Homenagem: revitalização em frente à Igreja da Boa Viagem
Tempo de leitura Postado em 18 de fevereiro de 2022Atualizado em 18 de janeiro de 2023
É consenso geral: Belo Horizonte é apaixonante, com atrações cativantes e inesquecíveis. Mas, tudo o que é bom pode melhorar e pensando nisso, iniciamos um projeto de revitalização da região de Boa Viagem com a construção da Praça Memorial, juntamente com o nosso mais novo empreendimento History Funcionários.
Além de homenagear a capital mineira é um momento também de potencializar o orgulho local, gerar renda, preservar memórias e criar novas histórias.
A importância de uma revitalização
É bastante comum vermos monumentos ou espaços históricos se degradando com o tempo. Isso acontece devido ao clima, às ações diárias das pessoas que passam por ali, e especialmente por falta de manutenções rotineiras. Imagina que você tenha uma casa de férias e por causa de situações adversas, não foi possível fazer as assistências necessárias ao imóvel e por isso a sua pintura começou a descascar e o cheiro de mofo a surgir. É compreensível então que aquele local, com tantas memórias felizes e uma paisagem magnífica, precise de uma revitalização.
Normalmente, as chuvas, alagamentos, ventos, entre outras ações ambientais já ocasionam degradações esperadas ao espaço, porém as atividades urbanas provocadas pelo “excesso de uso” das pessoas, ou atos de vandalismo, aceleram esse processo. É considerado um problema quando esses espaços, carregados de história e beleza, são deixados ao léu e consequentemente geram uma perda de interesse, de possível renda e de admiração popular.
Diante disso, a revitalização é primordial para resgatar a beleza de outrora e tornar o espaço mais agradável e confortável. Além disso, tem o poder de contar histórias e valorizar o local para fins diversos. Significa também maior segurança, estrutura comercial e movimentação popular para os moradores do entorno. A cidade em si ganha um novo local revitalizado, além de maior captação de recursos, movimentação da economia local e interesses de empresários.
Logo, o nosso intuito para esse projeto é esse: revitalizar o quarteirão em frente à Igreja Boa Viagem através da construção de uma praça, nomeada de Praça Memorial, recuperando sua visão a partir da Avenida Afonso Pena e trazendo mais comércio, movimento e segurança para a região. Além disso tudo, o projeto History Funcionários propõe unidades residenciais, corporativas e comerciais.
Perspectiva artística da Praça Memorial do History Funcionários.
Mas por que uma praça?
As praças, com suas paisagens, trazem uma sensação de alívio e paz diante de um cenário tão caótico e acelerado no qual vivemos hoje. Esses espaços também são escolhidos por aqueles que prezam pela vida saudável e exercícios físicos e mutuamente pelos apaixonados que esperam por um passeio romântico ao final da tarde. Além disso, as praças desempenham um papel inestimável dentro desse cenário urbano, ao impactar aspectos econômicos e sociais.
Ademais, essa proximidade com a natureza traz benefícios para a saúde humana física e mental. A exposição a áreas verdes, ao ar mais puro e ambientes abertos contribui para o desenvolvimento sensorial, como o olfativo, visual e auditivo. Essa experiência diminui também os impactos dos transtornos mentais, como a ansiedade e depressão, na população.
Homenagem à BH: construção da Praça Memorial
Através da revitalização do quarteirão em frente à Igreja da Boa Viagem, juntamente com o nascimento do empreendimento History Funcionários pretendemos homenagear a nossa querida e amada capital mineira. Confira abaixo os detalhes dessa construção tão aguardada por nós:
Identificação da árvore quanto à sua espécie;
Revestimento fino no chão com pedras portuguesas e iluminação centralizada;
Proteção às árvores com anel de concreto;
Murais em policarbonatos, com o intuito de prestigiar casas da região que foram demolidas;
Mandala iluminada estrategicamente e produzida pela junção de um anel metálico;
Gravação chumbada de mensagens;
Piso em granito flameado.
Com a ajuda de profissionais especializados, como historiadores e urbanistas, a construção dessa praça terá traços históricos seguindo uma linha cronológica, desde 1701 e 1993 com os principais acontecimentos que marcaram a capital. Além disso, contará com toques de sofisticação, modernidade e tecnologia.
Se você, assim como nós, se encheu de orgulho ao ouvir sobre o projeto, aproveite e conheça mais sobre ele.
Perspectiva artística da praça memorial e da entrada comercial do History Funcionários.