lilás, verde água e azul turquesa, são cores clássicas da decoração vintage.
No entanto, assim como os outros itens, elas também sofrem influência do período. Se sua decoração vintage tiver como referência os anos 70, as cores podem ser vibrantes, fortes e marcantes.
O ideal é utilizá-las em paredes, pisos, tetos, revestimentos e outros detalhes da decoração, mas sempre observando o tamanho do ambiente.
Qual Canopus você vai decorar com o estilo vintage de decoração?
Já está pensando na decoração antes de comprar o seu Canopus? Tudo bem, a gente te entende! Afinal, planejar o lugar que vai ser o nosso canto, nosso lar é realmente algo estimulante.
A Canopus sabe disso e por isso entrega empreendimentos com o padrão de qualidade da empresa para que as pessoas possam realizar este sonho com muita tranquilidade, satisfação e segurança.
Seja em Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou São Paulo, estamos aqui para te ajudar a escolher o apartamento Canopus que mais combina com você.
Acesse nosso site para conhecer nossos empreendimentos e fale com nossos especialistas. Eles vão esclarecer suas dúvidas e fornecer todo o suporte que você precisar para realizar este sonho. Será muito bom fazer parte de sua caminhada.