Como organizar mudança de apartamento: 8 dicas valiosas!
Tempo de leitura Postado em 08 de julho de 2023
Mudar de casa, endereço, conhecer novos lugares e vizinhanças é sempre uma delícia, mas o processo de organização dos itens pode ser cansativo e estressante. Então, o que acha de conhecer dicas valiosas sobre como organizar mudança de apartamento?
Elas são práticas, úteis e farão com que tanto a preparação, quanto a organização no novo apê, sejam muito fáceis, simples e rápidas. Continue com a gente e aprenda a fazer uma mudança mais leve e prática!
1. Planeje e tenha um checklist
Não importa quão boa seja nossa memória e capacidade de organização, mudanças sempre mexem com nossas emoções. Isso pode nos levar a calcular errado o número de dias para preparar tudo, assim como a quantidade de caixas para embalar todas as nossas coisas.
Portanto, escolha sua ferramenta de planejamento. Pode ser um app no celular, uma planilha no Excel ou a boa e velha agenda de anotações. O importante é registrar cada passo que você precisa dar, todos os lugares que precisa ir, contatos que precisa fazer ou o que precisa comprar.
Dica: Prepare-se com antecedência!
Quando for planejar a compra de seu apartamento, coloque no planejamento uma previsão de gastos adicionais, como a mudança e a compra de novos móveis.
Se for contratar uma empresa de mudanças, faça cotações e contatos o quanto antes para garantir que eles tenham disponibilidade na data.
Se está comprando tudo novo, contrate um self storage. É muito bom poder deixar tudo organizado e bem guardado em um único lugar.
2. Desapegue do que não usa mais
Sabe aquelas peças de roupas e objetos que a gente acumula dentro dos armários e guarda-roupas e nunca usa? Que tal começar a vida nova se desapegando delas e abrindo espaço para coisas novas?
Além de ajudar a organizar a mudança de apartamento, isso vai diminuir o volume a ser transportado e abrirá mais espaço no apartamento novo.
3. Ao organizar mudança de apartamento, separe os objetos de valor
Objetos de valor, como joias, notebooks, computadores, violões, guitarras e tudo mais que tenha valor emocional ou financeiro, devem ir com você. Eles são mais fáceis de serem extraviados ou danificados, e, por isso, merecem um cuidado adicional.
4. Antes de organizar mudança de apartamento…
Meça todos os cômodos do novo apê
Como você se sentiria ao chegar no apartamento novo e descobrisse que sua geladeira de porta dupla é larga demais para passar pela porta de entrada? Ou se percebesse que seu sofá é grande demais para o cômodo onde vai ficar?
Pois é! O ideal é medir tudo que você tem antes de ir. Assim, você pode decidir sobre comprar um móvel novo, pensar na organização dos espaços ou contratar profissionais para soltar e recolocar as portas de sua geladeira.
Conheça bem o local
Este é um cuidado que você precisa ter principalmente na hora de escolher o seu imóvel. Analise bem o local, veja como é a infraestrutura, a segurança e as opções de lazer. Isso é tão importante quanto o apê que você está comprando.
5. Como organizar mudança de apartamento usando caixas?
Para organizar seu apartamento novo de forma tranquila e rápida, acondicione todos os seus pertences em caixas. No entanto, não coloque tudo de qualquer jeito. Siga estas dicas para ganhar tempo e evitar prejuízos.
# Separe por tipo de ambiente e por itens
Estabeleça critérios para fazer as embalagens e comece pelos itens que usa menos ou que não precisará imediatamente logo após a mudança.
Embale os objetos frágeis e resistentes em caixas separadas, de acordo com seu tamanho. Porta-retratos e objetivos de vidro, por exemplo, devem ir em caixas menores. Coloque etiquetas com a palavra “frágil” e setas indicando para que lado elas devem ser transportadas.
Cada morador deve ter suas próprias caixas, com etiquetas indicando nome e conteúdo, como “Coleção de carros - quarto do Gabriel”, “Materiais de Lettering - quarto da Júlia”, “Sapatos - Quarto da Carol”, “Caixa do pet” e assim por diante.
Faça o mesmo para todos os cômodos. Isso facilita o desempacotamento e a organização.
# Não sobrecarregue as caixas.
Imagine embalar seu aparelho de jantar em plástico bolha e colocá-lo dentro de uma caixa que não consegue protegê-lo ou suportar seu peso. Com a movimentação da mudança, ela pode rasgar o fundo e as laterais.
Além de expor o que tem dentro, você pode ter prejuízos enormes. Por isso, não sobrecarregue as caixas e escolha tamanhos e resistências variadas para acomodar tudo que você tem.
# Dicas importantes!
Use lacres e fitas adesivas de qualidade;
Use e abuse de plástico bolha, jornais, papelão e tudo mais que puder garantir a integridade de seus objetos;
Coloque etiquetas em tudo. Elas devem ficar nas quatro laterais das caixas para facilitar a identificação;
As roupas podem ir em malas;
Consulte se a empresa transportadora fornece as caixas e se há cobrança adicional por isso.
6. Separe um kit de sobrevivência
Ao organizar mudança de apartamento, tenha um kit para usar antes e depois da mudança. Assim, você tem o que precisa à mão e não precisa ficar abrindo tudo novamente.
7. Para montar os móveis
Aqui você tem duas opções: adquirir uma parafusadeira e uma boa caixa de ferramentas ou contratar profissionais para fazer isso. Na segunda opção você ganha tempo, não se cansa e não corre riscos.
# Dica antiestresse!
Ao organizar a mudança de apartamento, prepare uma caixa para guardar pacotinhos com parafusos e outros itens pequenos dos móveis que foram desmontados. Leve com você ou guarde em um local fácil de achar.
8. Prepare uma mala ou mochila com itens de uso diário
Nos primeiros dias é difícil encontrar tudo com facilidade. Por isso, prepare uma mala com roupas e itens de uso pessoal, como toalhas, roupas de cama, sabonetes, shampoos e algumas roupas. Assim, você não precisará abrir caixas e malas para encontrar o que precisa.
Canopus: apartamentos sob medida para você!
Agora que você conheceu dicas para organizar mudança de apartamento, está na hora de conhecer seu próximo endereço. Ele está em um dos empreendimentos da Canopus, nos melhores bairros de algumas das principais capitais do Brasil.
Você vai se apaixonar pelos apartamentos com o padrão de qualidade da construtora, além de ter uma excelente infraestrutura de serviços, segurança e lazer completo.