Tempo de leitura Postado em 03 de fevereiro de 2024Atualizado em 25 de junho de 2024
O bairro Santo Agostinho é procurado por quem deseja ter disponibilidade de comércios na porta de casa com a segurança e tranquilidade de um bairro de alto padrão. A região é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte e encanta pela sua atmosfera cosmopolita e a rica história. Essa, inclusive, é uma das suas principais características: a mistura entre tradição e modernidade.
Onde fica o bairro Santo Agostinho?
O Santo Agostinho se encontra na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Situado em uma área estratégica da cidade, é conhecido por sua localização privilegiada, próxima ao centro e a importantes vias de acesso.
No mapa, o Santo Agostinho forma uma espécie de triângulo, delimitado pela Av. Amazonas, Av. Olegário Maciel e Av. do Contorno. Faz divisa com os bairros Lourdes, Barro Preto, Gutierrez, Cidade Jardim e Prado, além do próprio centro da cidade.
Este bairro, atualmente, é um dos queridinhos da capital mineira. Dados da Prefeitura de Belo Horizonte mostram que a região reúne 9.881 moradores distribuídos em 3.922 domicílios.
Hoje, o Santo Agostinho é considerado um bairro nobre de Belo Horizonte, mas nem sempre foi assim. Nas primeiras décadas do século XXI, a região era pouco ocupada e, as casas que haviam, tinham condições precárias e ficavam à margem de dois córregos que passavam por ali. Ao longo das décadas, a população foi realocada pela Prefeitura e somente na década de 1930 é que o bairro, juntamente com Lourdes, passou a ser valorizado.
"As antigas moradias precárias deram lugar a elegantes casarões a partir do final da década de 1920. Os córregos passaram a ser canalizados, dando origem a ruas e avenidas. Com o intenso crescimento da cidade, as elegantes casas dos bairros Lourdes e Santo Agostinho foram substituídas por prédios, especialmente depois da década de 1970", conta o livro Histórias de Bairros, que integra o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.
O que fazer no Santo Agostinho?
O Santo Agostinho também é um polo cultural, abrigando teatros, cinemas e centros culturais que oferecem uma programação rica em espetáculos artísticos. Além disso, a proximidade com o Mercado Central e o Parque Municipal enriquece a experiência de viver na região.
Contato com a natureza
Quem mora no bairro poderá fazer relaxantes caminhadas no Parque Rosinha Cadar, inaugurado em 1994. Com quase sete mil metros quadrados, o local é um refúgio natural e sua vegetação inclui jaca, mangueira, pau-rei, jambo, bambus e outras plantas. Possui ainda bancos, mesas de jogos e equipamentos de ginástica.
A menos de 2 quilômetros de distância, está a tradicional Praça da Liberdade - construída entre 1985 e 1987 - considerada um dos principais cartões-postais da capital mineira. Possui uma vegetação vasta, além de receber constantemente feiras livres.
O Parque Rosinha Cadar também está próximo ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, inaugurado em 1897, e considerado o patrimônio ambiental mais antigo da capital. Possui uma área de 182 mil metros quadrados repleta de flora diversificada, que atraem borboletas e outros animais ao longo do dia. É ideal para a prática esportiva, passeios em família ou simplesmente relaxar no final da tarde após o trabalho.
A Praça Carlos Chagas, conhecida também como Praça da Assembleia, é outro lugar incrível para caminhar, passear com cachorros ou levar as crianças para se divertirem. Nela você contará com brinquedos, espaço de socialização para idosos, pista de caminhada e uma academia a céu aberto. É a segunda maior praça de Belo Horizonte.
Cultura
Este bairro é um convite para viver a cultura brasileira. No Santo Agostinho, você encontrará o Teatro da Assembleia e o Teatro Santo Agostinho.
Apesar de não contar com nenhum museu em meio às suas ruas, fica a poucos minutos de locais importantes, como o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, Casa Fiat de Cultura, Museu das Minas e do Metal, Espaço do Conhecimento UFMG e Centro de Arte Popular.
Gastronomia
Um dos pontos altos do Santo Agostinho é o shopping DiamondMall, que possui diversas opções gastronômicas, como o delicioso sorvete Bacio di Latte e as carnes argentinas do Cabaña Restaurante.
Perto dali, os moradores poderão também se deliciar com uma tradicional comida chinesa no Macau ou aproveitar pratos executivos no Mercearia 130 Lourdes. Outras opções se destacam, como o Dona Fulô BH e o Restaurante Maurizio Gallo.
Apartamentos à venda em Belo Horizonte
O Santo Agostinho é conhecido pelos apartamentos de alto padrão - característica dos empreendimentos Canopus na cidade de Belo Horizonte.
Conheça nossos apartamentos:
Infinity Art Residences
Legenda: Foto da piscina externa do Infinity Canopus.
Pronto para morar, conta com plantas de 173 m² e 4 quartos. Os moradores terão à disposição 4 vagas de garagem para maior comodidade no dia a dia. Está localizado na Rua São Domingos do Prata, em Santo Antônio. Nos arredores, estão: Minas Tênis Clube I, Mackenzie Esporte Clube, Shopping Pátio Savassi e diversos comércios e facilidades, como academias e colégios.