Conheça as tendências de mobilidade em São Paulo para 2022

test

Nos últimos dois anos, a nossa preocupação mudou drasticamente, especialmente por causa da pandemia. Assuntos relacionados à saúde, alimentação saudável, exercício físico e mobilidade, viraram tendência e se tornaram prioridade na sociedade. 

A mobilidade, nas grandes cidades como São Paulo, pode ser motivo de preocupação entre as pessoas, já que normalmente não há tanto investimento nesses espaços e não é tão seguro para quem escolhe ser ciclista nas grandes vias de São Paulo. Entretanto, felizmente, há novas soluções e tendências em 2022 para a mobilidade urbana. 

Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre isso, mostrando as soluções e como elas podem te ajudar a se proteger e a se deslocar por São Paulo.

Trajetos e horários de pico

Uma das principais preocupações em torno da mobilidade, depois da pandemia causada pelo coronavírus, está justamente nas aglomerações. E, convenhamos, aglomeração é algo totalmente normal, principalmente nas grandes cidades, quando a conversa é em torno dos transportes públicos.

A realidade vivida por muitos, no entanto, ganha um novo alívio com a possibilidade de entender novos trajetos possíveis e prever lotações. O próprio Google Maps entrega ao usuário opções de trajetos quando ele escolhe se deslocar entre pontos A e B, podendo escolher até o horário em que o fará.

A ferramenta consegue dizer o tempo entre os pontos e a hora estimada de chegada, te dando a ideia de trânsito, além da capacidade de se programar. Além disso, o Google Maps é gratuito, prático, fácil e pode ser instalado em qualquer celular, com qualquer sistema operacional – uma verdadeira mão na roda!

A mobilidade urbana em São Paulo nunca foi tão intensa

E continuará sendo! Talvez, mas esperamos que não!, o famoso trânsito da maior cidade do Brasil se transfira para as ciclovias que cortam o local. Essa, que é a opção mais saudável de deslocamento, ganha cada dia mais adeptos que percebem que, com um pouco de organização, é super possível andar de bike.

Além do meio ambiente e do corpo agradecerem, se deslocar pela cidade de bicicleta também evita o encontro de muitas pessoas em lugares fechados. Patinetes, bicicletas elétricas e monociclos também entram aqui, visto que permitem o deslocamento entre pontos distantes, e que, assim como a bike tradicional, evita muito contato com outras pessoas.

 

Ciclovia próxima ao Today Moema – Construtora Canopus

Menos contato e menos papel para se deslocar

Como falamos no início da nossa conversa, muitas soluções se apressaram para garantir segurança e comodidade neste cenário pandêmico. Afinal, com tantas incertezas em torno do vírus, o que der para ser feito para diminuir as chances de contágio, todo mundo aceita feliz, certo? E foi esse o caso do bilhete de transporte público e até mesmo cédulas de dinheiro, que foram (e estão sendo) substituídas por aplicativos de celular.

Agora você consegue pagar pelo transporte público com seu cartão de crédito, por aproximação direto na catraca ou usando app e QR Codes. Em São Paulo, existe o aplicativo TOP, por exemplo, em que você realiza um cadastro e consegue comprar bilhetes para o metrô e CPTM por lá. Pagando pelo cartão de crédito ou Pix, o bilhete aparece disponível para uso na hora, e é só aproximar o celular do leitor da catraca para garantir sua viagem.

Transporte por aplicativo

Os apps para pedir motoristas ganharam enorme evidência nestes últimos anos, já que é a solução para quem busca fugir das lotações costumeiras. Eles realmente transformaram a mobilidade nas capitais do país.

Com tarifas que ficaram mais convidativas, o público entendeu que era mais jogo seguir com um transporte privativo, que, em teoria, é ainda mais seguro do que o coletivo nesse momento de pandemia. Então, a demanda aumentou, mas com ela também o número de ofertas. 

Mais aplicativos surgiram e outros buscaram evoluir seu produto. Seja oferecendo mais informações para seus usuários, garantindo maior segurança, mais conforto ou mais disponibilidade, cada um tem suas vantagens.

 

Morar em lugares privilegiados e perto de tudo

Embora não esteja ligada à tecnologia, optar por morar em lugares mais estratégicos com certeza é uma das grandes tendências do ano. As pessoas querem cada dia mais viver com comodidade e evitar grandes deslocamentos para fazer o básico: desde ir ao trabalho até às compras.

Estar perto do comércio, hospitais, clínicas, cursos, faculdades, mercados, farmácias, além de opções de entretenimento é o novo tudo de bom, e essa tendência só tende a aumentar nos próximos anos. Esperamos que não por causa da pandemia, mas por um novo estilo de vida, onde tudo pode ser mais fácil.

Morar perto de todos os pontos mencionados faz com que você consiga fazer centenas de tarefas a pé, de bike ou a curtos trajetos de transporte. Pode não parecer logo de cara, mas se você parar para pensar bem, isso garante menos gastos, mais qualidade de vida e maior segurança para você.

E essa é exatamente a proposta do Today Smart Life, nossa linha que quer deixar a vida mais otimizada e mais prática para você, que está presente em lugares estratégicos, escolhidos a dedo, com preços acessíveis e apartamentos incríveis.

Com espaços bem planejados para atender seu dia a dia com praticidade e conforto, o próprio edifício se ocupa em oferecer diversas possibilidades. Isso envolve uma área de lazer completa, com piscina e academia, lavanderia, coworking, mini market e muito mais. Além de contar com um bicicletário para você guardar seu novo meio de locomoção!

 

Perspectiva artística do bicicletário do Today Vila Mariana – Construtora Canopus

Como você pôde ver, são diversas as tendências para a mobilidade em São Paulo em 2022, com muitas soluções ainda no forno. Esperamos que você tenha gostado da nossa troca, e que ainda esse ano consiga viver do jeitinho que sempre sonhou!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen