Para quem está em busca de uma região para morar que seja tranquila, com ótima infraestrutura, bem servida em transporte e que ainda oferece várias opções culturais e de lazer, o bairro Pompeia em São Paulo se mostra uma excelente opção.
Localizado na zona oeste de São Paulo, a Pompeia é um bairro tradicional, que carrega na paisagem as memórias do passado, com as fachadas preservadas de diversas fábricas que existiam na região, mas sem deixar a expansão e a modernidade de lado.
São tantas as qualidades que o bairro oferece aos moradores que recebeu o apelido de Suíça Paulista, codinome que carrega até hoje. Continue a leitura para conferir outras curiosidades sobre a região da Pompeia em São Paulo e descobrir os principais motivos para viver no local.
Pompeia: história e curiosidades sobre o bairro
O nome do bairro Pompeia em São Paulo rapidamente nos remete à cidade italiana que foi destruída após a erupção do vulcão Vesúvio. Mas a região não foi batizada em homenagem a este local.
Quando adquiriu vários lotes na região para transformá-la em um bairro, o responsável pela Companhia Urbana e Predial, o empreendedor Rodolpho Miranda, decidiu homenagear sua esposa, chamada Aretusa Pompeia.
Também foi Miranda quem apelidou a Pompeia em São Paulo de “Suíça Paulista”. Entre os motivos que contribuíram para essa analogia foram a altitude, o clima agradável e o ar puro da região.
Nos primeiros anos, o bairro recebeu diversas indústrias e se tornou uma vila operária, com casas ocupadas por imigrantes espanhóis, italianos e portugueses. Depois de terem sido revitalizadas, muitas das antigas fábricas permanecem até hoje na paisagem da Pompeia.
Além de “Suíça Paulista”, o bairro é apelidado ainda de “a Liverpool brasileira”. Isso porque moravam na região os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, os quais fundaram junto com a cantora Rita Lee a banda de rock nacional “Os Mutantes”. Também foi a Pompeia que sediou os primeiros shows de punk no país.
Por que escolher a Pompeia para morar? 8 razões para viver na região
Na hora de escolher um bairro para morar, são diversos os aspectos que devem ser levados em conta. Desde a boa localização, próxima aos locais que se frequenta regularmente e com facilidade de acesso a outras regiões, até a oferta de áreas verdes e espaços culturais nas redondezas.
Como você poderá ver nos tópicos seguintes, a Pompeia em São Paulo é privilegiado sob várias óticas, garantindo conforto, qualidade de vida e segurança para quem decide fixar residência na região.
Boa localização
O bairro Pompeia possui ótima localização, em uma das regiões mais valorizadas da capital paulista, a zona oeste. Ele faz divisa com vários bairros tradicionais de São Paulo, como Barra Funda, Lapa, Perdizes e Sumaré, e também está próximo à boêmia Vila Madalena.
Mobilidade facilitada
Seja a pé, de carro, ônibus ou metrô, quem mora na Pompeia em São Paulo não encontra dificuldade para se locomover.
Atravessam a região importantes avenidas, como Pompeia, Antártica e Sumaré. Por meio do Viaduto Pompeia é fácil chegar até vias de acesso como a Marginal Tietê e a avenida Marquês de São Vicente.
Com relação ao transporte coletivo, o bairro fica bem próximo ao Terminal Rodoviário da Barra Funda, que possui integração com a CPTM e o Metrô, além de permitir o deslocamento para várias outras cidades.
Perto da Pompeia também estão as estações de Metrô Vila Madalena e Santuário Nossa Senhora de Fátima – Sumaré.
Cultura em foco
O bairro Pompeia em São Paulo ganha vários pontos no quesito cultural, começando pelo SESC Pompeia. Projetado pela célebre arquiteta Lina Bo Bardi, o local dispõe de teatros e espaços para a prática de esportes, além de oferecer atividades e oficinas educativas e artísticas para a comunidade.
Perto dali também estão os teatros Bradesco e Cacilda Becker, além do Espaço Itaú de Cinema.
Lazer garantido
O lazer também está garantido para quem mora na Pompeia em São Paulo, com destaque para os shoppings localizados no bairro e nas imediações, como Bourbon e West Plaza.
Outro espaço nas redondezas voltado para o lazer e entretenimento é o Allianz Parque. Além de ser o estádio do Palmeiras, a arena constantemente sedia shows nacionais e internacionais.
Boa oferta de parques e praças
Ao morar em uma grande metrópole como São Paulo, é muito importante dispor de áreas verdes no entorno para praticar esportes, relaxar e repor as energias em meio à natureza.
E na Pompeia isso é possível, graças à Praça da Nascente e ao Parque da Água Branca. Enquanto a primeira é considerada a principal área verde da região e abriga as nascentes do córrego Água Preta, o segundo possui cerca de 137 mil m² de extensão e disponibiliza pistas de caminhada, aparelhos de ginástica ao ar livre e playgrounds.
Vários serviços essenciais nas proximidades
Outra vantagem de morar na Pompeia em São Paulo é que a região é muito bem servida em comércio e serviços essenciais. Espalhadas pelo bairro há várias opções de supermercados, academias, pet shops, agências bancárias e farmácias.
Com relação à saúde e à assistência médica, a Pompeia também não fica devendo, pois conta com o Hospital São Camilo e o Centro Clínico Pompeia.
A área educacional também está representada no bairro através dos colégios Sagrado Coração de Jesus e EMECE, e do Centro Universitário São Camilo.
Opções variadas de gastronomia e vida noturna
Além de espaços verdes, opções culturais, de comércio, serviços e lazer, não faltam locais para comer e beber bem na Pompeia.
Começando pela Dona Deôla, uma tradicional padaria da região que se destaca pelas inúmeras opções de sanduíches no cardápio. Outro espaço bem conhecido no bairro é o bar Tiro Liro, que funciona em um ambiente descontraído e que tem no rosbife um dos seus carros-chefes. Para provar cervejas artesanais de qualidade, a Cervejaria Ideal é a melhor escolha.
Mais um destaque gastronômico da região fica por conta do Degas, que serve um filé à parmegiana famoso nas redondezas. E para os fãs de frutos do mar, a pedida é conhecer o Petiskin do Bob.
Região segura para se viver
Por último, mas não menos importante, está a questão da segurança, e vale dizer que a Pompeia em São Paulo é também um bairro seguro e tranquilo para se viver. Com ruas arborizadas e diversas opções de comércio, lazer e gastronomia nas redondezas, o morador se sente mais tranquilo para caminhar pelo bairro.
Conclusão
Como deu para perceber ao longo do texto, motivos não faltam para eleger o bairro Pompeia em São Paulo como a melhor região para se viver. Situado em um ponto valorizado da capital, o bairro se destaca pela boa infraestrutura, com grande variedade de comércio, espaços de lazer e culturais.
A Pompeia também não fica devendo em mobilidade, facilitando o acesso dos moradores para outras regiões tanto a pé quanto de carro ou transporte coletivo.
O bairro é ainda uma opção segura e tranquila de moradia, contando com áreas verdes e ruas arborizadas, aumentando a qualidade de vida dos habitantes.
Conheça a Linha Today da Canopus
Se você gostou de saber mais sobre a Pompeia e descobriu o quanto a região pode ser ótima para morar, também vai adorar conhecer a linha Today Smart Life da Canopus.
Ela reúne apartamentos nos bairros mais estratégicos de São Paulo. As unidades estão situadas em localizações privilegiadas, próximas ao transporte coletivo. Além disso, contam com diversas opções de lazer para os moradores e seus convidados.
Para completar, os apartamentos da linha Today possuem preços acessíveis e com as melhores condições para quem quer morar bem pagando um preço justo.
Saiba mais sobre a Linha Today da Canopus, entre em contato com nossos especialistas.