O final do ano sempre gera expectativa nas áreas de design, moda e decoração, uma vez que é nesta época em que é divulgada a Cor do Ano Pantone que ditará as tendências no ano seguinte.
A cor do ano é escolhida anualmente pela Pantone Color Institute, que sempre se baseia em pesquisas que analisam as tendências emocionais e culturais do momento. Inspirado pela natureza, numa mistura entre o virtual e o real, o instituto estabeleceu que a cor do ano Pantone em 2023 será o Viva Magenta.
Um vermelho rosado, o Viva Magenta impulsiona a alegria e o otimismo e evidencia a autoexpressão. Já pensou em usar esse tom na decoração do seu apartamento? Então continue a leitura para conferir dicas de aplicação da cor em ambientes, tecidos e objetos, ajudando a trazer personalidade para o seu lar.
Cor do ano Pantone: Conheça a Viva Magenta
O nome completo da cor do ano Pantone para 2023 é 18-1750 Viva Magenta. O tom lembra um vermelho com tons rosados.
A inspiração para a escolha veio da cochonilha, um inseto que produz o ácido carmínico, um dos mais preciosos corantes naturais existentes, assim como um dos mais fortes e brilhantes.
Considerando que o Viva Magenta é uma cor híbrida, que transita entre o real e o virtual, o instituto Pantone deu um passo adiante e criou também o Magentaverso, exaltando a mistura entre a criatividade humana e a Inteligência Artificial.
Em 2022, por exemplo, a cor Very Peri buscou exaltar a capacidade de inovar e a criatividade pessoal, através de uma tonalidade criada do zero e que mistura violeta com azul.
Com o Viva Magenta, então, não é diferente. A cor do ano Pantone em 2023 busca se reconectar com a natureza em um mundo marcado pela tecnologia, além de incentivar a experimentação e a criatividade após os anos mais difíceis do coronavírus.
Entendida como audaciosa, bem-humorada e corajosa, a cor do ano Pantone para 2023 também evoca alegria, incentivando a experimentação e a autoexpressão, seja na moda, no design ou até mesmo na decoração.
Como integrar cores na decoração? Confira 6 dicas infalíveis!
A seguir, daremos dicas de como você pode combinar a cor Viva Magenta na decoração do seu apartamento, garantindo que o seu lar fique em alta com as tendências do momento. Mas antes, vale entender como integrar as cores ao decorar, principalmente quando se leva em conta que o Viva Magenta é uma tonalidade potente, que se destaca no ambiente.
Comece com uma base neutra
Como dissemos acima, o Viva Magenta é uma cor que chama bastante a atenção. Para quem segue um estilo de decoração mais clássico e não está acostumado com tonalidades mais fortes como essa, a dica é começar com uma base neutra, escolhendo cores como branco, bege ou cinza para as paredes e o piso e deixar o colorido para os objetos decorativos. Desse modo, será facilitada a renovação da decoração de tempos em tempos.
Escolha um foco de cor
Para dar um passo adiante na integração de cores, outra ideia é escolher um foco para a tonalidade em destaque, que pode ser o sofá, a cabeceira da cama, uma estante ou até mesmo uma parede. Com o foco escolhido, ficará mais fácil eleger objetos para complementar o ambiente e não se corre o risco de “pesar” a decoração.
Tenha uma visão do espaço
É importante que você tenha uma visão geral do ambiente antes de integrar as cores na decoração, uma vez que um décor colorido traz bastante personalidade.
Entenda o que você quer transmitir
Além de embelezar os ambientes, as cores também são capazes de transmitir diferentes sensações. Por isso, é preciso entender qual sentimento você quer que o cômodo exale antes de definir a cartela de cores. Levando em conta que o Viva Magenta é da família dos vermelhos e transmite energia, paixão, desejo e poder, pode ser interessante incluí-la na decoração do quarto de casal, por exemplo.
Não tenha medo de ousar
Ambientes coloridos remetem a ousadia, mas nem por isso você deve ter medo de inserir cores vibrantes na sua decoração. Embora as dicas que trouxemos possam ser um guia importante na hora de compor os cômodos, o que deve imperar na escolha de cores são a sua intuição e as suas preferências. Combine sem medo de errar, usando peças de arte, o círculo cromático e até outras casas como referência.
Aposte em texturas diferentes para a mesma cor
Na hora de aplicar o Viva Magenta na decoração, não necessariamente você precisa combiná-lo com outras cores. Uma possibilidade interessante é repetir a cor do ano Pantone pelo ambiente através de texturas diferentes, para garantir que o décor fique mais dinâmico. Um exemplo seria combinar um tapete felpudo com um aparador laqueado.
Onde aplicar a cor Viva Magenta na decoração
Depois da teoria, é hora da prática. Vamos falar então sobre possibilidades reais de você usar o Viva Magenta na decoração do seu apartamento, com dicas para diferentes personalidades e orçamentos, desde pintura até objetos decorativos.
Pintar a parede
Como dissemos anteriormente, uma possibilidade de deixar o seu apartamento mais colorido é pintando as paredes. Para quem não quer ousar tanto, a dica é pintar somente uma superfície, e fazer dela o ponto focal do ambiente. Para um décor mais impactante, vale pintar todas as paredes de um cômodo com o Viva Magenta.
Pintar o teto como ponto de destaque
Em alguns casos, cores mais fortes podem dar a sensação de que os ambientes são menores. Por isso, recomenda-se utilizar essa tonalidade no teto somente em ambientes mais amplos. Em apartamentos pequenos, o resultado pode ser uma percepção indesejável de rebaixamento do teto.
Utilizar em objetos
Tanto para quem quer usar as cores aos poucos quanto para as pessoas que gostam de mudar a decoração de tempos em tempos, a pintura pode não ser a melhor escolha. Então, colorir o ambiente através dos objetos de decoração é a opção mais indicada.
Tapetes
Para inserir o Viva Magenta através dos objetos de decoração, uma dica é investir em um tapete desta tonalidade, ou que tenha a cor na estampa.
Quadros
O Viva Magenta também pode se fazer presente por meio de quadros. A cor pode aparecer nas obras de arte ou apenas nas molduras.
Almofadas
A principal vantagem de decorar com almofadas coloridas é que, caso você enjoe da cor, basta trocar a capa de forma prática e barata.
Cortinas
Em geral, as pessoas optam por instalar cortinas de cores neutras, isso às vezes é até uma recomendação do condomínio. Mas se no seu prédio não houver nenhuma restrição neste sentido, vale substituir a tradicional cortina branca ou bege por um tecido na cor Viva Magenta, garantindo um toque de personalidade e sofisticação ao ambiente.
Agora que você já sabe como utilizar a cor do ano Pantone no seu lar, conheça os empreendimentos da Canopus e conquiste o apartamento dos sonhos para decorar do seu jeito!