Conheça os melhores bairros de Belo Horizonte para morar
Tempo de leitura Postado em 17 de novembro de 2022Atualizado em 18 de janeiro de 2023
Você sabe quais são os bairros de Belo Horizonte com os melhores IDHMs? Neste artigo vamos apresentar 4 desses bairros, e ainda informações que devem ser consideradas antes de escolher o imóvel onde você e/ou sua família irão viver.
O estudo mais recente sobre o assunto foi realizado em 2014 pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro. Chamado de "Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras", que trouxe o ranking das regiões brasileiras com maior IDHM - um índice composto por longevidade, educação e renda.
Entre os melhores bairros de Belo Horizonte, segundo este levantamento, estão:
Santo Agostinho (0,955)
Lourdes (0,955)
Savassi (0,954)
Boa Viagem (0,954)
Funcionários (0,954)
Seja pela localização, facilidade de acesso ou serviços oferecidos na região, em algum deles você encontrará o imóvel perfeito para começar uma nova fase da sua vida, repleta de tranquilidade e bons momentos.
A seguir, confira detalhes sobre cada um deles.
Santo Agostinho
O bairro Santo Agostinho é uma das localidades mais tradicionais da capital mineira. Conta com diversos imóveis de luxo, sendo marcado por uma população com um poder aquisitivo bem considerável.
Não à toa, divide com o bairro de Lourdes o posto de maior IDH da cidade, com uma taxa de 0,955. Além do Shopping Diamond Mall, também conta com a presença do Banco Central.
Para quem busca uma região que facilite o acesso à educação, o bairro Santo Agostinho é uma excelente opção, pois concentra diversas escolas, colégios e faculdades. E quando o assunto é saúde, os moradores não ficam desassistidos, já que conta com dois dos principais hospitais da região, o Mater Dei e o Hospital Felício Rocho.
Lourdes
O bairro Lourdes também apresenta um excelente IDH (0,955) e é marcado pela beleza. A arquitetura local chama a atenção, com ruas largas e com grande volume de árvores. Além disso, há uma presença abundante de serviços e lojas comerciais.
Para momentos de lazer a passeio, o bairro reúne bons restaurantes e bares. Aos que gostam de cuidar do corpo, também há uma variedade interessante de academias. Para os mineiros apaixonados por futebol, o bairro também comporta a sede administrativa do Clube Atlético Mineiro.
Um ponto de importante destaque é a facilidade de se conectar a outras regiões da cidade através de avenidas como a Augusto de Lima, Bias Fortes e Álvares Cabral.
Savassi
Se você busca um lugar agitado, com ótimas opções para a vida noturna e para a boemia, a Savassi é a escolha perfeita. A região é conhecida pela intensidade cultural, com livrarias, praças e museus para seus moradores e visitantes.
Além disso, o bairro conta com bares, restaurantes e casas noturnas para os mais diversos públicos.
Outro ponto que merece destaque na Savassi é sua infraestrutura: o bairro é arborizado, limpo e com a pavimentação em ótimo estado de conservação, facilitando o deslocamento.
E, por falar em deslocamento, a Savassi está há apenas oito minutos da região central e centro-sul de Belo Horizonte. Portanto, ideal para quem precisa se deslocar com frequência, mas não quer passar muito tempo no trânsito.
A Savassi figura entre as principais opções para diferentes públicos. Isso porque a região conta com o Cine Belas Artes — conhecido por filmes alternativos —, o Pátio Savassi e a Praça da Liberdade, com seu circuito de museus.
Todas essas características fazem com que a Savassi tenha um dos IDHs mais elevados da cidade: 0,954, sendo um dos melhores bairros de Belo Horizonte para morar. E, se a intenção é conhecer a capital dos bares do país, nada melhor que viver na região que concentra grande parte deles.
Mas, se você busca tranquilidade ao invés da vida agitada, existem outras opções de bairros para se viver na capital mineira. Siga a leitura!
Boa Viagem
O bairro de Boa Viagem é importantíssimo para a história de Belo Horizonte, pois foi neste bairro que iniciou a fundação da capital mineira. Concentra uma das mais belas igrejas da cidade, a Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Originalmente, Boa Viagem fazia parte de Funcionários. Mas uma lei de 2009 transformou a região em bairro, justamente como um esforço de reconhecer a importância histórica da localidade.
Há uma diversidade grande de restaurantes e bares, um ponto positivo para quem busca locais para realizar refeições e ter momentos de descontração. Também conta com a presença de faculdades e do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais. Por tudo isso, o Índice de Desenvolvimento Humano da região é de 0,954.
Funcionários
Não poderíamos deixar de colocar o Funcionários entre os melhores bairros de Belo Horizonte. Além de sua excelente localização, este é um dos bairros mais tradicionais de BH e ainda apresenta um IDH municipal de 0,954.
Para se ter uma ideia de como ele é, imagine as primeiras moradias da região em uma época que quanto mais janelas havia em uma casa, mais nobre era a família que ali residia. Esse é o bairro Funcionários.
É ali que estão localizados asede do Jornal Estado de Minas e um grande polo comercial da capital. Quem escolhe a região tem por perto o agito da boêmia da Savassi — importantes pontos turísticos da cidade e modernidade — sempre por perto.
Com ruas arborizadas e parte da história de BH por aqui, o Funcionários tem um IDH de 0,954 e fácil acesso às principais avenidas da cidade, como a Brasil, Cristóvão Colombo, Afonso Pena, Contorno e Getúlio Vargas.
Com boa valorização, a região conta ainda com rede hoteleira, academias, galerias de arte, serviços médicos, centros de compras, redes de fast food e padarias. Todo esse comércio faz com que o bairro seja uma das melhores opções para tanto para solteiros quanto para famílias.
Conheça os empreendimentos Canopus
A Canopus está há mais de 50 anos no mercado imobiliário e durante sua trajetória foi construindo incríveis empreendimentos por todo o Brasil, inclusive nos melhores bairros de Belo Horizonte.
Esse é o caso do Infinity Art Residences, localizado no Bairro Santo Antônio e a 500 metros da Savassi, e o History Funcionários, no Bairro Funcionários. Ambos em bairros que abordamos ao longo deste artigo.
A seguir, leia mais sobre cada um desses empreendimentos para conhecer e se surpreender com a estrutura e diferenciais deles.
Infinity Art Residences
O Infinity, da Canopus, está com as obras 100% concluídas e pronto para morar. Este empreendimento de alto padrão é o preferido de grandes famílias, afinal, ele conta com incríveis 4 quartos (2 suítes e 2 semissuítes).
O terreno é de 6.709,50m². A metragem dos apartamentos também impressiona: existem opções de 143m² a 221m². O proprietário pode escolher entre 3 ou 4 vagas, com possibilidade de carregar os veículos elétricos nos pontos próprios de recarga.
A sua segurança também é nossa prioridade. E por isso, o Infinity conta com uma infraestrutura que permite aos moradores ficarem seguros e viverem com ainda mais tranquilidade, como portas de acesso aos apartamentos com fechadura biométrica.
Foto do decorado do Infinity Art Residences - Construtora Canopus
Por fim, não podemos nos esquecer do que o empreendimento tem a oferecer de lazer a quem vive lá. Uma coisa podemos te garantir: opções de diversão e relaxamento é o que não falta!
Dê uma espiada do que espera por você aqui no Infinity Art Residences BH:
Piscinas adulto e infantil com deck molhado;
Salão de festas;
Lounge festas;
Espaço gourmet;
Churrasqueira;
Espaço fitness;
Sauna/Descanso;
Quadra poliesportiva;
Salão de jogos;
Brinquedoteca;
Playground;
Pet place;
Espaço zen;
Praça das árvores.
History Funcionários
O History Funcionários está localizado no Funcionários, próximo à Praça da Liberdade e da Savassi. Com apartamentos de 2 e 3 suítes, 2 vagas e metragem disponível entre 75m² a 116m², o empreendimento já teve suas obras iniciadas e promete aos futuros moradores “um novo jeito de viver”.
Além de contar com uma área residencial, o History também vai oferecer um espaço corporativo, com diversas lojas e serviços, e uma praça memorial interna, com 2700m² de lazer e um incrível museu ao ar livre que resgata e conta a história da cidade.
Perspectiva artística da piscina externa com deck molhado do History Funcionários - Construtora Canopus
Quem escolher morar no History, com certeza terá muita diversão, já que ele tem espaços pensados para seus residentes terem lazer completo e experiências inesquecíveis.