Cimento queimado na decoração: como utilizar essa tendência?
Tempo de leitura Postado em 26 de julho de 2023
O cimento queimado é uma das maiores tendências da decoração moderna, sendo o modelo perfeito para quem quer criar ambientes rústicos, sofisticados e com um toque de aconchego.
Se esse estilo de decoração é o que você busca para seu apartamento, confira neste artigo suas principais características, tipos, indicações e cuidados de manutenção.
Cimento queimado na decoração: o que é e principais características
O cimento queimado é uma técnica simples e barata que usa argamassa de cimento, água e areia em sua composição. Apesar do nome, ele não recebe nenhum tratamento à base de calor. Suas manchas em tons de cinza são criadas a partir da aplicação de pó de cimento distribuído sobre a argamassa ainda úmida.
O resultado final é uma superfície lisa, fria, com uma certa porosidade, mas que pode ser impermeabilizada para uso em ambientes externos.
Ele é indicado para regiões mais quentes e, por sua durabilidade, é muito usado em fazendas, sítios e casas de campo. No entanto, a técnica ganhou popularidade, podendo hoje ser encontrada em projetos de todo tipo, inclusive os mais sofisticados.
Onde aplicar o cimento queimado em seu apartamento?
O cimento queimado é bastante versátil e pode ser usado em diversas partes de seu apartamento, seja pequeno ou grande, ou aparecer em detalhes da decoração. Conheça suas principais aplicações e alternativas de substituição.
Pisos
Você pode usar o cimento queimado em todos os pisos da casa, tanto em áreas internas quanto externas, molhadas ou secas. Se preferir, você pode substituir a técnica original por porcelanatos que simulem o cimento queimado, cuja aplicação é mais rápida e tem um efeito impecável.
Paredes
A técnica tradicional é muito usada para cobrir paredes, mas assim como nos pisos, você pode optar por substitutos, como o papel de parede, os porcelanatos e tintas que imitam seu efeito e não deixam nada a desejar.
Para cobrir áreas maiores, uma boa opção são as lastras, que são revestimentos que medem de 90 x 180 cm a 160 x 320 cm e conferem um ar sofisticado à decoração.
Bancadas
Você pode usar o cimento queimado para cobrir bancadas ou outras superfícies de apoio. No entanto, opte pelos porcelanatos e lastras, que garantem uma limpeza mais fácil.
Quais são os benefícios do cimento queimado?
O cimento queimado traz muitos benefícios. Conheça os principais.
1. É fácil de aplicar
Apesar do resultado sofisticado, a aplicação exige poucos materiais e ferramentas, sendo simples e fácil de aplicar.
2. É versátil
Como você viu, ele pode ser aplicado em diversos ambientes e superfícies. Entre elas estão também escadas, nichos, fornos, colunas.
3. Tem um ótimo custo-benefício
Se comparada a outras alternativas, ele é bem mais em conta. A solução de base acrílica, por exemplo, já vem pronta e é muito econômica.
4. Possui design elegante e sofisticado
O estilo de decoração rústico e industrial proporcionado pelo cimento queimado está em alta. Aliado a elementos modernos, você pode criar ambientes aconchegantes, bonitos e muito sofisticados.
Tipos de cimento queimado
Existem diversos tipos de cimento queimado. Neste artigo, vamos focar nos principais, ou seja, nos mais usados.
Polimérico Espatulado
É um dos mais versáteis e que mais se aproxima visualmente do tradicional. Ele não tem juntas de dilatação e possui diversas possibilidade de aplicações, como piso sobre piso ou regularização de contrapiso
Piso Polimérico Rolado
Suas principais características são uma coloração homogênea (poucas manchas), ligeiramente atérmico e agradável ao toque. É um revestimento moderno, antiderrapante e possui o melhor custo-benefício entre os tipos de cimento queimado existentes.
Polimérico Autonivelante
Assim como o cimento polimérico rolado, ele não tem muitas manchas. Suas principais características são alta capacidade de nivelamento para corrigir imperfeições e resistência mecânica.
Cimento queimado branco
É um revestimento muito bonito, resistente e versátil. Ele pode ser usado para cobrir pisos, escadas, bancadas e paredes, tanto em projetos residenciais quanto corporativos. A cor branca é alcançada trocando o pó de cimento seco pelo cimento branco estrutural e a areia por pó de mármore.
Dicas de como aplicar cimento queimado.
Vai aplicar o cimento queimado e quer obter um bom resultado na decoração? Confira estas dicas.
Superfícies e contrapisos
Devem estar nivelados, livres de pó, sujeiras, umidade ou mofos para que você possa alcançar uma superfície lisinha.
Materiais necessários
Você vai precisar de argamassa de cimento, areia e água. Você precisará também de uma desempenadeira de metal com cantos arredondados. Fique atento às massas prontas. Elas podem ser aplicadas em paredes, forros e tetos, mas evitadas em áreas externas.
Aplicação
Passo 1: Depois de nivelar a superfície, coloque um pouco de massa na desempenadeira e vá pressionando sobre ela. Quanto mais força, mais liso e brilhante será o resultado.
Não é a quantidade de argamassa, mas o número de camadas finas e a pressão na aplicação que vão dar um bom resultado. O indicado são 2 a 3 demãos com intervalos de 4 horas.
Passo 2: Com a argamassa úmida, você deve começar o processo de queima, que consiste em espalhar cimento seco por toda a superfície para dar o efeito manchado.
Passo 3: Você deve jogar pó de cimento seco por toda a superfície para dar o aspecto manchado.
Passo 4: Umedeça o cimento pelo menos uma vez por dia para evitar rachaduras e para que ele cure por completo. Isso pode variar em função do clima e temperatura.
Dica: Se desejar contratar um especialista, não esqueça de avaliar previamente as condições disponíveis no mercado. Clique aqui para ver, na prática, como se faz uma aplicação e mãos à obra!
Depois da aplicação
Se durante a secagem você perceber que há locais sem massa, faça remendos usando a desempenadeira e mais um pouco de argamassa. Se quiser um acabamento brilhante, passe cera regularmente ou envernize a superfície.
Cuidados: limpeza e manutenção
Não use produtos abrasivos, pois eles podem prejudicar a cor e a textura. Água e sabão são suficientes para manter as superfícies limpas. Se for usar o cimento queimado em banheiros e cozinhas, faça a impermeabilização ou aplique outras soluções, como o porcelanato.
Seu novo apartamento está na Canopus.
Gostou de nossas dicas e informações sobre o cimento queimado na decoração? Então, o que acha de conhecer os empreendimentos da Canopus? Certamente, esta proposta ficará incrível em qualquer um deles!
São diversas opções de apartamentos, com ótimas localizações e infraestruturas. Acesse esse link para conhecer cada um deles, fazer um tour virtual e agendar uma visita com nossos especialistas.