Cor e luz são dois recursos que transformam qualquer ambiente e decoração. As cores claras, por exemplo, iluminam e ampliam os espaços. Portanto, é muito importante saber escolher a paleta de cores para apartamentos pequenos.
Sabendo usá-las corretamente, elas jogam a seu favor e valorizam qualquer projeto. Confira as dicas que trouxemos e crie ambientes cheios de estilo e personalidade.
Por que se preocupar com as cores para apartamentos pequenos?
Os imóveis compactos estão ganhando cada vez mais adeptos, mas a escolha pelo tamanho reduzido não significa que a opção de decoração tenha que ser sem graça e rígida. O que não falta no mercado são inspirações para o uso de móveis, pisos, tetos, materiais, objetos e cores para apartamentos pequenos.
As cores claras são sempre indicadas em espaços menores, mas nada impede que você use cores escuras nas paredes certas e técnicas diferentes para dar vida e personalização ao ambiente.
O que não pode faltar é criatividade e coragem de testar novas propostas.
Onde usar a paleta de cores para apartamentos pequenos
A paleta de cores que você escolheu deve ser aplicada em paredes, portas, janelas, pisos, cerâmicas, louças e metais e levada para os itens de decoração e móveis.
Isso vai desde a marcenaria até quadros, vasos, almofadas, luminárias, roupas de cama, utensílios de cozinha, banheiro e tudo mais que você for usar.
Se o apartamento é pequeno, certamente a cozinha também é. Então, que tal escolher móveis planejados e em cores alinhadas à sua paleta de cores?
Imagine uma cozinha conjugada com a sala, paredes brancas, armários em um azul elegante e bancos, mesa e cadeiras em marcenaria envernizada. Fica lindo, não é mesmo?
Quer testar? Então experimente esse simulador de cores. Com ele você pode fazer várias experiências antes de se decidir.
Como escolher a paleta de cores para apartamentos pequenos?
Não existe uma regra dizendo “faça assim”. Na verdade, todas as cores são permitidas desde que use da forma correta e nas condições certas. Siga estas dicas e tenha um apartamento com personalidade.
Tons neutros e cores claras
De forma geral, os especialistas da área indicam o uso de tons neutros e cores claras como as melhores cores para apartamentos pequenos.
Elas refletem mais a luz, transmitem a sensação de leveza e frescor, deixam os cômodos mais iluminados e fazem com que pareçam maiores do que realmente são.
Entre elas estão os tons de branco, gelo, bege, lavanda, camurça e off-white, mas com pouco brilho ou mescladas com cores análogas. Se você não sabe quais são, use um círculo cromático para identificá-las. Elas estão dispostas uma ao lado da outra.
Dos tons claros, três se destacam por serem os mais indicados. Vamos falar um pouco sobre eles.
Branco: é clássico, mas tem que saber usar!
Apesar do branco ser a cor mais usada, ela precisa ser equilibrada com outras cores para trazer mais vida aos cômodos. Do contrário, você terá um ambiente frio e impessoal.
Você pode ressaltá-la com tons de rosa claros, azuis pálidos, tons amadeirados ou investir em tons contrastantes. Na medida certa, tons escuros, como chumbo, cinza e preto deixam o ambiente mais elegante.
Mas cuidado para não exagerar, pois você pode criar a sensação de um ambiente menor, principalmente se a iluminação não for suficiente.
Bege: use também suas variações
O bege, ou variantes do nude, permitem várias combinações e são ótimas opções para criar ambientes mais quentes e aconchegantes. Uma boa alternativa são os tons amadeirados mais abertos e claros.
Cinza
Oposto ao bege, o cinza é indicado para quem quer criar ambientes mais frios. A dica aqui é que a paleta esteja mais próxima do branco, pois os entretons fechados e escuros podem “diminuir” o apartamento.
Você se lembra do que falamos sobre cinza e chumbo ao lado dos brancos? Siga essa mesma linha. Se for um apartamento studio ou com varanda, onde há bastante luz natural entrando pelas janelas e portas, o resultado pode ser bem interessante.
Imagem do decorado do Today Pompeia
Técnicas com cores para apartamentos pequenos
Quando você brinca com as cores da forma certa, elas podem criar efeitos lindos e valorizar muito sua decoração. Conheça algumas técnicas infalíveis.
Use a cor do piso para ampliar o imóvel
Uma das técnicas usando cores para apartamentos pequenos, é aplicar as mesmas cores claras ou neutras da parede no piso ou tons mais suaves de cinza e nude. Isso vai criar um efeito que amplia o cômodo.
Tom sobre tom
O tom sobre tom é uma técnica onde você usa duas ou mais cores da mesma linha de cores sem criar impacto entre elas. Essa técnica é válida para qualquer cor que você escolher
Use tons monocromáticos
Tons profundos podem funcionar em apartamentos compactos se você brincar com proporções diferentes de claro e escuro da mesma cor.
Outra solução é usar uma cor só. O cinza em tons mais fechados, por exemplo, pode funcionar onde há muita luz e a decoração segue a linha minimalista. O toque de cores diferentes pode ficar em almofadas, tapetes e objetos de decoração.
Crie focos de cor ou paredes de destaque
Se você tem receio de arriscar e inovar na hora de pintar o apartamento, mantenha as cores claras e neutras como cor principal e escolha uma parede para ser o destaque do ambiente.
Ela será seu foco de cor, ou seja, é a parede onde você vai usar cores para dar vida ao ambiente.
Crie efeitos visuais
Você também pode decorar uma parede pintando apenas sua metade na horizontal colocando a cor mais escura embaixo e a mais clara em cima.
Use a linha de baixo da janela como referência de altura para dividir a parede. Essa faixa horizontal ao longo de todo o cômodo vai ampliá-lo.
Conheça os empreendimentos Canopus!
A Canopus trabalha com uma linha completa de empreendimentos, inclusive apartamentos compactos e do tipo studio.
Todos possuem o padrão de qualidade Canopus, lazer completo e localizações privilegiadas, onde estão integrados a uma excelente infraestrutura de serviços, lazer, cultura e entretenimento.
Agora que você aprendeu sobre técnicas e cores para apartamentos pequenos, está na hora de conhecer as opções da Canopus. Acesse nosso site e escolha o seu. Se precisar de ajuda, fale com nosso time de especialistas.