Tempo de leitura Postado em 19 de fevereiro de 2026
Brinquedos, livros e materiais escolares são itens praticamente obrigatórios no chão de qualquer quarto infantil, afinal, a bagunça faz parte também do processo de aprendizado.
Mas, existem algumas pequenas ações que podem ajudar a dar um toque de organização ao cômodo, permitindo que a hora da brincadeira seja mais prazerosa e também facilite nos momentos de limpeza.
1ª dica essencial para organizar o quarto infantil
Antes de começar a instalar prateleiras ou baús, o primeiro passo é se livrar de tudo que é excesso e não está sendo mais usado. Brinquedos que as crianças não tocam há meses ou livros que já não despertam interesses podem ser destinados a ONGs e outras entidades que ajudam famílias carentes.
Experimente dividir os itens em duas categorias: para doação e aqueles que realmente não tem mais utilização e precisarão ser descartados no lixo.
Ah, e para não ter mais problema de excesso de brinquedos, procure intercalar as peças ao longo da semana. O que se brinca em uma semana não se brinca na próxima, assim as crianças acabam não enjoando rapidamente daquele item.
Prateleiras: uma peça-chave na organização do quarto das crianças
As prateleiras têm diferentes aplicações no quarto infantil: podem acomodar livros, brinquedos, ursinhos e materiais de papelaria.
Se você busca proporcionar autonomia ao seu filho, o ideal é deixá-las acessíveis ao alcance dos pequenos, como acontece nos quartos de inspiração montessoriana. Assim, eles também ajudam a guardar os itens após utilizá-los, o que também cria um senso de responsabilidade.
Na inspiração abaixo, as estantes criaram um cantinho da leitura infantil, que recebeu também uma pequena poltrona para tornar o momento mais aconchegante.
Atenção: se você tem crianças pequenas, procure prateleiras com as quinas arredondadas ou instale protetores de quinas, facilmente encontrados em aplicativos de compras.
Como o próprio nome já diz, caixas organizadoras para muito mais organização
As caixas organizadoras são aliadas de qualquer família com crianças. Por estarem disponíveis em diferentes tamanhos e cores, ajudam a acomodar os vários brinquedos e também dão um toque de decoração ao ambiente.
Existem, inclusive, móveis semelhantes a cômodas que acondicionam as caixas e permitem que elas sejam puxadas facilmente. Algumas inspirações a seguir!
Usa pouco? Deixe longe. Usa muito? Deixe ao alcance das mãos
Uma regra básica, mas que muitas vezes é esquecida: se você ou sua criança usam muito aquele item, deixe com mais fácil acesso possível. Isso serve para lenços umedecidos, fraldas ou um brinquedo favorito.
Quanto menos o objetivo for usado, mais distante pode estar. É inverno e seu filho possui vários bonés? Deixe guardado em prateleiras mais altas ou no topo do guarda-roupa.
Experimente criar espaços
Se o cômodo for amplo, você pode criar espaços dentro do próprio quarto. O canto da brincadeira, por exemplo, pode ser demarcado ao lado das caixas organizadoras e delimitado com um tapete colorido e antiderrapante. Já o cantinho da leitura, mencionado anteriormente, pode ficar ao lado da cama.
Assim, é possível criar pequenas regras sobre a utilização dos espaços, como evitar brinquedos na cama na hora de dormir.
Nesta inspiração do Pinterest, foram criados dois espaços: um para desenhar e outro para leitura, ambos delimitados com cores diferentes nas paredes.
Neste ambiente, o espaço também foi delimitado com apoio de um tapete. A estante fica de fácil acesso às crianças. Crédito: Pinterest.
Apartamentos para famílias com filhos: conheça os empreendimentos da Canopus
A vida em apartamento para as crianças se torna muito mais dinâmica quando o condomínio também é pensado em famílias com filhos pequenos e adolescentes. Os empreendimentos da Canopus são assim: levam em consideração diferentes perfis de moradores para que todos vivam com conforto e dinamismo.
No Rio de Janeiro, o destaque fica por conta do Be.Península, um empreendimento na exclusiva Península na Barra da Tijuca. Em seu interior, as famílias podem usufruir de um parque aquático particular com tobogã, pool bar e piscinas amplas, além de espaços como quadra de tênis e brinquedoteca.
Mas, se você mora em Belo Horizonte, há duas opções distintas:
The Place - Localizado no privilegiado bairro Santo Agostinho, possui apartamentos com 4 quartos (sendo 2 suítes e 2 semissuítes) e metragem de 143m², perfeito para quem possui uma família grande ou quer espaço de sobra.
Legenda: Perspectiva artística da cozinha integrada à sala de jantar do The Place.
History - Com apartamentos de 2 e 3 suítes, e metragem que chega a 77m², está em uma ótima localização no Funcionários em frente à Igreja Boa Viagem.
Legenda: Sala da unidade decorada com 2 suítes do History Funcionários.
Em ambos os empreendimentos, você e sua família poderão usufruir de piscina, salão de festas, churrasqueira, brinquedoteca e muita segurança no condomínio.
Para conferir estes e outros imóveis à venda nos melhores bairros do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, clique aqui.
Postado em
Tempo de leitura
Tags
Compre seu Canopus
Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco