Apartamentos NR: entenda o que são unidades não residenciais

test

Os apartamentos NR - sigla para "não residencial" - estão ganhando destaque no mercado imobiliário de grandes capitais e cidades turísticas brasileiras, especialmente entre investidores que buscam transformar seus imóveis em locações temporárias. Porém, antes de entrar nesta tendência, é preciso entender a regra de cada condomínio a respeito deste tipo de negócio e identificar se as normas possibilitam aluguel de curta estadia.
 

A seguir, detalhamos tudo sobre o assunto e explicamos mais sobre o funcionamento das unidades não residenciais.

Quem é o público dos apartamentos NR?

Capitais como São Paulo recebem anualmente milhões de pessoas de outros estados e países. A cada dia, nos terminais de ônibus e aeroportos, desembarcam milhares de turistas que desejam conhecer as diferentes opções culturais da capital, e profissionais que viajam a trabalho para fechar negócios nas empresas sediadas na metrópole.
 

Além disso, os eventos, como shows e feiras corporativas, são outros grandes responsáveis pela movimentação financeira em São Paulo. Dados elencados pela Prefeitura Municipal mostram que, em 2023, a cidade sediou mais de 1.200 eventos e gerou impacto econômico de R$ 9,3 bilhões.

 

Porém, nem todos esses turistas desejam se hospedar em hotéis. É por isso que plataformas como Airbnb e Booking se tornaram bastante populares no país e atraem pessoas que desejam se hospedar em outras cidades, mas mantendo o conforto e a liberdade de suas residências.

O que são unidades não residenciais?

Os apartamentos não residenciais são imóveis usados exclusivamente para a locação de temporada. Em alguns casos, os hóspedes podem ficar várias semanas ou até 90 dias. 
 

Em São Paulo, esse tipo de moradia é regulamentada pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo por meio da Lei nº 16.050 de 2014. Nesta legislação, a ocupação do solo é classificado em dois tipos:
 

Residencial - quando envolve a moradia, de fato, de uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Não residencial - que pode englobar atividades comerciais - como é o caso das locações temporárias, serviços, indústrias e uso institucional.
 

Como funcionam e quais são os benefícios para investidores dos apartamentos NR?

Desde o anúncio, até o contrato e o pagamento costumam ser feitos diretamente pela plataforma de locação de forma totalmente on-line. Existem casos de proprietários que divulgam imóveis por conta própria, através do Instagram, por exemplo, porém é mais comum para unidades diferenciadas, como chalés e casas de praia.

 

Entre os benefícios para os investidores deste tipo de locação, destacam-se:

Flexibilidade e retorno financeiro - alugar seu imóvel por curtos períodos permite ajustar os preços conforme a demanda, aproveitando temporadas de alta procura, como férias e feriados, para aumentar a rentabilidade.

 

Manutenção e conservação - essas locações incentivam a manutenção regular do imóvel, já que a rotatividade de locatários demanda uma limpeza e revisão constantes entre as estadias.

 

Redução de inadimplência - a locação por temporada diminui significativamente os riscos de inadimplência, pois os pagamentos são feitos antecipadamente. Esse modelo de cobrança, onde o locatário paga pelo período de estadia antes de ocupá-lo, proporciona maior segurança financeira para os proprietários.
 

Mercado diversificado - unidades NR podem atrair um mercado diversificado de locatários. Desde turistas e viajantes de negócios até profissionais freelancers e estudantes, a flexibilidade de uso permite que o imóvel atenda a diferentes necessidades e perfis de clientes.

Todo apartamento pode ser uma unidade não residencial?

Se você está considerando investir em um apartamento para transformá-lo em Airbnb, muita atenção: nem todos os condomínios permitem a presença de unidades não residenciais. É neste contexto que construtoras têm investido em studios para serem comercializados como unidades não residenciais para investidores. 
 

Nestes empreendimentos, são feitas algumas adaptações para que seja garantida a privacidade e a segurança tanto do hóspede quanto dos moradores habituais, incluindo entrada própria para unidade NR e espaços exclusivos, como coworking academia
 

Dessa forma, os clientes poderão ter as mesmas comodidades de um condomínio completo, mas sem interferir na rotina de quem já reside no local.

Apartamentos não residenciais da Canopus em São Paulo

Canopus tem projetado empreendimentos que são boas opções tanto para moradia quanto para investidores que desejam uma opção de investimento menos volátil e com maior rentabilidade.

 

Em São Paulo, a construtora atua por meio da linha Today Smart Life, composta por empreendimentos compactos localizados em bairros estratégicos da capital paulista com fácil acesso às principais regiões da cidade, proximidade ao transporte público e uma infraestrutura completa de comércio e serviço no entorno de cada edifício.
 

Alguns destes empreendimentos foram pensados para investidores que desejam adquirir apartamentos não residenciais, como é o caso do Today Tatuapé


 

Legenda: Planta do studio NR do Today Tatuapé.

 

Localizado em uma das melhores regiões da Zona Leste, o empreendimento possui um lobby exclusivo para hóspedes e o studio NR à venda conta* com:

  • Fechadura biométrica
  • Infraestrutura para ar-condicionado
  • Metais Deca
  • Tomada USB
  • Persiana de enrolar
  • Aquecimento central a gás nos chuveiros
  • Vasos sanitários com sistema dual flux

A planta compacta permite instalar uma pequena cozinha para refeições rápidas dos hóspedes, uma mesa de jantar, guarda-roupa e uma mesa de casal. Além disso, conta com uma varanda para momentos de relaxamento.
 

Today Saúde é outro empreendimento da Canopus que possui apartamentos não residenciais. Com 28 m², esta unidade possui o quarto separado da sala e cozinha, sendo ideal para hóspedes que terão uma estadia mais longa. Além disso, eles poderão usufruir de um espaço fitness exclusivo.
 

Legenda: Perspectiva artística do espaço fitness NR do Today Saúde.
 

No Today Perdizes, que já está pronto para morar, os investidores poderão adquirir um studio NR de 27 m². A planta inteligente possibilita instalar uma pequena cozinha com mesa para rápidas refeições e home office, além de uma cama de casal. Há ainda uma varanda compacta.

Legenda: Planta do studio NR do Today Perdizes.

 

Outro empreendimento destaque da linha Today Smart Life e que já é sucesso de vendas é o Today Paulista, localizado a menos de 10 minutos a pé** da Avenida Paulista. Além disso, os hóspedes poderão se deslocar rapidamente pela cidade por metrô e ônibus. O Metrô Vergueiro, por exemplo, está somente a 6 minutos a pé do edifício.
 

O Today Paulista possui apartamentos de um dormitório e studios. No caso da unidade não residencial, são studios de 30 m² com uma infraestrutura completa, incluindo entrega de piso em todo apartamento e fechadura biométrica.
 

Legenda: Perspectiva artística do pórtico de entrada do Today Paulista.

 

*Conforme memorial descritivo da unidade.

** Fonte: Google Maps.


Gostou destas opções de empreendimentos? Conheça diversos outros edifícios da Linha Today Smart Life nas melhores localizações e comprove a qualidade das entregas Canopus. É só clicar aqui e se surpreender.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen