Tempo de leitura Postado em 06 de abril de 2024Atualizado em 25 de junho de 2024
Cafeteira italiana, prensa francesa, modelo elétrico. Hoje, existem inúmeros tipos de cafeteiras que ajudam no preparo de cafés tradicionais e gourmet. Descubra qual a melhor para cada momento.
Para quem é apaixonado por café, a bebida não é apenas uma opção para acompanhar o lanche da manhã ou dar um ânimo extra no meio do trabalho. É um ritual para ressaltar o aroma e sabor de cada grão, e as cafeteiras cumprem o principal papel nesta tarefa.
Porém, assim como existe uma grande variedade de grãos, que vão da torra clara até a torra escura, há também diversas opções de cafeteiras, desde aquelas que funcionam manualmente até as modernas com o uso de cápsulas.
Saber a utilização de cada uma e os diferenciais ajudará você na missão de escolher o melhor equipamento para o seu apartamento.
Tipos de cafeteiras: confira as principais
As cafeteiras, em suas formas diversas, desempenham um papel central nessa jornada de transformar grãos de café em uma bebida revigorante e reconfortante. Veja quais são as principais a seguir!
Prensa Francesa (French Press)
Apesar do nome, a prensa francesa da forma que conhecemos hoje foi desenvolvida por designers italianos em meados de 1920. É uma das formas mais clássicas e simples de fazer café. O equipamento consiste em um recipiente cilíndrico de vidro ou metal, equipado com um êmbolo com filtro de metal na extremidade.
Como utilizar? Para preparar o café, coloque os grãos moídos na prensa, adicione água quente e aguarde alguns minutos a infusão. Em seguida, pressione lentamente o êmbolo para baixo. Para ressaltar o sabor, procure moer os grãos na hora. Além disso, opte pelos cafés especiais ou chamados cafés gourmet.
Diferenciais do método: Não exige uso de energia elétrica. Permite uma extração completa dos óleos e sabores do café, resultando em uma bebida encorpada e aromática.
Cafeteira italiana (Moka)
Com um visual retrô, ela consiste em três partes: um reservatório de água na base, um filtro no meio onde o café moído é colocado e uma câmara superior onde o café é coletado após a preparação.
Como utilizar? Desmonte a cafeteira moka, separando as três partes. Na parte inferior, coloque água fresca até abaixo da válvula de alívio de pressão. Na segunda parte, coloque o café moído. Depois, junte todas as partes e coloque a cafeteira italiana em um fogão, de preferência em temperatura média. Aguarde alguns minutos enquanto a água aquece e comece a passar pelo café moído. Quando estiver completamente extraído, você ouvirá um som borbulhante. Pronto, é só degustar!
Diferenciais do método: Funciona perfeitamente com grãos finos ou grossos. O sabor lembra a de um café expresso, atraindo bastante admiradores desta cafeteira.
Cafeteiras de cápsulas
Você provavelmente já ouviu falar em cafeteiras como a Nespresso e a Dolce Gusto. Elas são exemplos das famosas cafeteiras de cápsulas, que possuem um design inovador e em poucos minutos preparam um delicioso café.
Como utilizar? As cápsulas de café são vendidas em supermercados. Na cafeteira, você deverá adicionar água no local destinado, inserir a cápsula e definir o nível de água conforme orientação da cápsula. Em seguida, clique em ligar e a máquina irá perfurar a cápsula, iniciando o processo de infusão.
Diferenciais do método: Uma das maiores vantagens das cafeteiras de cápsulas é a sua variedade de sabores. A maioria das marcas vai além dos cafés, e oferece também cappuccinos, chocolate quente e chás.
Cafeteira elétrica
É ideal para quem deseja preparar café de forma rápida, sem a necessidade de supervisão constante. Geralmente, são acompanhadas de um reservatório de água, um filtro e um espaço para adicionar o pó do café. Alguns modelos, inclusive, possuem timer para que o café esteja pronto quando você acordar ou chegar em casa, por exemplo.
Como usar? A forma de utilização dependerá de cada fabricante. Mas, basicamente, é você ligar na tomada, adicionar água fria e o pó de café conforme o seu gosto pessoal. Em seguida, clique no botão de ligar e é só aguardar!
Diferenciais: Como mencionamos anteriormente, elas não precisam de supervisão. Você pode fazer rapidamente um café enquanto toma banho ou está recebendo amigos. Além disso, a limpeza é bastante fácil.
Sem uma vista incrível para aproveitar seu café? Conheça o History Funcionários
Nada melhor do que acordar, tomar um café especial e desfrutar de uma vista incrível. Se esta ainda não é a sua realidade, convidamos você a conhecer o History - empreendimento de alto padrão localizado no bairro Funcionários em Belo Horizonte.
Legenda: Apartamento com 2 suítes decorado no History Funcionários.
Com uma fachada residencial moderna, o edifício possui uma vista de tirar o fôlego. Ao seu lado está a Praça Memorial criada pela Canopus e com mais de 2.700 m² de árvores e área para caminhadas. Tudo isso em uma das melhores regiões da capital mineira.