8 casas de cinema para você se divertir e se inspirar
Tempo de leitura Postado em 18 de fevereiro de 2022Atualizado em 18 de janeiro de 2023
Filmes fazem tanto parte das nossas vidas que, às vezes, é difícil lembrar que o que ocorre na tela é apenas ficção.
Não por acaso, uma célebre frase chega a afirmar que a vida imita a arte, mas não podemos dar as costas para o fato de que, às vezes, é a arte que se inspira na vida.
O nosso convívio com filmes começa desde muito cedo, criando verdadeiros laços conosco, e fazendo com que o fascínio pela sétima arte atravesse as telas para uma experiência real.
Isso mesmo, você pode ter um pouco dos filmes na vida real, longe das câmeras e das cenas marcadas. Vários filmes clássicos aconteceram em casas que você pode visitar!
Várias delas são casas ou locais reais, já que a computação gráfica não era um recurso tão amplamente utilizado nas produções cinematográficas algumas décadas atrás.
Sendo assim, era mais fácil descobrir uma locação que se adequasse à história do que construir todo um cenário para as gravações que durariam semanas ou poucos meses.
E isso é excelente para a gente, que ama falar sobre casas e filmes! Na nossa postagem de hoje, vamos fazer uma tour pelas residências de vários clássicos do cinema.
Mas antes, fica aquele convite que também já virou um clássico: siga a gente no Instagram! Em nosso perfil, você encontra várias novidades, assuntos bacanas e muita inspiração.
Lembre-se também de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares que são fãs de cinema e de destinos únicos de viagem. Eles vão amar!
E agora, sim, vamos aos filmes!
1. Bonequinha de Luxo
Onde fica? Nova York, EUA.
O clássico lançado no início da década de 1960 é, provavelmente, o filme mais icônico da carreira da atriz Audrey Hepburn, e que ainda rende muitos materiais e estampas.
A casa que serve de cenário ao filme e que fazia jus aos sonhos de Holly Golightly é estonteante, e uma grande raridade nos dias de hoje, para dizer o mínimo.
Trata-se de uma casa de cinco andares, que conta com mais de 418 metros quadrados totalmente mobiliados e prontinha para ser alugada por fãs do longa-metragem.
Decorada de forma luxuosa, porém sem exageros, e utilizando tons neutros, a casa conta com 4 quartos, 5 banheiros, adega, estufa, biblioteca, terraços e lareiras.
Infelizmente o valor do aluguel não é público, mas ele é feito através de uma agência/clube especializada em destinos únicos, cuja assinatura pode chegar a USD 2.500 mensais.
2. Pânico
Onde fica? Califórnia, EUA.
O Hello, Sidney e a máscara de um rosto disforme ganharam (e ainda ganham) as ruas e a conversa das pessoas ali pelo meio da década de 1990.
Quem é fã de filmes de terror e adora uma tensão, provavelmente vai amar a ação que o Airbnb fez neste último Halloween para promover o último filme da franquia.
Por um aluguel de apenas 5 dólares, o visitante poderia passar uma noite na residência, que estava totalmente decorada tal qual o filme, incluindo as marcas de faca na parede.
3. Silêncio dos Inocentes
Onde fica? Perryopolis, Pensilvânia, EUA.
Hannibal Lecter movimentou os cinemas no início da década de 1990 e, para quem quer morar em um cenário que está no marco cinematográfico, saiba que a casa está à venda.
Bom, até o ano passado, ela estava sendo vendida por menos de USD 300 mil, e conservava a maior parte dos aspectos mostrados no filme. Isto é, possui grande potencial turístico!
A casa possui um quintal maravilhoso, aberto, tipicamente americano, e o seu interior é espaçoso, com sala de estar, sala de jantar, cozinha, lounge e, claro, o lendário porão.
No segundo andar, o que não falta são cômodos, que podem se tornar uma nova sala, escritório, além de quartos. O questionamento que fica é: você reformaria tudo?
4. Edward Mãos de Tesoura
Onde fica? Flórida, EUA.
Um dos maiores trabalhos de Tim Burton ganhou espaço nesta simpática casa que foi comprada por fãs, e que, desde o ano passado, virou um museu!
A tour pelo museu do filme começa já pelo quintal, onde os arbustos são cortados em diversos formatos. Por dentro encontramos itens de colecionador e muitas histórias.
5. Esqueceram de Mim
Onde fica? Illinois, EUA.
Um dos maiores filmes de Natal já vistos completou 30 anos recentemente. E o que aconteceu com aquele casarão da família McCallister?
Bom, ele teve diversos donos ao longo das décadas e, após ser vendida em 2012 por 1,5 milhão de dólares, passou por uma grande reforma e modernização.
Todos os excessos de estampas nos papéis de parede e cores mais pesadas que apareciam nas cenas do filme passaram a ter tons mais neutros e com menos ruídos.
A estrutura continua a mesma, como o lado de fora, a escada e um pouco da lareira, mas provavelmente Kevin McCallister não reconheceria mais a própria casa.
6. Crepúsculo – Amanhecer
Onde fica? Paraty, RJ.
O final dos anos 2000 foi tomado pela estreia de vampiros um pouco diferentes, e os fãs brasileiros foram ao delírio quando um dos filmes foi filmado aqui no Brasil.
Quando Bella e Edward se casam, começam a esperada Lua de Mel no Rio de Janeiro, e logo, depois desembarcam em Paraty, que já é uma delícia de lugar por si só.
A casa, porém, é a cereja do sundae. Bem luxuosa, é acessada apenas via barco ou helicóptero, possui 6 quartos, acomoda 12 pessoas, e é uma obra de arte.
A residência possui WiFi, mas, convenhamos, vai ser a última coisa que você vai pensar em usar. A diária está em torno de um pouco menos de R$ 18 mil.
7. Harry Potter
Onde fica? Alnwick, Reino Unido.
O universo de Harry Potter é um espetáculo à parte, e isso torna-se ainda mais claro até em suas locações. Sorte nossa, que pode visitar para estar mais pertinho de tanta magia.
Foi no Castelo de Alnwick que Hogwarts encontrou um lar em dois filmes. Como ele é inabitado, o local serve como locação para outras obras, e possui diversas atividades.
Você pode circular por todo castelo, tirar fotos, visitar a biblioteca com mais de 15 mil livros, vislumbrar todo verde ao redor e participar das brincadeiras com tema do menino bruxo.
8. O Iluminado
Onde fica? Depende! Leia para entender.
All work and no play makes jack a dull boy é uma das frases célebres de um dos maiores clássicos dos anos 1980, e uma das obras primas de Stephen King, que escreveu a história.
A localização onde a obra aconteceu depende do que você gostaria de visitar: o hotel que inspirou o escritor ou o hotel escolhido por Stanley Kubrick para rodar o filme?
O hotel que inspirou a obra é o The Stanley, que fica no Colorado, nos EUA, e que dizem ser mal-assombrado. O autor e a esposa dormiram no quarto 217.
Já o hotel onde as cenas externas do filme foram gravadas é o Timberline Lodge, que fica no Oregon, também nos EUA.
Não precisamos dizer que os dois possuem reservas disputadíssimas, certo? Então se você é fã e quer ter essa experiência, organização é a palavra-chave para conseguir!